Aos 48 anos de idade,
Mário Cássio Maurício largou o cargo de CEO da antiga empresa, onde atuou por
20 anos, para empreender. Ele criou a Meu Último Desejo, que armazena mensagens
em vídeo de pessoas que querem deixar recados pós-morte para parentes e amigos.
O serviço custa R$ 4,99 mensais.
Além das mensagens
particulares, o serviço também tem espaço para informações práticas, como
senhas de redes sociais e bancos. De acordo com Maurício, todo o conteúdo é
sigiloso, e nem mesmo a empresa tem acesso. Ele diz que funciona como
"alugar um cofre no banco" para guardar joias.
Negócio baseado em experiência pessoal
O pai de Maurício
faleceu há 17 anos, depois de 70 dias em coma. Como ele já tinha outra família,
houve uma disputa judicial pelos bens deixados, e, durante esse processo, o
empreendedor recebeu a secretária eletrônica do pai, quatro anos após a morte.
"Ouvi a voz dele
novamente, foi algo que me marcou muito. Juntei todas as experiências e comecei
a ter os insights da Meu Último Desejo. Tornou-se uma missão de vida poder
ajudar pessoas nesses momentos de luto e também fazer com que quem morre, de
certa forma, continue sendo parte da vida dos seus entes queridos",
declarou.
Como funciona?
O contratante deixa as
instruções de quando as mensagens devem ser enviadas e para qual destinatário,
além de dois tutores que serão responsáveis por comunicar sobre o falecimento.
Quando as mensagens são enviadas, o parente ou amigo recebe a opção de
baixá-las, e os arquivos são apagados dos servidores.
As mensagens não
precisam ser enviadas imediatamente após a morte e podem ser programadas para
futuras ocasiões especiais, de acordo com Maurício. Por exemplo, para o
nascimento do primeiro neto ou para a formatura do filho. Os tutores informam a
data em que os eventos acontecem, e as mensagens são enviadas.
A obrigatoriedade de
pagamento é encerrada com a morte do contratante, mesmo que tenha passado
apenas um mês da assinatura.
Prestes a completar um
ano, a empresa diz que cresce cerca de 20% ao mês, mas não revelou faturamento
nem lucro. A direção diz que pretende fazer parcerias com planos de saúde,
seguro previdenciário e seguro de vida.
Serviço é inovador, mas precisa de atenção à segurança
O professor da FGV
Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, vê com bons olhos a
iniciativa. "É uma proposta interessante, pois gera um modelo de
assinatura, uma receita recorrente. A demanda existe, as pessoas têm deixado um
legado, registrado suas vidas. Se antes deixavam por meio de cartas e testamentos,
é natural que agora elas façam isso de forma digital", afirmou.
O especialista
acredita que o desafio será captar clientes e direcionar a mensagem, pois não
será encarado com um serviço de primeira necessidade.
Além disso, a empresa
terá que comprovar a segurança dos servidores que armazenarão os dados, bem
como a criptografia que impedirá o acesso. "Deverá demonstrar que é
confiável e que as senhas serão utilizáveis, pois muitos acessos não são
permitidos no pós-morte."
Por se tratar de um
serviço novo, também é importante prever riscos aos quais a contratação está
sujeita, como "a descontinuidade do serviço, desaparecimento da startup ou
vazamento de informações", disse o especialista.
Questionado sobre a
forma de armazenamento das informações, Maurício afirmou que todos os dados
recebidos são criptografados e armazenados na Amazon Web Services.
Onde encontrar:
Meu Último Desejo
- https://meuultimodesejo.com.br/
Fonte:
UOL
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