São
muitos os motivos que acabam fazendo com que uma empresa se torne inadimplente
e corra até o risco de fechar as portas
A inadimplência entre as micro e
pequenas empresas (MPEs) vem evoluindo em um ritmo crescente, e este é um
quadro bastante preocupante. Segundo dados da
Serasa Experian, o número de MPEs inadimplentes bateu recorde
em abril, superando 5,4 milhões. O número é pouco maior do que o de março (5,38
milhões) e supera ainda mais o mesmo mês do ano passado (5,08 milhões).
O setor que mais sofreu foi o de
serviços, que teve 10,9% de aumento em comparação com abril de 2018, contra
2,7% da indústria e 2,6% do comércio. A Região Sul apresentou a segunda maior
taxa de inadimplentes (15,8%), ficando atrás somente da Região Sudeste (54,7%).
O Rio Grande do Sul foi o quinto Estado com maior percentual de aumento (8,1%),
somando 326.406 MPEs inadimplentes em abril, contra 301.841 no mesmo mês do ano
passado.
De acordo com especialistas da
Serasa Experian, "a inadimplência dos micro e pequenos empreendedores continua
a crescer devido ao baixo desempenho da economia nos primeiros meses de 2019.
Este movimento impacta as vendas, que diminuem o fluxo de caixa e prejudicam a
receita, fazendo com que deixem de honrar seus compromissos financeiros".
Mas
por que a inadimplência é tão negativa?
Em primeiro lugar, a empresa pode
ser incluída no cadastro de inadimplentes, que significa que, em qualquer
dívida que expirar, o credor já pode entrar em contato com entidades de
proteção ao crédito para denunciar o atraso no pagamento.
Ao ser negativado nessas
instituições, o CNPJ de sua empresa será consultado sempre que alguém for fazer
alguma transação com ela, podendo até impedi-la de efetivar uma compra ou
conseguir um financiamento, por exemplo. Outras dificuldades também acompanham
essas: impedimento de alugar imóveis, de abrir contras em banco e até de usar
cheques, entre outras.
E o problema pode ser ainda
maior, se os credores entrarem com ações judiciais, que, em casos extremos,
podem acabar com penhora de bens e até intervenção na empresa para quitação das
dívidas.
Se seu caso é este, então é
melhor se planejar e buscar pagar as dívidas mais importantes, negociando com
os credores, se for possível, e evitando ser negativado ou chegar até as vias
judiciais. Dessa forma, você evita problemas maiores, ganha reputação e mantém
um bom clima para continuar seus negócios.
Buscar
inadimplentes para não se tornar inadimplente
Há dois lados dessa moeda: de um
lado, clientes ficam inadimplentes com sua empresa, não honrando compromissos.
De outro, se suas finanças ficarem extremamente negativas (em parte por causa
dessa inadimplência dos clientes), sua empresa é que poderá se tornar
inadimplente. Então tudo isso pode se tornar um círculo vicioso.
São muitos os motivos que acabam
fazendo com que uma empresa se torne inadimplente e corra até o risco de fechar
as portas. Weslei Poian, gerente de Produtos da Serasa Experian, fala em uma
palestra online gratuita do Sebrae sobre essa questão.
Ele alerta que as empresas deixam
de existir devido à conjuntura econômica, mas também por despreparo ou falta de
planejamento dos empreendedores - o que, em última análise, acaba levando
o negócio a se tornar inadimplente, insolvente e, por fim, a fechar as portas.
Ele cita levantamento do Sebrae
com empresas que fecharam que mostra que 46% dos entrevistados não sabiam o
número de clientes que teriam e os hábitos de consumo deles; 39% não sabiam
qual capital de giro necessitariam para abrir o negócio; e que 38% não sabiam o
número de concorrentes que teriam, entre outras informações importantes.
Contra a falta de conhecimento
desses dados essenciais, as únicas armas são a formação (em cursos
preparatórios e consultorias do Sebrae, por exemplo) e informação (estudar
todos os aspectos do negócio antes de iniciá-lo). E com o empreendimento em
andamento, um processo que muitas vezes é negligenciado e que pode trazer ótimo
retorno é o de Cobrança, conforme sugere Weslei.
Um bom processo de cobrança faz
com que a empresa tenha menor probabilidade de ficar inadimplente, pois vai
justamente atrás de quem está inadimplente com a sua empresa e injeta capital
aparentemente perdido ou imobilizado direto nas finanças do negócio.
Outra vantagem é que uma empresa
com esse processo de cobrança estruturado e funcional pode arriscar mais e
ganhar vantagem sobre a concorrência, pois consegue aceitar clientes de maior
risco.
Infográfico
e palestra gratuitos
Se você está preocupado com suas
finanças e quer fortalecê-las, pode querer dar um upgrade em seu processo de
cobrança. E o Sebrae RS tem dois produtos gratuitos que podem ajudá-lo nesse
processo.
Um deles é o infográfico "Inadimplência
- O que fazer?", que traz informações úteis e dicas para empresários com
interesse em saber como evitar e reduzir inadimplência de seus clientes.
Acesse o infográfico aqui.
Outro é a
palestra online "Deixe de perder dinheiro e saiba como cobrar seus
clientes da maneira certa", com Weslei Poian, da Serasa Experian, que dá uma
aula sobre conceito de cobrança, desafios, decisões, estratégia e segmentação
para conseguir reduzir a inadimplência por parte dos clientes.
Acesse a palestra aqui.
Autor:
Saulo Roberto Henrich Morschel
Fonte: Sebrae RS