Cabe ao
lojista perceber as oportunidades. O aproveitamento de datas especiais é uma
ótima estratégia para alavancar mais e melhores vendas.
Segundo as
entidades representativas do comércio, as datas mais lucrativas para o varejo
são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e o Dia das Crianças.
E a cada ano, o Dia dos Pais vem crescendo em importância. Além de ser uma data
tradicional no calendário do comércio, a data conta com o apelo emocional e
coincide com as liquidações de artigos de inverno e com os lançamentos das
novas coleções, gerando um ambiente propício aos negócios.
Mesmo que o
público masculino não seja o foco do seu negócio, lembre-se que mães e filhos
estão nas ruas e corredores. O lojista deve fazer promoções também para este
público. Os clientes saem de casa com a intenção de compra. Este momento deve
ser aproveitado.
Produtos
Faça uma
reunião de planejamento com sua equipe. Analise seu "mix" de produtos e
serviços e prepare diversas opções: lembranças, presentes e
presentões.
Ofereça
ofertas especiais, crie kits, incentive os indecisos a utilizarem a opção do
cheque presente, ofereça pacotes de serviços e outros atrativos para chamar a
atenção e conquistar novos consumidores.
Ofertas de
sugestões classificadas por preço, facilitam a escolha dos compradores que têm
este fator como principal atributo para escolha.
A loja pode
oferecer promoções de curto prazo. No entanto, as promoções não devem ser de
fim de estoque, mas de produtos de lançamento, com alguma vantagem no preço ou
na forma de pagamento.
Promoção de Vendas
Lembre-se,
que quem quer ser lembrado pelos seus clientes, precisa fazer diferente dos
seus concorrentes. Deve oferecer benefícios adicionais como: preço, prazo e
brindes e deixar claro que a promoção tem prazo e estoques limitados.
É importante
buscar parcerias para reduzir os custos das promoções. O lojista pode articular
parcerias para que seus clientes comprem um produto para eles e ganhem algum
presente para seus pais. "Na compra de um jogo de cama, ganhe um conjunto de
chaves de fenda". "Compre uma joia e concorra a um terno da loja (parceira)"
Também é
oportuno promover concursos e sorteios nesta data, mas lembre-se de alavancar
parceria com outras empresas para fornecer os prêmios ou brindes em troca de
divulgação da marca. Crie e divulgue amplamente o regulamento e não esqueça de
divulgar o ganhador.
Procure não
se descuidar da divulgação. Promoções simples podem apresentar ótimos resultados.
Excelentes promoções podem ser um fracasso. A diferença está na divulgação.
Atendimento
Sua equipe
está preparada para atender diferentes públicos? Sabe
conduzir e auxiliar a venda, ao invés de forçá-la? Prepare a sua equipe de
venda com as melhores práticas de abordagem, sondagem, demonstração e
fechamento de venda, para não perderem nenhuma oportunidade. Se a loja possui
opções de presentes para os mais variados estilos de pais, é fundamental
treinar a equipe de vendas para sondar adequadamente o perfil do pai a ser
presenteado. Incentive as vendas adicionais como oportunidade de
complementar o presente escolhido. Lembre seus vendedores para
oferecerem junto ao presente cartões alusivos a esta data, outras peças de roupa
e acessórios que complementem o presente escolhido.
Se a sua
equipe der um "show" de encantamento, esta será uma grande oportunidade para
fidelizar os seus clientes, inclusive os novos, aumentando a sua carteira de
clientes satisfeitos.
Embalagens
Tenha e
exponha opções de embalagens para presentes.
Embalagens
são fundamentais quando o produto é para presente. Muitas vezes valem mais do
que o próprio produto e podem se tornar o principal motivo de decisão de
compra.
Condições de Pagamento
Aceitar
variados meios de pagamentos, prazos estendidos e descontos é um excelente
diferencial.
Relacionamento
Uma das
maiores necessidades do ser humano é sentir-se importante. Mostre que sua loja
lembrou de cumprimentá-lo nesta data especial. Envie um cartão via e-mail, uma
mensagem via SMS ou um bonito cartão via correio.
Faça um
trabalho de telemarketing, com a devida antecedência, comunicando aos seus
clientes as principais ofertas da loja. Aproveite para avisar a chegada de
novos lançamentos, promoções, serviços e facilidades de pagamento.
Cadastre os
novos clientes para que possam ser realizadas ações de pós-venda para
convidá-los a voltar a comprar em outras ocasiões.
Ponto de Venda
Melhorar o
"layout" e caracterizar o ambiente com a data gera bons resultados. A imagem da
loja soma muito na hora da escolha. Dar dicas, criar situações que sugerem o
produto ou serviços são estratégias que garantem um bom retorno.
Vitrine
A vitrine é
responsável pela atração da loja. Em tempos de recursos escassos para investir em
mídia, é fundamental aproveitar ao máximo o potencial das vitrines para seduzir
os clientes que passam na frente da sua loja.
Como
ferramenta de comunicação, pode-se dizer que a vitrine é a que oferece retorno
mais rápido, pois no momento em que é montada já começa a vender.
Dicas
- Pesquise
os principais concorrentes para identificar as ofertas por eles oferecidas e
contra-atacar com outras alternativas de maior atratividade;
- Utilize
materiais decorativos como banners, placas, adesivos com imagens e textos que
emocionem o público-alvo;
- Nunca
coloque produtos no chão - isso desvaloriza as mercadorias;
- Nas
vitrines menos é mais. Evite excesso de produtos. Quem quer mostrar tudo acaba
não destacando nada;
- Ambiente
escuro não atrai. Invista numa boa iluminação;
- Mantenha
as vitrines sempre limpas.
- Desenvolva
o capital intelectual da sua empresa. Passado a data, avalie os resultados
obtidos, comparando com anos anteriores e anote o que deu certo e o que não foi
tão bem, para que possa ser corrigido no ano seguinte.
Por Soeli de Oliveira