Conta a história que no ápice da
crise de 1929, a quinta pessoa mais rica da Alemanha cometeu suicídio ao se
jogar na frente de um trem porque perdeu mais de 1 bilhão de dólares com o
crash. O fato que interessa é que o suicida alemão tinha uma fortuna avaliada
em mais de 9 bilhões de dólares.
Na verdade em toda e qualquer tipo de crise
existem os alarmistas que se gabam por ter previsto que uma hora a bolha iria
estourar, os otimistas que dizem: - calma, que logo tudo passará!, os prático-realistas
que se preocupam em como sobreviver e quem sabe tirar uma casquinha dessa
confusão toda e os loucos por notícias que ficam desesperados e perdem a noção
da realidade tamanha a enchente de péssimas informações. Esses são os primeiros
a sucumbir.
O talento sabe que em toda crise há a
oportunidade, mas não estou só falando da oportunidade de novos negócios ou
geração de receita, quero discutir com você a oportunidade de se transformar e
amadurecer como pessoa, de ter uma visão mais sistêmica do seu negócio e do
mundo. Oportunidade para fortalecer parcerias e relacionamentos com clientes,
fornecedores e principalmente com os seus funcionários. Agora, mais do que
nunca, essa história de "nossa empresa é uma grande família" irá ser
testada.
Em caso dos negócios diminuírem fica a
oportunidade para rever processos, fazer mais com menos, reviver e fortalecer
os grupos de melhorias que estavam lá escondidinhos durante a bonança, de ouvir
mais e melhor o cliente ou quem sabe criar algo inesperado que encante o
mercado. E não perder a maior de todas as oportunidades: a de reflexão e ação
para mudança de postura profissional, de aprender e reaprender com o que foi
feito de errado e quem sabe uma forte mudança no modelo de negócios da empresa.
Foi no ano da crise de 1929 que a Unilever
chegou ao Brasil e começou sua tão bonita história e que dia após dia continua
a fabricar produtos como o Omo, Rexona, Maizena, ou ainda, produtos da marca
Knorr e Kibon, entre tantas outras. Outro exemplo? Nesse ano a Lojas Americanas
completam 80 anos de história. E que história! De quase falida para um dos
ícones do comércio eletrônico brasileiro. Para finalizar temos a fábrica de
tecidos Tatuapé que hoje é conhecida como Santista Têxtil. Todas viveram suas
crises, todas se transformaram e todas saíram mais fortes.
Mas o que espero de verdade é que o Mundo e seus
grandes líderes não percam a oportunidade de mudar o que precisa ser mudado,
que cooperem entre si, que evitem um protecionismo infundado, que deixem de
acreditar que existe prosperidade ad eternum e que entendam de uma vez por
todas que será só unindo forças que tudo irá melhorar.
É exatamente assim que a sua empresa deve fazer
para sofrer menos em épocas de crise.
Por Paulo Araújo