A maioria
dos empreendedores concordam que é mais fácil produzir. Também se observa que
as indústrias, em quase sua totalidade, surgem da capacidade produtiva e não
comercial de seus fundadores.
Se a empresa
não vende o que produz, corre o risco de gerar excesso de produtos nos estoques
e consequente desequilíbrio entre as receitas e despesas. Portanto, é
fundamental a capacitação para vender produtos, serviços, imagem, confiança e
credibilidade. Isso porque, para ter a oportunidade de fazer uma entrevista e
ter chances para demonstrar e vender, o vendedor primeiramente precisa vender a
sua imagem e a imagem da sua empresa.
Numa empresa
nada acontece sem as vendas, elas são os motores que impulsionam os negócios.
Grande parcela do sucesso das organizações se deve a capacidade dos
profissionais de vendas, portanto precisamos desenvolvê-las continuamente.
A Pré-Venda
Nas vendas
há espaço para o exercício da arte, da criatividade e principalmente de técnicas.
Reconhecidamente, vender é um processo composto por três etapas bastante
distintas, identificadas como a pré-venda, a venda propriamente dita, e o
pós-venda. Destas, a fase mais negligenciada é a pré-venda. Tão importante
quanto saber vender é saber para quem vender. Daí a importância de escolher
visitar as empresas e pessoas certas, ou seja, as pessoas que tomam as decisões
de compra.
A Prospecção
Em vendas, a
busca pelas empresas e pessoas certas, dá-se o nome de prospecção de mercado. A
palavra prospecção tem origem na geologia. Denomina-se, por exemplo, de
"prospecção de ouro" a ação de peneirar grande quantidade de areia para
encontrar pequenos fragmentos de ouro. Semelhantemente o vendedor analisa uma
grande quantidade de possíveis clientes para concentrar seus esforços nos
clientes que apresentam o maior potencial.
Todas as
atividades realizadas por um vendedor consomem tempo, e tempo é o seu maior
patrimônio. Não é por acaso que a expressão inglesa "time is money", cujo
significado é "tempo é dinheiro", aparece 224.000.000 vezes no Google.
Se o
vendedor buscar clientes de forma aleatória e sem critérios, investirá muito
tempo e dinheiro obtendo resultados ineficientes. Já se o vendedor
planejar suas prospecções a partir de bancos de dados organizados e focados,
certamente seus resultados serão melhores.
Foque os Benefícios
Conhecer as
características dos produtos e serviços que vendemos é fundamental, mas não se
esqueça que os clientes não compram as características, mas sim o que os
produtos e serviços fazem por elas. Portanto, foque nos
benefícios! Mostre sempre seus produtos levando em conta o que eles
farão pelos seus clientes. Seja um tradutor de características em
benefícios. Facilite as vendas! Após mencionar uma característica, diga em
seguida o que ela significa para pessoa ou para empresa dela.
Vença o Medo das Objeções
Outro
aspecto da venda que temos que encarar com seriedade é o manejo das objeções.
Há especialistas que arriscam afirmar que oito em cada dez vendedores tem medo
de objeções. Pois bem: "quem vive sob o domínio do medo jamais será
livre". O medo freia, isso quando não paralisa o profissional! É
preciso encará-lo como parte normal de uma venda. Quando começam a surgir
as objeções, é sinal de que o cliente está realmente interessado na compra e
não o contrário como parece ser!
Lembre-se
O verdadeiro
profissional não está preocupado em vender uma só vez para o cliente. Ele
acredita no valor vitalício do cliente. Para isso, precisa ter uma postura de
solucionador de problemas, um indivíduo que alimente sistematicamente o cliente
com novas informações e soluções, agregando valor aos produtos e serviços que
comercializa, criando desta forma barreiras à entrada de novos concorrentes.
Por Soeli de Oliveira