Pergunte em um auditório lotado de
vendedores quem deseja se profissionalizar cada vez mais? Duvido que alguém
diga não.
Apesar dessa vontade explícita de ser cada vez
mais profissional são poucos que abraçam a causa e mergulham a fundo nesse
processo.
Do Plano Real para cá tivemos conquistas
importantes como recuperar a credibilidade da moeda, acabar com a
hiperinflação, mais de 26 milhões de pessoas subiram para a classe C entre 2003
e 2008 e o país demonstra altos níveis de crescimento, mas o mais importante a
meu ver é que a democracia está definitivamente instalada no país.
Apesar de todas essas conquistas e com a nítida
mudança de comportamento do consumidor e das empresas, ainda existem em bom
número, profissionais de vendas que insistem ou se recusam a aprender e
utilizar novas técnicas e principalmente as tecnologias existentes. Com essa
atitude estão se tornando personagens jurássicos e sendo literalmente engolidos
pela nova geração que todo ano entra no mercado de trabalho.
Ser profissional é antes de tudo parar de
acreditar que só carisma e amizade vendem. São atributos importantes, mas não
são garantia de crescimento sustentável. Significa investir menos em eventos
que se perdem sem objetivos definidos e acabam noite adentro com comida e
bebida à vontade. Seja profissional com atitudes éticas. Não entre em esquemas
escusos com compradores desonestos pelo simples motivo de ser ERRADO.
Mude sua postura e demonstre dedicação em
conhecer efetivamente o negócio do seu cliente, tenha na ponta do lápis a
solução e não faça parte do problema. Quem são os clientes do seu cliente? Quem
são seus concorrentes? O que fazem, o que vendem e como vendem? Qual o valor do
seu produto e esqueça definitivamente a palavra "preço" por que em
mundo comoditizado como o de hoje é preciso vender o benefício. Seja capaz de
mostrar em números o quanto o seu cliente pode ganhar em qualidade,
produtividade e finalmente em rentabilidade ao comprar da sua empresa e de você.
Ser profissional é utilizar a tecnologia sem
medo e desculpas de que não tem tempo para isso. Fazer o uso correto do CRM,
ERP, enfim da ferramenta que a sua empresa utiliza. Notebook e celular de
última geração são bacanas e eficientes só nas mãos de quem sabe usá-los.
Não ter medo de profissionalizar a gestão da
empresa e assim escapar da maldição "avô rico, filho nobre e neto
pobre".
Toda mudança começa no PENSAMENTO, por isso
trate de reforçar crenças e valores positivos, tenha um atitude pró-ativa e
permita-se EXPERIMENTAR o novo e assim com novos RESULTADOS comprovar que
PENSAR sem AGIR e só vagar no mundo virtual do sucesso.
Em resumo pare de falar que é profissional se
não age como tal, esqueça as desculpas de que a concorrência não é ética, que o
cliente só quer comprar o mais barato e que bom mesmo era antigamente quando o
cliente não era tão exigente. Bom mesmo é se adaptar aos novos tempos e parar
de acreditar que a idade é barreira para o aprendizado, para viver novas
posturas ou de fazer algo novo. Pare de reclamar e faça o que precisa ser
feito.
O cemitério Panteão de Paris teve
suas obras inciadas em 1764 e hoje conta em sua cripta cerca de setenta grandes
personagens da história francesa, como escritores, cientistas, militares e
políticos. Lá estão os restos mortais do filósofo iluminista François-Marie
Arouet, mais conhecido como Voltaire (1694-1778) cuja inscrição em seu epitáfio
diz: "quem não vive o espírito do seu tempo, vive sua mazelas."
A escolha ao final é sempre sua!
Por Paulo Araújo