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Profissionalização, Ação e Resultados


Publicada em 31/08/2019 às 09:00h 

Pergunte em um auditório lotado de vendedores quem deseja se profissionalizar cada vez mais? Duvido que alguém diga não.


Apesar dessa vontade explícita de ser cada vez mais profissional são poucos que abraçam a causa e mergulham a fundo nesse processo.


Do Plano Real para cá tivemos conquistas importantes como recuperar a credibilidade da moeda, acabar com a hiperinflação, mais de 26 milhões de pessoas subiram para a classe C entre 2003 e 2008 e o país demonstra altos níveis de crescimento, mas o mais importante a meu ver é que a democracia está definitivamente instalada no país.


Apesar de todas essas conquistas e com a nítida mudança de comportamento do consumidor e das empresas, ainda existem em bom número, profissionais de vendas que insistem ou se recusam a aprender e utilizar novas técnicas e principalmente as tecnologias existentes. Com essa atitude estão se tornando personagens jurássicos e sendo literalmente engolidos pela nova geração que todo ano entra no mercado de trabalho.


Ser profissional é antes de tudo parar de acreditar que só carisma e amizade vendem. São atributos importantes, mas não são garantia de crescimento sustentável. Significa investir menos em eventos que se perdem sem objetivos definidos e acabam noite adentro com comida e bebida à vontade. Seja profissional com atitudes éticas. Não entre em esquemas escusos com compradores desonestos pelo simples motivo de ser ERRADO.


Mude sua postura e demonstre dedicação em conhecer efetivamente o negócio do seu cliente, tenha na ponta do lápis a solução e não faça parte do problema. Quem são os clientes do seu cliente? Quem são seus concorrentes? O que fazem, o que vendem e como vendem? Qual o valor do seu produto e esqueça definitivamente a palavra "preço" por que em mundo comoditizado como o de hoje é preciso vender o benefício. Seja capaz de mostrar em números o quanto o seu cliente pode ganhar em qualidade, produtividade e finalmente em rentabilidade ao comprar da sua empresa e de você.


Ser profissional é utilizar a tecnologia sem medo e desculpas de que não tem tempo para isso. Fazer o uso correto do CRM, ERP, enfim da ferramenta que a sua empresa utiliza. Notebook e celular de última geração são bacanas e eficientes só nas mãos de quem sabe usá-los.


Não ter medo de profissionalizar a gestão da empresa e assim escapar da maldição "avô rico, filho nobre e neto pobre".


Toda mudança começa no PENSAMENTO, por isso trate de reforçar crenças e valores positivos, tenha um atitude pró-ativa e permita-se EXPERIMENTAR o novo e assim com novos RESULTADOS comprovar que PENSAR sem AGIR e só vagar no mundo virtual do sucesso.


Em resumo pare de falar que é profissional se não age como tal, esqueça as desculpas de que a concorrência não é ética, que o cliente só quer comprar o mais barato e que bom mesmo era antigamente quando o cliente não era tão exigente. Bom mesmo é se adaptar aos novos tempos e parar de acreditar que a idade é barreira para o aprendizado, para viver novas posturas ou de fazer algo novo. Pare de reclamar e faça o que precisa ser feito.

O cemitério Panteão de Paris teve suas obras inciadas em 1764 e hoje conta em sua cripta cerca de setenta grandes personagens da história francesa, como escritores, cientistas, militares e políticos. Lá estão os restos mortais do filósofo iluminista François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (1694-1778) cuja inscrição em seu epitáfio diz: "quem não vive o espírito do seu tempo, vive sua mazelas."


A escolha ao final é sempre sua!

Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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