Para montar uma organização de vendas forte, é imperativo encontrar
pessoas que possam atingir a cota, lidar com a rejeição e ser persistentes sem
se tornarem agressivas. Não é fácil contratar alguém para vendas, e a pessoa
errada pode impedir que sua empresa atinja metas comerciais importantes.
Estas perguntas aprovadas por recrutadores ajudam você a encontrar candidatos
que sejam ideais para a sua organização e para a profissão de vendas.
Perguntas para uma entrevista
de vendas
1. Como você se mantém atualizado
sobre o seu mercado-alvo?
2. Explique uma coisa para mim.
3. No seu último trabalho, quanto tempo você gastou cultivando
relacionamentos com clientes em comparação com o tempo dedicado a procurar
novos clientes? Por quê?
4. Quais são as suas perguntas favoritas para fazer a um prospect?
5. Qual é a sua abordagem para lidar com objeções dos clientes?
6. Qual é o papel das mídias sociais no seu processo de vendas?
7. Qual é o papel do conteúdo no seu processo de vendas?
8. Como você pesquisa os prospects antes de uma chamada ou reunião?
Quais informações você procura?
9. Se você fosse contratado para esta vaga, o que faria no primeiro
mês?
10. O que você acha que nossa empresa/organização de vendas poderia
fazer melhor?
11. Como a [nome da sua empresa] agrega valor ao cliente?
12. Conte uma coisa que você aprendeu recentemente.
13. Cite três perguntas de qualificação importantes que você faz a cada
prospect.
14. Como você diferencia as abordagens de um ciclo de vendas curto e
longo?
15. Quando você deve parar de trabalhar um cliente?
16. Como você mantém o sorriso no rosto durante um dia difícil?
17. Você já desistiu de um prospect? Em caso afirmativo, por quê?
18. Você já teve uma maré de azar? Como resolveu isso?
19. Você já pediu a um prospect que não comprou de você para explicar
por que você perdeu o negócio? 20. O que ele disse e o que você aprendeu com
essa experiência?
21. Descreva uma situação em que você teve um prospect difícil e como
lidou com essa situação para ganhar a venda.
22. Como você superaria as expectativas nesta função?
23. Se você começasse uma empresa amanhã, o que seria?
24. Qual é a melhor maneira de estabelecer um relacionamento com um
prospect?
25. Venda-me alguma coisa.
26. Explique os passos que você dará, desde o começo do processo de
vendas até o fim.
27. Conte-me sobre uma objeção que você teve dificuldades para superar.
Como você finalmente fez o negócio progredir?
28. Ensine-me alguma coisa.
29. O que é pior: não atingir a cota todo mês ou não ter clientes
satisfeitos?
30. De qual parte do processo de vendas você menos gosta?
31. O que motiva você?
32. Qual é a sua aspiração máxima na carreira?
33. O que fez você querer trabalhar com vendas?
34. Qual é a sua opinião sobre a colaboração dentro de uma equipe de
vendas?
35. Para quem você se sente mais à vontade para vender e por quê?
36. Qual é sua opinião sobre o papel da aprendizagem em vendas?
37. Quais seriam três adjetivos que um antigo cliente usaria para
descrever você?
38. Como você descreveria a cultura na sua última empresa?
39. Descreva o seu gerente de vendas ideal.
40. Quais valores fundamentais todo representante de vendas deveria
ter?
41. Quais são as realizações mais importantes na sua vida?
Uma pergunta eficaz consegue explorar a fundo as habilidades, o
conhecimento, a experiência, a personalidade e/ou motivação do representante de
vendas durante a entrevista. Ela ajuda a revelar se ele será o profissional
ideal para a função, a cultura e os objetivos.
Perguntas baseadas em
habilidades para uma entrevista de vendas
1. Como você se mantém atualizado sobre o seu mercado-alvo?
Mesmo se o mercado-alvo do último trabalho do candidato for totalmente
diferente do buscado na entrevista atual, isso mostrará sua habilidade de se
manter atualizado com publicações e blogs relevantes do setor. Explore mais a
fundo e peça uma informação recente que ele tenha aprendido com uma das
publicações.
2. Explique uma coisa para mim.
Embora tecnicamente não seja uma pergunta, é importante avaliar se o
candidato consegue apresentar um conceito ou processo a alguém de forma eficaz.
Ouça para saber seu nível de clareza e concisão ao explicar o tópico.
3. No seu último trabalho, quanto tempo você gastou cultivando
relacionamentos com clientes em comparação com o tempo dedicado a procurar
novos clientes? Por quê?
Determinadas empresas e funções exigem pessoas melhores em agricultura
ou caça, mas procuram uma pessoa que executa uma dessas tarefas em detrimento
da outra. Ambas as atividades são vitais para vendas.
4. Quais são as suas perguntas favoritas para fazer a um prospect?
Bons representantes de vendas passam mais tempo fazendo perguntas do
que argumentando. Fique atento para perguntas abertas que ajudarão o
representante a entender completamente as necessidades do prospect.
5. Qual é a sua abordagem para lidar com objeções dos clientes?
É fundamental preparar-se para lidar com objeções em vez de improvisar.
Preste atenção para saber se há um processo.
6. Qual é o papel das mídias sociais no seu processo de vendas?
A venda social está se tornando cada vez mais importante em todos os
setores. Se o candidato ainda não tiver usado canais sociais para pesquisar
prospects ou procurar leads, ele deve ter disposição para aprender.
7. Qual é o papel do conteúdo no seu processo de vendas?
Mais uma vez, não é necessariamente um problema se o vendedor não
compartilha e se envolve ativamente com o conteúdo em suas contas de mídia
social, mas deve ser receptivo a isso.
8. Como você pesquisa os prospects antes de uma chamada ou reunião?
Quais informações você procura?
Negligenciar o uso do LinkedIn para pesquisar clientes não é uma opção
viável no ambiente de vendas atual. Verifique se o candidato está procurando
semelhanças pessoais além de informações profissionais para que ele possa
adaptar a comunicação o máximo possível. Examinar eventos com potencial de
negócios para a empresa seria a cereja do bolo.
9. Se você fosse contratado para esta vaga, o que faria no primeiro
mês?
A resposta a essa pergunta não precisa surpreendê-lo. No entanto, o
candidato deve ter algum tipo de plano de ação para começar. Não importa quanto
treinamento você forneça, é uma atitude inteligente contratar alguém com
iniciativa se isso for possível.
10. O que você acha que nossa empresa/organização de vendas poderia
fazer melhor?
Essa pergunta atende a dois propósitos: mostra o quanto de pesquisa o
candidato fez para se preparar para a entrevista com você e demonstra seu
pensamento criativo e capacidade empreendedora.
11. Como a [nome da sua empresa] agrega valor ao cliente?
Essa é outra pergunta que mostra o quanto de pesquisa seu candidato fez
sobre a empresa. Se ele não conseguir sequer articular levemente os benefícios
do seu produto/serviço, isso pode significar que você precise avaliar o próximo
candidato da fila.
12. Conte uma coisa que você aprendeu recentemente.
Você quer contratar vendedores receptivos a aprender novas habilidades
e melhores estratégias de vendas. Essa pergunta ajuda você a encontrar essas
pessoas. Ouça como ele descreve o que aprendeu e pergunte quais ferramentas ele
usou no aprendizado.
13. Cite três perguntas de qualificação importantes que você faz a cada
prospect.
Esta resposta será diferente para cada candidato com base no que ele
estiver vendendo e para quem. Mas ela permitirá que você avalie como ele
qualifica os prospects. Ela também lhe dará uma noção adicional de seu
treinamento de vendas e instinto. As perguntas devem ser focadas e permitir
chegar à conclusão se o prospect é bom ou não.
Perguntas situacionais para uma entrevista de vendas
14. Como você diferencia as abordagens de um ciclo de vendas curto e
longo?
Ciclos curtos exigem representantes que podem fechar a venda
rapidamente, e ciclos longos exigem uma abordagem mais cuidadosa e
personalizada. Eles são radicalmente diferentes, e seu candidato deverá
reconhecer isso.
15. Quando você deve parar de trabalhar um cliente?
A resposta certa aqui vai depender do processo da sua empresa, mas, em
geral, quanto mais tenaz e persistente for o representante, melhor. Trish
Bertuzzi, fundadora do The Bridge Group, recomenda de seis a oito
tentativas antes de jogar a toalha.
16. Como você mantém o sorriso no rosto durante um dia difícil?
Avalie a atitude da pessoa em relação à rejeição. Ela precisa de tempo
para se livrar de uma conversa desagradável? Ou ela se recupera imediatamente?
Veja quais estratégias ela usa para se recuperar e seguir em frente.
17. Você já desistiu de um prospect? Em caso afirmativo, por quê?
Vender para toda e qualquer pessoa indistintamente, mesmo que o
vendedor saiba que não é interessante para o prospect, é uma receita para o
desastre. Verifique se seu candidato se sente à vontade para recusar um negócio
se o cliente em potencial não for adequado.
18. Você já teve uma maré de azar? Como resolveu isso?
Todo mundo tem dias ruins. Tenha cuidado com alguém que afirma nunca
ter experimentado um período de baixa. Não há nada de errado com uma recessão
temporária, contanto que o candidato aprenda com isso.
19. Você já pediu a um prospect que não comprou de você para explicar
por que você perdeu o negócio? O que ele disse e o que você aprendeu com essa
experiência?
Fazer o acompanhamento para aprender a agir melhor na próxima vez
aumenta as chances de ganhar no futuro. Um vendedor que se dedica a aprender
com seus sucessos e fracassos será um ativo valioso para a sua equipe.
20. Descreva uma situação em que você teve um prospect difícil e como
lidou com essa situação para ganhar a venda.
A resposta para essa pergunta mostra como a pessoa lida com um prospect
difícil e se ela consegue deixar o orgulho de lado para fazer um negócio
avançar, visando o bem maior da empresa. Ouça uma explicação clara da situação,
os passos que ela deu para corrigi-la e os resultados de suas ações.
21. Como você superaria as expectativas nesta função?
Quer montar um dream team? Contrate pessoas que pensem em fazer mais do
que a obrigação para sua empresa antes mesmo de serem contratadas. Nessa
pergunta, não é tanto a resposta certa que importa, mas sim ver como e se um
candidato pensa além de suas tarefas específicas.
22. Se você começasse uma empresa amanhã, o que seria?
Muitos vendedores entram na profissão porque são aspirantes a
empreendedores. Ao perguntar aos candidatos sobre uma empresa fictícia, você
saberá mais sobre seus futuros objetivos e motivações. Você também terá uma
noção de como eles vendem suas ideias de negócios.
23. Qual é a melhor maneira de estabelecer um relacionamento com um
prospect?
Obtenha uma visão de como ele aborda e cultiva relacionamentos com
prospects. Se a resposta for que ele se comunica principalmente por e-mail ou
por um correio de voz ocasional, isso pode ser uma bandeira vermelha. Se ele
disser que coleta informações sobre o lead e desenvolve um relacionamento
sólido por telefone, isso será um bom sinal.
24. Venda-me alguma coisa.
Qualquer coisa. Pode ser o clássico "Venda-me esta caneta" ou "Venda-me o que você comeu no almoço
hoje". Deixar a pessoa
escolher o que vai vender transforma uma pergunta batida em um vislumbre de
como o seu candidato pensa de improviso.
Um ótimo candidato fará perguntas de qualificação como "Qual é o problema que você está tentando
resolver?" e "O que você busca no produto X?" antes de começar a vender o
produto.
25. Explique os passos que você dará, desde o começo do processo de
vendas até o fim.
Isso mostra o quanto seu candidato entende e considera o processo de
vendas. Ilustra também como ele organiza seus pensamentos e exprime conceitos
complicados.
Ele explica seu processo com clareza? Ele abrange as principais etapas:
prospectar, conectar, pesquisar/avaliar, apresentar e fechar? Essas são duas
coisas que você deve procurar na resposta do candidato.
26. Conte-me sobre uma objeção que você teve dificuldades para superar.
Como você finalmente fez o negócio progredir?
Todo vendedor tem pelo menos uma objeção que o atormenta. O candidato ouviu
as preocupações do prospect, validou suas preocupações e ajudou o prospect a
chegar a uma conclusão diferente?
A resposta a essa pergunta lhe dirá muito sobre como o seu candidato
resolve problemas e pensa estrategicamente.
27. Ensine-me alguma coisa.
Vender é mais do que simplesmente listar os benefícios e recursos de um
produto ou serviço. Essa pergunta permite que seu candidato mostre o quanto é
capaz de compartilhar conhecimento e lhe apresentar um novo conceito.
Ele consegue comunicar o conceito de forma eficaz? Ele tem uma
compreensão profunda sobre isso? Se ele acertar na descrição e estiver
genuinamente interessado em explicar o conceito, deverá se destacar na
explicação do seu produto para os prospects.
Perguntas de adequação e motivação para uma entrevista de vendas
28. O que é pior: não atingir a cota todo mês ou não ter clientes
satisfeitos?
Dependendo das metas da sua empresa, qualquer resposta
poderá estar correta. Porém, tenha cuidado com representantes que
priorizam a cota em vez de dar genuinamente aos clientes o que eles precisam ou
ponderar sobre o que não precisam.
29. De qual parte do processo de vendas você menos gosta?
Se a parte de que o candidato menos gosta for a mais importante na sua
empresa, isso será provavelmente um mau sinal. Pergunte o que ele faz para
simplificar essa parte do processo ou pelo menos torná-la mais agradável. Essa
pergunta também pode alertá-lo para áreas de fragilidade.
30. O que motiva você?
Dinheiro, realização, ajudar os clientes, ser o número 1: há muitas
respostas possíveis para essa pergunta. Depende da cultura da sua empresa
definir o que é uma boa resposta neste caso. Por exemplo, se o trabalho em
equipe for um aspecto importante da sua equipe de vendas, um candidato que for
motivado pela concorrência interna poderá não ser uma boa escolha.
31. Qual é a sua aspiração máxima na carreira?
A falta de oportunidades de crescimento foi uma das três principais
razões que fazem um vendedor procurar um novo emprego, de acordo com uma pesquisa
da Glassdoor. Caso o candidato manifeste o desejo de realizar uma mudança de
carreira que sua empresa não pode proporcionar, pode ser que você tenha de
fazer entrevistas novamente mais cedo do que gostaria.
32. O que fez você querer trabalhar com vendas?
Comissão, embora possivelmente seja parte da motivação, não é uma
excelente resposta para essa pergunta. Uma boa resposta incluirá uma história
pessoal ou um exemplo da vida real que ilustra as razões pelas quais o
candidato escolheu vendas como plano de carreira.
33. Qual é a sua opinião sobre a colaboração dentro de uma equipe de
vendas?
A colaboração pode ser menos importante em algumas organizações do que
em outras, mas os candidatos que não estiverem dispostos a colaborar
provavelmente não serão colegas de trabalho agradáveis. Sua atitude não
cooperativa também bloqueará o compartilhamento de conhecimento.
34. Para quem você se sente mais à vontade para vender e por quê?
Preste atenção se ele responde com uma descrição de um comprador ideal
ou um recorte demográfico sem vínculo com o processo de compra. Dependendo do
seu produto ou serviço, o segundo tipo de resposta pode representar um
problema.
35. Qual é sua opinião sobre o papel da aprendizagem em vendas?
Se o candidato ficar desconcertado com essa pergunta, isso será um
sinal de que ele não tem motivação para estudar, e essa é uma característica
cada vez mais importante nos vendedores. Um candidato ideal deve mostrar que
está disposto a aprender e crescer em sua função.
36. Quais seriam três adjetivos que um antigo cliente usaria para
descrever você?
Preste atenção em sinônimos de "prestativo",
"útil", porque uma abordagem consultiva está se tornando cada vez
mais valorizada em vendas modernas. É uma vantagem se o candidato fornecer
exemplos concretos de cada característica.
37. Como você descreveria a cultura na sua última empresa?
Isso diz muito sobre o que o candidato valoriza, como ele trabalhava
com outras pessoas e o tipo de liderança sob o qual ele se desenvolve mais
profissionalmente. Se ele reclama da quantidade de horas trabalhadas ou de
metas rígidas e sua empresa transforma trabalho até tarde e números
desafiadores em fatores de motivação, provavelmente esse não é o profissional
que você busca.
38. Descreva o seu gerente de vendas ideal.
Pedir a um candidato que descreva seu gerente ideal mostra o quanto ele
é autônomo, como aborda as relações de trabalho e como supera desafios. Procure
um candidato que seja capaz de trabalhar de forma independente e se sinta
confortável em receber orientações de seu chefe.
39. Quais valores fundamentais todo representante de vendas deveria
ter?
Para saber onde está a bússola moral do seu candidato, procure
respostas como "Colocar as
necessidades do prospect em primeiro lugar", "paciência" e "humildade". Os valores do candidato devem se alinhar aos valores da
empresa.
40. Quais são as realizações mais importantes na sua vida?
Isso pode parecer uma pergunta enorme, mas a resposta ilustra os
valores e motivações do seu candidato. Se o candidato conta uma história de
superação de grandes dificuldades para alcançar um objetivo específico, isso
sinaliza que ele é uma pessoa com foco e altamente motivada. Se a realização
mais valiosa do candidato é terminar de assistir a todas as sete temporadas
de The West Wing, provavelmente é melhor chamar o
próximo candidato na sua agenda.
Por Paul Rios.
Paul está
atualmente liderando a expansão da HubSpot na América Latina. Seu foco
principal é desenvolver a estratégia de mercado da HubSpot nesses mercados. A
execução consiste no Canal de Parceiros Latais da HubSpot (Revendedor de Valor
Agregado), bem como em um canal de vendas diretas.
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