Este artigo elenca as
principais tendências de marketing digital e traz estatísticas atuais sobre
cada uma delas, oferecendo uma visão ampla sobre as práticas que não podem ser
negligenciadas pelas empresas e marcas.
O
marketing mudou mais nos últimos cinco anos do que em cinco décadas, e o rápido
progresso não mostra sinais de desaceleração.
À
medida que o ano de 2019 avança, o cenário do marketing digital que
engloba SEO, mídias sociais, marketing de
conteúdo e muito mais está testemunhando uma mudança
dramática.
Houve
uma época em que você poderia considerar a inteligência artificial ou a
pesquisa visual como truques do mais recente filme de ficção científica de
grande sucesso, mas esse tempo já passou. A inteligência artificial agora é
significativa em todos os aspectos do marketing digital e é parte integrante da
maioria das tendências dessa lista.
Muitas
novas tendências e estratégias de marketing digital estão evoluindo na atual
era de alta tecnologia conectada à Internet, o que significa que as empresas
precisam usá-las para ter sucesso em seus esforços, porque o que funcionou para
você no ano passado pode não funcionar (também) este ano .
Aqui
estão as 17 principais tendências de
marketing digital em 2019 e além, listadas pelo site Seattle PI,
as quais você não pode mais fingir que não são importantes.
#1. SEO Split Testing
O marketing
tem tudo a ver com teste. Por isso, o SEO
Split Testing (aplicação de testes A/B na estrutura do site
para descobrir quais alternativas geram o melhor rankeamento, na definição
da Rock Content) está
no topo da lista.
O SEO Split Testing permite
isolar as variáveis para que você possa adotar uma abordagem direcionada às
alterações de conteúdo.
Plataformas
como o Webshala sugerem
páginas com potencial de SEO inexplorado - contagem de impressões alta, mas
baixa taxa de cliques (Click
Through Rate - CTR) -, que podem ser aprimoradas para aumentar
o número de cliques e tráfego.
O Webshala permite
que você escolha o aumento de CTR desejado. Em seguida, ele exibe páginas com
um relatório de palavras-chave nas quais sua página está ranqueando e quais
palavras-chave ajudarão você a obter mais tráfego. Dentro do aplicativo, você
faz alterações no título, na meta descrição, na title tag e no conteúdo do
corpo, as quais são refletidas automaticamente no seu site.
Execute
a experiência por pelo menos 15 dias e o Webshala mostrará
quantos cliques você está recebendo - e a receita que você obtém com o aumento
de cliques.
#2. Inteligência Artificial
A
inteligência artificial vai dominar o mundo! (Ou pelo menos os trabalhos mais
simples).
Por
exemplo, Microsoft e Uber são duas
empresas - além de shoppings, arenas esportivas e campi de universidades - que
estão usando os robôs Knightscope
K5 para "patrulhar estacionamentos e grandes áreas externas
para prever e prevenir crimes. Os robôs podem ler placas de carros, relatar
atividades suspeitas e coletar dados para informar seus proprietários." Você
pode alugar esses robôs do tipo R2-D2 do Star Wars por
US $ 7 por hora - o que é mais barato que o salário de um segurança humano.
Apenas
alguns anos atrás, os analistas do Gartner previram
que em 2020 (daqui a apenas 5 meses!), as tecnologias de IA estariam presentes
em quase todos os novos produtos e serviços de software - uma previsão que
a Harvard Business Reviewdestacou
no início deste ano.
De
acordo com o Techgrabyte,
"A inteligência artificial é a maior oportunidade comercial para empresas,
indústrias e nações nas próximas décadas" e "aumentará o PIB global em até 14%
entre agora e 2030". Um fato incontestável, o que significa que "retardatários
da IA se encontrarão em séria desvantagem competitiva nos próximos anos. "
A
IA pode analisar o comportamento do consumidor, seus padrões de pesquisa e usar
dados de plataformas de mídia social e postagens de blog para ajudar as
empresas a entender como os clientes encontram seus produtos e serviços.
Um
exemplo instigante de IA na prática são os chatbots (mais sobre isso em
seguida). A Mastercard criou
um bot de mensagens do Facebook
que usa software de processamento de linguagem natural para decifrar o que o
cliente deseja e responder como se fosse uma pessoa real.
Em
breve, a inteligência artificial será a força motriz por trás de muitos
serviços, e atualmente já está implementada em áreas como:
* Chatbots de atendimento ao cliente (25% do
atendimento ao cliente usará a tecnologia de assistente virtual até 2020,
contra 2% em 2017).
* Comunicação básica.
* Recomendações de produtos.
* Criação de conteúdo.
* Personalização de e-mail.
* Transações de comércio eletrônico.
#3. Publicidade programática
Publicidade
programática significa usar a IA para automatizar a
compra de anúncios, de modo que você possa segmentar públicos-alvo mais
específicos. Lances em tempo real, por exemplo, são um tipo de
compra de anúncios programáticos. Essa automação é muito mais
eficiente e rápida, o que significa maiores conversões e menores custos de
aquisição de clientes.
Isto
está mudando a cara da publicidade digital tão rapidamente que, de acordo com
o eMarketer, 86,2%
dos anúncios de exibição digital nos EUA serão programáticos até 2020.
De
acordo com Irina
Kovalenko, da SmartyAds,
"A maioria das campanhas de publicidade manual orientadas pela
busca (mesmo as realizadas com ferramentas profissionais) leva em consideração
três destinos: a palavra-chave, hora do dia e localização. Ferramentas como
plataformas programáticas de demanda podem usar centenas de sinais de
segmentação para individualizar o anúncio e até segmentar de acordo com o
estilo de vida ou hábitos de comportamento, quando integrados às plataformas de
dados do cliente. "
#4. Chatbots
Os
chatbots continuarão sendo uma parte importante do marketing digital. Esta
tecnologia baseada em IA usa mensagens instantâneas para conversar em tempo
real, dia ou noite, com seus clientes ou visitantes do site.
Pesquisas
mostram que:
* 63% dos entrevistados preferem enviar mensagens
para um chatbot online para se comunicar com uma empresa ou marca.
* Os chatbots abastecerão 85% do atendimento ao
cliente até 2020.
* Os principais benefícios dos chatbots são serviço
24 horas e respostas instantâneas a perguntas simples.
* Até 2022, os chatbots ajudarão as empresas a
economizar mais de US $ 8 bilhões por ano.
* 80% das empresas querem usar chatbots até 2020.
Muitos
clientes preferem interagir com os chatbots, pois são responsivos 24 horas por dia, sete dias por semana, dão respostas
prontamente, recordam com precisão todo o seu histórico de compras e nunca
perdem a paciência. Esses
assistentes virtuais oferecem excelente atendimento ao cliente, atendendo às
expectativas e automatizando tarefas repetitivas - o que significa que você
pode se concentrar em trabalhos mais importantes.
#5. Personalização
Se
você deseja se destacar, precisará personalizar seu marketing - e isso
significa conteúdo, produtos, e-mails e muito mais.
Com
a disponibilidade de dados como histórico de compras, comportamento do
consumidor e links clicados, além de softwares sofisticados para implementar
campanhas, o conteúdo personalizado nunca foi tão fácil de ser produzido.
>>>Personalização é o caminho para aumentar o alcance e o engajamento
Considere
estas estatísticas da personalização:
* 63% dos consumidores estão muito irritados com a
publicidade genérica.
* 80% dizem que têm mais probabilidade de fazer
negócios com uma empresa se ela oferecer experiências personalizadas.
* 90% afirmam que a personalização é atraente.
Os
principais exemplos de empresas que aproveitam o poder da personalização
incluem sempre a Netflix e
a Amazon, com seus
produtos ou títulos de filmes recomendados.
#6. Videomarketing
O
videomarketing é uma das tendências de marketing mais importantes - senão "A"
mais importante - hoje e provavelmente pelos próximos 5 a 10 anos.
Esses
números mostram a importância de incorporar o vídeo à sua estratégia de marketing
digital:
* 70% dos consumidores dizem que compartilharam o
vídeo de uma marca.
* 72% das empresas dizem que o vídeo melhorou sua
taxa de conversão.
* 52% dos consumidores dizem que assistir a vídeos
de produtos os torna mais confiantes nas decisões de compra online.
* 65% dos executivos visitam o site do profissional
de marketing e 39% ligam para um fornecedor depois de assistirem a um vídeo.
* O vídeo é, de longe, a maneira mais popular que
os clientes desejam aprender sobre novos produtos.
E
não pense apenas no YouTube.
Para testemunhar um maior envolvimento com seu videomarketing, você pode fazer
uma postagem em vídeo ou iniciar uma transmissão ao vivo no Facebook, Instagram ou LinkedIn.
Um
dos problemas que os profissionais de marketing enfrentaram nos últimos anos é
a crescente mudança para dispositivos móveis. As longas páginas de vendas e
e-mails do passado estão perdendo eficiência, porque nas telas de dispositivos
móveis eles podem ser difíceis de ler.
Já
o vídeo apresenta as mesmas informações em um formato que funciona
perfeitamente, independentemente da plataforma.
O Google percebeu isso e está recompensando os produtores: se o seu site incluir
vídeo, é 53 vezes mais provável que você consiga uma primeira página nos
resultados de pesquisa. Motivo? O vídeo melhora o SEO, o que alavanca o
ranqueamento de uma empresa.
No
entanto, um dos benefícios mais valiosos da implementação de uma campanha de
videomarketing é como ela permite que você reformate facilmente seu conteúdo.
Imagine que você gravou um vídeo para o seu canal do YouTube. Em vez de
apenas publicá-lo na plataforma, você também pode:
* Transcrever o vídeo para ter uma versão em texto.
* Publicar a transcrição no seu blog em um vídeo
incorporado do YouTube para obter melhores rankings.
* Faça o upload do vídeo original sem edições com
legendas da transcrição para o Facebook (os vídeos nativos do Facebook obtêm impressões e engajamento muito mais altos do que os vídeos
compartilhados do YouTube).
* Transforme a transcrição em um artigo de blog
independente, com uma pequena adaptação e a adição de estatísticas / imagens
relevantes.
* Copie o áudio sozinho e use-o como um episódio de
podcast.
* Use thumbnails (miniaturas) de vídeo em suas
campanhas de email marketing e coloque a palavra "Vídeo" no assunto para
aumentar a taxa de abertura.
>>>
Videomarketing: 19 estatísticas que comprovam sua eficácia.
Aqui
estão algumas outras tendências de videomarketing que estão ganhando cada vez
mais tração:
O vídeo ao vivo é particularmente popular entre um
grande número de empresas que o utilizam para entrevistas, demonstrações de
produtos e vislumbres dos bastidores da marca, como a vida no escritório, como
são feitos os produtos, eventos etc.
Vídeo 1: 1 é quando
empresas ou profissionais de marketing criam mensagens de vídeo personalizadas
em vez de fazer chamadas telefônicas ou enviar e-mails. Com o custo decrescente
de equipamentos de filme e câmeras de smartphones cada vez mais de alta
qualidade, isso está mais fácil do que nunca.
O conteúdo de vídeo comprável (shoppable content)
tornou-se uma maneira super fácil de encurtar a jornada do cliente, permitindo
que as pessoas comprem produtos diretamente de um vídeo ou imagem. Quando
alguém passa o cursor sobre a imagem, um botão "comprar agora" é exibido e leva
o usuário à página do produto.
Vídeo SEO: O YouTube e
outros vídeos são exibidos nas páginas de resultados de buscas, portanto, a
otimização de vídeo está se tornando cada vez mais importante - a exemplo da
sobreposições de texto e legendas, além de sua descrição, título e nomes de
arquivo.
O conteúdo de vídeo em 360 graus, que permite uma experiência
mais interativa, está em alta - basta procurar o símbolo circular no canto
superior esquerdo para começar a deslizar a imagem em movimento para a esquerda
ou para a direita durante a reprodução.
#7. Marketing de Influenciadores
O
marketing de influenciadores é um tipo de marketing boca-a-boca que se
concentra no uso de líderes-chave para direcionar a mensagem da sua marca para
um mercado maior. Influenciadores podem ser celebridades conhecidas, mas com
mais frequência são personalidades do Instagram ou
do YouTube com
muitos seguidores, que podem ajudar a divulgar sua empresa ou produto por meio
de seus canais sociais.
Como
o marketing de influência é geralmente mais autêntico, 92% das pessoas confiam
mais em recomendações de consumidores do que na publicidade corporativa.
O
marketing de influenciadores também será transformado pela inteligência artificial.
A cada ano que passa, a IA está realizando com mais facilidade e rapidez o
processo de encontrar os influenciadores certos para fazer parceria. Isso ajuda
a identificar pessoas com um envolvimento melhor, menos seguidores falsos e uma
chance maior de gerar um ROI (Return
On Investment - retorno sobre o investimento) positivo.
Além
disso, a inteligência artificial está remodelando o marketing de
influenciadores das seguintes formas:
* Reconhecimento de imagem com ANN (Artificial Neural Networks - redes
neurais artificiais).
* Determinando o desempenho do influenciador com
PNL (Programação Neurolinguística).
* Previsão de incentivos com redes neurais
artificiais.
* Sinalização de postagens que não seguem as
diretrizes de divulgação.
* Eliminação de falsos engajamentos e bots de spam.
>>>
Influenciadores digitais e vídeo: a estratégia de marketing matadora.
#8. Aplicativos de Mensagens Sociais
Se
você acha que os aplicativos de mensagens sociais são apenas para enviar emojis
para seus amigos, dê uma olhada nestes números:
* 1,3 bilhão de usuários mensais ativos no Facebook Messenger.
* 10 bilhões de mensagens são enviadas entre
pessoas e empresas no Facebook Messenger todos os meses.
* O WhatsApp tem 1,6 bilhão de usuários ativos e 55
bilhões de mensagens são enviadas todos os dias.
* Os três principais aplicativos de mensagens
sociais - WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat - têm mais usuários combinados
do que o Facebookou o YouTube (não por muito, mas ainda assim .).
Essas
estatísticas mostram a popularidade dos aplicativos de mensagens sociais e,
como as pessoas estão gastando mais tempo trocando mensagens entre si, faz
sentido comercializar os produtos e serviços de sua empresa onde seus clientes
em potencial se encontram.
Os
aplicativos de mensagens sociais podem ser muito úteis no contato direto com os
clientes, pois permitem a personalização (veja o item #4 acima) e agregam valor
à experiência dos usuários. Além disso, as pessoas esperam que as empresas
tenham presença nos aplicativos de mensagens, pois é uma maneira direta e fácil
de interagir com elas. Na verdade, 50% das pessoas dizem que estão dispostas a
comprar de uma empresa que se comunica por meio de aplicativos de mensagens.
Os
motivos para sua marca usar aplicativos de mensagens incluem:
* Cultivar o contato.
* Entregar informações.
* Alavancar vendas.
* Envolver pessoas em eventos.
* Reconquistar clientes em potencial.
* Fornecer suporte e assistência.
#9. Pesquisa visual
A
pesquisa visual leva a experiência do usuário a um nível totalmente novo: as
pessoas podem fazer o upload de uma imagem para realizar uma busca e obter
resultados mais específicos.
Não
é de surpreender que o Pinterest tenha entrado na onda da busca visual - eles
lançaram o Lens, uma ferramenta que permite aos
usuários tirar fotos de um item para descobrir onde comprá-lo online ou
procurar produtos similares.
Como
disse a Marketing Land, isso transformou a câmera do seu celular em uma barra
de pesquisa.
No
ano e meio desde o lançamento do Lens,
o Pinterest continuou
atualizando suas funcionalidades:
* Eles introduziram os Pincodes, uma tecnologia de código QR que permite que você
encontre inspiração enquanto está fazendo compras ou folheando suas revistas favoritas.
* Eles lançaram o Lens Your Look para facilitar o seu
planejamento do que vestir.
Verifique
se você está otimizando para pesquisa visual, porque as principais categorias
pesquisadas no Lens são:
moda, decoração, arte, comida, produtos, animais, vestuário, beleza, veículos e
viagens.
Mas
o Pinterest não
é o único com pesquisa visual.
O Google
Lens é um mecanismo de busca visual do Google que
reconhece objetos e pontos de referência por meio de um aplicativo de câmera.
Se você tirar uma foto de um:
* Cartão de visita: você pode salvar o número de
telefone ou endereço para um contato.
* Livro, prédio ou pintura em um museu: você pode
obter comentários e outros detalhes sobre eles.
O CamFind é
outro aplicativo móvel de busca visual que permite pesquisar qualquer coisa do
seu telefone celular simplesmente tirando uma foto.
Em
vez de digitar consultas em um mecanismo de buscas, você pode pesquisar
diretamente por imagens para encontrar produtos semelhantes, comparações de
preços, resultados de compras locais etc. Você também pode tirar uma foto de um
pôster e o CamFind exibirá
informações sobre filmes, trailers, horários de exibição e cinemas locais.
E
com o Bing
Visual Search você pode procurar por um elemento
específico dentro de uma imagem. Por exemplo, digamos que você esteja
procurando por imagens de decoração de cozinha. Você clica em um resultado em
miniatura para chegar à "Visualização detalhada", decide se gosta do lustre na
imagem e pode descobrir facilmente onde comprá-lo.
Conforme
a Social Media Today:
* 62% dos Millennials estão mais interessados em recursos de pesquisa visual do que
qualquer outra nova tecnologia.
* Imagens são mostradas por 19% das consultas de
pesquisa no Google.
* Existem mais de 600 milhões de pesquisas visuais
no Pinterest por mês.
Os
profissionais de marketing podem obter vantagem sobre os concorrentes abraçando
a tendência de busca visual para atrair clientes e servir a eles o produto
perfeito.
#10. Pesquisa por voz e alto-falantes inteligentes
O
uso crescente da pesquisa por voz tornou importante que as empresas repensem
suas estratégias de marketing digital em 2019. Considere esses números:
* 50% de todas as buscas serão via voz até 2020.
* Em janeiro de 2018, havia uma estimativa de um
bilhão de buscas por voz por mês.
* 25% dos compradores usaram assistentes de voz
durante as compras de fim de ano em 2017.
* 72% das pessoas que possuem alto-falantes
ativados por voz dizem que seus dispositivos são usados como parte de suas
rotinas diárias.
A
pesquisa por voz desempenha um papel importante no fornecimento de todas as
informações relevantes que as pessoas estão procurando por meio de conteúdo de
áudio. A inteligência artificial está ficando mais eficiente e o número de
erros cometidos por assistentes de voz como Alexa, Siri e Google foi
reduzido.
Como
disse o Digital Marketing Institute:
"Adotar uma estratégia de pesquisa por voz não é apenas para permanecer
relevante, mas também para criar uma experiência única e otimizada para o
cliente, que fomentará relacionamentos e aumentará a fidelidade à marca".
Lembre-se
de que não apenas mais empresas produzirão conteúdo de áudio na esperança de
ganhar reconhecimento da marca, mas também os anúncios provavelmente estarão a
caminho. Isso significa que a Alexa lhe
dirá a resposta à sua pergunta junto com uma "palavra do seu patrocinador".
IMPORTANTE:
para toda a tecnologia de voz, lembre-se de escrever em tom de conversa,
concentre-se em aparecer nas featured snippets do Google e pense nas palavras-chave que as pessoas falariam ao invés de digitar.
#11. Stories das redes sociais
Primeiro
o Snapchat saiu
com o conceito de "My
Story"; em seguida, as stories do Instagram e Facebook foram introduzidas, e depois o YouTube revelou
o seu próprio formato de história: Reels.
Como
esses tipos de histórias desaparecem após um determinado período de tempo, essa
é uma ótima oportunidade para os profissionais de marketing fazerem bom uso do
FOMO (Fear Of Missing Out -
"medo de estar perdendo algo").
Os
benefícios do uso de stories das redes sociais incluem:
* Maior reconhecimento da marca.
* Engajamento constante com seguidores.
* Relação custo-benefício.
* Maior tráfego para sua página da web.
* Oportunidade de alcançar públicos mais jovens.
#12. Push notifications do navegador
As push notifications servem
para garantir que o usuário receba a informação com o menor esforço possível,
entregando-a sem que ela seja requisitada.
Como
os e-mails estão se deparando com todos os tipos de problemas com controles
rígidos, incluindo filtros mais rigorosos, e com o público mais jovem
favorecendo outros métodos de comunicação, as push notifications estão em alta.
As
estatísticas mostram que 33% dos jovens entre os 18 e os 34 anos optam sempre
por notificações push da
web.
Como
parte dos esforços para engajar usuários em vários canais, as
notificações push do
navegador são algo que você verá cada vez mais no futuro próximo, e elas estão
ficando mais sofisticadas e personalizadas. Na verdade, o uso de
notificações pushpersonalizadas
aumenta as conversões:
* A taxa de abertura para o envio de mensagens
segmentadas é de 7%, em comparação com uma taxa de abertura de 3% para
mensagens genéricas transmitidas (uma melhoria de 2x).
* 54% dos usuários convertem em uma notificação
por push segmentada, em comparação com apenas 15% para
mensagens genéricas (uma melhoria de 3x).
As
notificações acionadas por comportamento estão sendo usadas para reengajar
usuários que demonstraram interesse, mas não conseguiram converter, e para
recuperar receita de carrinhos de compras abandonados.
#13. O marketing de conteúdo continua dominando o SEO
Os
efeitos da atualização mais recente do algoritmo de pesquisa do Google em
março de 2019 ainda estão sendo analisados, mas as primeiras indicações mostram
que o conteúdo completo e atualizado regularmente está sendo amplamente
favorecido mais um vez.
O
marketing de conteúdo é tão importante que 88% dos profissionais especializados
em B2B concordam que a criação de conteúdo faz com que o público enxergue sua
organização como um recurso confiável.
Estatísticas
do Content Marketing Institute:
* O marketing de conteúdo custa 62% menos que o
outbound marketing (marketing tradicional) e gera três vezes mais leads.
* O marketing de conteúdo tem custos iniciais mais
baixos e resulta em benefícios mais profundos a longo prazo do que a pesquisa
paga.
* 615 milhões de dispositivos agora usam
bloqueadores de anúncios, o que significa que seus esforços pagos não estão
sendo vistos por tantas pessoas.
* Pequenas empresas com blogs obtêm 126% maior
crescimento do número de leads do que aquelas sem esse recurso.
* O marketing de conteúdo aproveita as taxas de
conversão 6 vezes mais que os outros métodos.
Com
o Google continuando
a valorizar artigos bem pesquisados e atualizados regularmente, o marketing de
conteúdo é algo em que os profissionais de marketing continuarão a investir.
Em
suma, o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de atrair novos clientes para
seu site e construir relacionamentos com eles, em formas reais e quantificáveis
durante um período de tempo.
#14. Comércio de redes sociais
Com
o comércio eletrônico e as mídias sociais crescendo a taxas assustadoras, não é
de se admirar que pessoas inteligentes estejam reunindo as duas para maximizar
as oportunidades de vendas.
O Instagram introduziu
os shoppable posts (postagens
de compra) no ano passado, permitindo que as marcas coloquem links para suas
lojas a partir de postagens com os botões "Compre agora".
Em
março deste ano, o Instagram divulgou
o Instagram Checkout, que
permite que os usuários concluam sua compra dentro da plataforma.
As
marcas de comércio eletrônico esperam que isso reduza o risco de os clientes
abandonarem suas compras devido à necessidade de trocar de aplicativo ou fazer
login em uma loja desconhecida.
Atualmente,
o recurso está limitado a um pequeno número de marcas de alto perfil, mas
certamente será disponibilizado para todo mundo em breve.
No
entanto, se você deseja começar agora agora com o comércio em redes sociais, há
muitos outros serviços que oferecem essa solução, como Jumper.ai e ManyChat.
#15. Marketing omnichannel
Se
o marketing multicanal foi a palavra de ordem de 2018, o omnichannel promete
ser a última moda no segundo semestre de 2019.
O
marketing omnichannel é o processo de usar várias plataformas (como redes
sociais, aplicativos ou conteúdo de blog) para proporcionar ao seu público uma
experiência multicanal.
Para
ficar à frente, as marcas devem apresentar uma voz e uma mensagem consistentes
e uniformes em todas as mídias disponíveis, incluindo vitrines físicas, canais
de mídia social, online, catálogos e em qualquer outro lugar que você possa
imaginar. Todos os canais devem estar vinculados em uma estratégia abrangente,
voltada para os melhores resultados.
As
estatísticas mostram que as marcas que usam três ou mais canais em um fluxo de
trabalho de automação podem ver esses resultados:
* Taxa de engajamento: 18,96% no
omnichannel versus 5,4% no canal único.
* Frequência de
compra: 250% maior no canal omnichannel versus canal
único.
* Valor médio do
pedido: 13% a mais por pedido no omnichannel versus
canal único.
* Taxas de retenção
de clientes: 90% maior para omnichannel versus canal
único.
Os
usuários exigem personalização e querem poder navegar em uma loja física,
exibir produtos nas redes sociais e comprar online. Se você não está
acompanhando a maré, outra pessoa dominará esse negócio.
Essa
é outra área em que a inteligência artificial e a big data estão ajudando as
marcas a entender melhor o comportamento do consumidor e personalizar a um nível
individual em escala. Entender a jornada de compra do seu consumidor ideal é a
chave para implementar uma abordagem eficaz de omnichannel.
#16. Realidade aumentada (RA) e tecnologias imersivas
A Gartner prevê que, até 2022, 70% das empresas estarão experimentando
tecnologias imersivas e 25% terão implantado para produção.
Enquanto
a realidade virtual (RV) faz muito barulho e deixa todo mundo empolgado com
grandes ideias de ficção científica, a realidade aumentada é muito mais
implementável do ponto de vista do marketing. Os especialistas preveem que a RA
continuará a superar a RV em termos de participação de mercado.
As
marcas estão usando cada vez mais a tecnologia para melhorar a experiência do
consumidor e aumentar as vendas.
A ModiFace, que foi
recentemente adquirida pela L'Oreal,
produz aplicativos de RA para marcas.
A Sephora Virtual Artist,
um exemplo impressionante da tecnologia da ModiFace, permite que você veja como as diferentes
cores de várias formas de maquiagem ficarão no seu rosto, sem precisar
aplicá-la fisicamente.
E
a IKEA tem seu
próprio aplicativo de RA chamado IKEA
Place, que permite que você tire uma foto de uma sala em sua casa
com a câmera do smartphone (apenas o iOS 11.0.1, por enquanto) para testar a mobília
nela. Você pode movê-la e conferir como ela fica em diferentes ângulos.
Com
a RA se desenvolvendo rapidamente, veremos uma enorme aceitação por marcas que
encontram aplicações úteis para a tecnologia no futuro.
#17. Análise preditiva e aumentada
A análise preditiva é
a prática de usar mineração de dados, modelagem preditiva e aprendizado de
máquina para identificar padrões e tentar prever o futuro. Esta prática
está se tornando cada vez mais sofisticada e difundida em muitos setores.
Um
exemplo em que já é comum é a pontuação de crédito, em que os indivíduos
recebem um score com base em seu comportamento financeiro, que é usado para
prever seu comportamento futuro.
No
marketing digital, veremos muito mais disso, pois a análise preditiva está
sendo usada em lead scoring (forma de classificar
os clientes em potencial por pontos, indicando se estão prontos para a compra
ou não), segmentação aprimorada e personalização
individual, a fim de reduzir a rotatividade e melhorar a
fidelidade do cliente, apenas para citar algumas aplicações.
Conclusão
Este
artigo trouxe um verdadeiro raio X das principais tendências de marketing
digital na atualidade. Mesmo que a inteligência artificial, a realidade
aumentada ou o marketing de influenciadores ainda estejam longe do dia a dia do
seu negócio, a maior parte das estratégias integrantes desta lista é
perfeitamente aplicável a qualquer empresa que tenha presença digital,
independentemente do segmento de atuação ou do porte financeiro.
Terminamos
este texto com a mesma frase que ilustrou sua parte inicial:
O
marketing mudou mais nos últimos cinco anos do que em cinco décadas, e o rápido
progresso não mostra sinais de desaceleração.
Daí
a importância de manter em seu radar todas as tendências que estão mostrando
eficácia - especialmente as que se provam relevantes mesmo com o passar do
tempo.
Por Cristian Amaral