A atividade profissional de vendas
é uma das mais antigas do mundo. O comércio mundial sempre foi motivo para
novas conquistas e até guerras. A profissão de vendas é uma mistura de arte e
ciência. Arte pelo aspecto comportamental onde atributos como carisma,
persistência e entusiasmo são reconhecidos como fundamentais para quem quer se
dar bem nessa área e ciência porque requer o uso de técnicas de gestão, como o
planejamento, marketing ou softwares específicos.
Mas como muitos já perceberam, goste ou não,
todos somos vendedores. Para conquistar aliados precisamos vender nosso peixe,
inspirar confiança e literalmente efetivar a venda.
Vamos ver como algumas técnicas de venda podem
ajudar a sua carreira independente da sua área de atuação.
Conheça seu cliente. Todo vendedor que se preze
conhece o seu cliente. Na hora do trabalho esqueça um pouco o lado da amizade e
pense em seu próximo como um cliente que precisa ser bem atendido. Procure ter
certeza e de forma clara o que o seu cliente interno necessita. Use e abuse da
comunicação, levante da cadeira e vá conhecer a realidade do seu cliente. Faça
com que todos de sua equipe tenham a mesma mentalidade e transforme o seu setor
em um fornecedor de primeira linha.
Pesquise o seu cliente. Uma experiência muito
válida seja ela individual ou em equipe é ir perguntar ao cliente o que ele
espera ou do que precisa. Conheça os prazos do cliente, para quem ele está
fornecendo, enfim, procure ter uma visão do todo. É uma rede e quanto mais você
conhecer sobre ela melhor. Sugiro que você crie na sua empresa a Semana do
Cliente. Uma semana onde todos possam visitar e conhecer um pouco mais sobre o
trabalho alheio. Será ainda melhor se puderem conhecer o cliente externo
também.
Faça o pós-vendas. Na basta entregar, tem de se
certificar se ficou a contento. Tenha o hábito de após a entrega do trabalho ou
produto perguntar se está tudo bem ou o que pode ser melhorado. Dê um show no
atendimento e deixe claro que o seu cliente pode sempre contar com você.
Faça parte da solução e não do problema. Não
complique as coisas e seja maleável. Aprenda a negociar e a ceder também, não
fique o tempo todo querendo implementar somente a sua ideia. Dê sugestões de
melhoria e seja ativo no processo. Integre sua equipe com a do seu cliente,
faça com que todos se conheçam melhor, inclusive com atividades de integração e
lazer. Quando as pessoas se conhecem tudo fica mais fácil e aquele chopinho de
sexta-feira faz milagres na solução de problemas.
Surpreenda o cliente e tenha entusiasmo. Dê ao
seu cliente o que ele não espera. Não faça somente o básico. Pense em como
aprimorar o trabalho, ajudar de forma efetiva. Demonstre entusiasmo por estar
participando desse projeto ou por estar ajudando. Mostre que você se importa e
seja o maior exemplo. O entusiasmo é altamente contagiante é vai fazer com que
todos de sua equipe tenham a mesma visão. Evite rixas ou briguinhas tolas com o
cliente. Caso não dê para atender diga a razão de forma clara e mostre a ele os
seus problemas para não fazer determinada tarefa. Aprender a dizer não é uma
forma de ser honesto com o próximo.
O cliente existe para todos. Sempre fornecemos
algo para alguém e a empresa moderna é aquela que tem o foco no cliente e do
cliente. Este processo tem e começar de dentro para fora da empresa. Faça a sua
parte. Você vai ver que logo, logo será um expert em vendas.
Por Paulo Araújo