O varejo como um todo
tende à comoditização. Quanto mais massificados os mercados, maior é a
similaridade entre as ações mercadológicas das empresas. Produtos e serviços,
incluindo os pontos de venda e até o atendimento, estão cada vez mais
parecidos. Para fugir da comoditização, se faz necessário criar diferenciais,
aumentando a capacidade de atração e oferecendo uma série de valores agregados,
de forma que os clientes se disponham a pagar mais pelos mesmos produtos
ofertados por diversos concorrentes. Em decorrência disso é cada vez mais
importante saber trabalhar as técnicas de merchandising, pois o ponto de venda
é o ponto de cruzamento de toda a relação que estabelecemos com os
consumidores.
O custo para atrair
novos clientes é dez vezes maior do que o esforço necessário para mantê-los.
Não aproveitar ao máximo o momento em que o cliente visita o ponto de venda é
desperdiçar o melhor momento para persuadi-lo a comprar. Os investimentos para
atrair os consumidores ao ponto de venda são cada vez mais altos, razão porque
é tão importante que este se sinta muitíssimo atraído na hora da compra, pois é
na loja que reunimos os três principais fatores envolvidos na decisão de
compra: o consumidor, o produto e o dinheiro.
Merchandising é atingir
os consumidores em situação de compra, no entorno e dentro do ponto de venda.
Também é definido como uma forma de atividade de ter-se o produto certo, no
local certo, na hora certa, ao preço certo. Fazer merchandising nada mais é do
que estudar o comportamento de compra por impulso e explorar esta
característica dos consumidores que, pelos apelos visuais, muitas vezes não
resistem e compram mais do que pretendiam em sua visita ao ponto de venda. Para
isso é fundamental a máxima atenção aos detalhes e uso da criatividade.
Fatores que devem ser
levados em conta ao planejar o merchandising:
· Marcas fazem a
diferença. Quais as marcas que você oferece no seu ponto
de venda? Elas agregam valor ao seu negócio? É mais fácil conquistar mercado
quando a marca ou nome da empresa está na cabeça do consumidor. A força das
marcas faz muita diferença aos olhos dos clientes e representam confiança e
credibilidade na hora de decidir as compras.
· Inovação. Busque
com persistência a simplificação e praticidade.
· Novas tecnologias. Com a
tendência de busca de praticidade e ganhos de tempo, as empresas precisam
oferecer soluções rápidas e que proporcionem maior produtividade.
· Crescimento do
autosserviço. Os altos custos de
mão-de-obra, nem sempre qualificada, e a busca de praticidade pelos clientes
determinam a adoção de mudanças no formato do varejo.
· Aumento do valor
dos serviços.
Esteja atento ao crescimento do valor dos serviços em relação aos produtos como
estratégia de diferenciação e fidelização de clientes. Com produtos com
atributos semelhantes, mesmo de marcas diferentes, o diferencial concentra-se
nos serviços agregados. Lembre-se que o cliente compra o pacote de benefícios
constituído por elementos tangíveis e intangíveis.
· Gestão mais eficiente
e eficaz. Boa
gestão é um pré-requisito para a sobrevivência. Racionalize os espaços, melhore
os controles de vendas e estoques. Não abra mão de controles gerenciais
informatizados. Administre os recursos humanos com profissionalismo. Selecione,
treine, remunere de forma diferenciada e motive incansavelmente a equipe de
vendas. Estabeleça indicadores de desempenho de forma que a sua empresa seja
bem administrada e se diferencie das demais.
·
Passos para planejar as ações de merchandising:
· Defina o seu
público-alvo.
· Analise o
comportamento de consumo dos consumidores, seus
hábitos e padrões de compra.
· Defina os objetivos. Formule as estratégias
e as formas de controle e avaliação.
· Crie estímulos
adequados às compras. Leve em conta as necessidades e desejos do
seu público, tais como níveis de qualidade, preço, atributos físicos e
funcionais desejados.
· Zele pela boa
impressão passada pelo seu ponto de venda. Cuide da imagem passada
através da limpeza, layout, organização, aparência e conservação das
instalações, aparência e motivação dos funcionários, pelo seu logo e sua
propaganda.
· Elabore um
calendário promocional anual com base nas datas mais significativas para sua
empresa. O
grande objetivo não é vender um produto ou serviço para vários clientes, mas
vender todos os produtos e serviços para cada cliente que entra no ponto de
venda. Adquira o hábito de planejar as ações de vendas que com certeza
sua empresa venderá muito mais.
Por Soeli de Oliveira
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