Vamos direto ao ponto, pois o
assunto é longo e as laudas são curtas: a meta hoje é salvar o planeta.
Mas nada de políticas utópicas dessas que enchem
os olhos, mas são quase impossíveis de se praticar, também nem pense em salvar
o mundo por meio de passeatas, grandes movimentos que exigem mobilização de
pessoas, pois essas estratégias causam muito alvoroço e trazem poucos
resultados.
Não dá mais para fazer de conta que o assunto
não é com você, que o aquecimento global ou o aumento da miséria não afeta a
sua vida ou seus negócios. Afetam e muito.
O cliente quer saber o que sua empresa está
fazendo a respeito do tema sustentabilidade. E nada de proclamar frases e mais
frases como de um belo poema decorado só para impressionar. O cliente quer
resultados! Sustentabilidade ligação direta com competitividade, redução de
custos, aumento de rentabilidade e a equipe de vendas da sua empresa já está
sendo questionada e cobrada por produtos ecologicamente corretos. A
concorrência cada vez mais vai divulgar a plenos pulmões em suas ações de
marketing que comprar deles, e não de você, é também um bom negócio para o
meio-ambiente e para a sociedade.
O planeta está cada vez mais verde e, pelo amor
de Deus, entenda que esse novo cliente não quer esmolas ou atos de caridade.
Ele quer um planeta com menos desigualdade e mais limpo.
Agora chega de conversa fiada e procure o mais
rápido possível começar a implantar em sua empresa um modelo de negócio
sustentável. Pesquise e aprenda com empresas que já utilizam e reutilizam os
recursos naturais de um modo mais racional, economizam energia e usam métodos
alternativos, emitem menos gases tóxicos, tomam cuidados especiais com o lixo e
resíduos, tem programas de preservação da fauna e da flora, são parceiros em
projeto sociais e investem tempo e dinheiro em pesquisas, desenvolvimento e
lançamento de produtos e serviços que não agridem o meio-ambiente, são mais
econômicos ou de maior valor agregado. Esses foram somente alguns exemplos,
pois a lista é grande.
O vendedor moderno é aquele que mantêm e
aprimora a qualidade do relacionamento com seus clientes. Agora ele tem mais um
item em sua agenda - aprender a satisfazer um cliente maior - o planeta Terra.
Por Paulo Araujo