O
termo "vendas" engloba todas as atividades envolvidas na venda de um
produto ou serviço para um consumidor ou empresa. Mas "vendas"
significa muito mais para as empresas.
As empresas têm organizações de
vendas inteiras, compostas por funcionários dedicados à venda de seus produtos
e serviços.
Em uma pesquisa realizada com
empresas que têm departamentos de vendas e marketing, o Relatório Estado
do Inbound de 2018 descobriu que as três principais prioridades das
organizações de vendas eram fechar mais negócios, melhorar a eficiência de seus
processos de vendas e reduzir o tempo necessário para fazer uma venda.
Muitas equipes comerciais
trabalham com cotas mensais ou marcas de referência para fechar negócios e
converter leads em clientes, e as carreiras de vendas costumam ter um ritmo
acelerado em função disso. Para as empresas e suas organizações de vendas, o
objetivo das vendas é buscar prospects, iniciar um contato e construir um
relacionamento com eles, e fornecer uma solução que beneficie o prospect. Esses
esforços muitas vezes geram uma venda, um cliente satisfeito e receita para a
empresa.
O que é vendas?
Vendas é um termo usado para
descrever as atividades que levam à venda de bens ou serviços. As empresas têm
organizações de vendas divididas em equipes diferentes. Essas equipes de vendas
costumam ser determinadas com base nos seguintes critérios:
· A região para a qual elas estão
vendendo
· O produto ou serviço que elas estão
vendendo
· O cliente-alvo
Os
vendedores abordam os contatos que possam estar interessados em comprar o
produto ou serviço que sua empresa está vendendo, bem como os contatos que
demonstrem interesse (por exemplo, que visitam o site da empresa, baixam um
conteúdo, interagem com a sua empresa nas mídias sociais).
O objetivo é alcançar os leads
que demonstraram interesse ou se encaixam na descrição de seu cliente-alvo, na
esperança de fornecer a eles uma solução que resulte na compra do produto ou
serviço.
Vendas
internas x vendas externas
Então, como as equipes
comerciais vendem? Algumas empresas usam uma abordagem de vendas internas, na
qual a equipe comercial trabalha remotamente de um escritório; seus processos
tendem a ser mais enxutos e automatizados. Outras escolhem uma estratégia de
vendas externa, na qual os vendedores negociam pessoalmente com o prospect.
A opção da empresa pela
abordagem de vendas internas ou vendas externas depende do produto e do
mercado-alvo.
Marketing e
vendas
Então, onde os vendedores podem
conseguir leads e prospects? As campanhas e os esforços da organização de
marketing estão entre as melhores maneiras de gerar leads qualificados. E
o Relatório Estado do Inbound descobriu que os vendedores conseguem
28% de seus leads com o marketing.
Embora
marketing e vendas usem processos diferentes, as duas funções de negócios
afetam a geração de leads e a receita.
Termos
comuns de vendas
Aqui estão alguns dos termos
comuns associados a vendas.
1. Vendedor
Vendedor é o indivíduo que
realiza todas as atividades associadas à venda de um produto ou serviço.
Consultor de vendas, associado de vendas, agente de vendas e representante de
vendas são alguns dos sinônimos usados para se referir ao cargo de vendedor.
2. Prospect
Prospect é um contato em uma
empresa para o qual o vendedor gostaria de vender produtos ou serviços. O
vendedor usa técnicas de prospecção por meio de ligações telefônicas, e-mail e
redes sociais. Se o prospect estiver interessado no produto ou serviço, o
representante de vendas poderá aplicar diferentes estratégias de fechamento de
vendas para converter o prospect em cliente.
3. Negócio
Um negócio representa o produto
ou serviço que você deseja vender e o preço associado a ele. Os negócios têm
vários estágios, que podem variar dependendo do ramo de atividade comercial, de
seus processos, produtos e setor. O desempenho do negócio pode ser acompanhado
usando um CRM. Os vendedores podem montar planos de negócios para tornar o
processo mais fácil para o prospect e para o representante de vendas.
4. Pipeline de vendas
Pipeline de vendas é um termo
usado para descrever todas as etapas do processo de vendas. Ele dá aos
vendedores uma representação visual de onde os prospects estão no ciclo de
vendas.
5. Plano de vendas
O plano de vendas descreve as
metas, os objetivos e as estratégias de uma organização de vendas. Inclui
detalhes sobre os clientes-alvo, condições do mercado, metas de receita,
preços, estrutura de equipe e muito mais. Além disso, estabelece as táticas que
as equipes comerciais usarão para atingir seus objetivos.
Tipos de metodologias de vendas
Um processo de vendas é
fundamental para administrar uma organização de vendas bem-sucedida. Os métodos
e os processos adotados pelas empresas dependem de seu mercado, produtos e
serviços, e posição no setor econômico em que elas atuam.
Aqui estão algumas das
principais metodologias de vendas usadas pelas empresas.
· Venda de solução:
na venda de solução, o vendedor trabalha com os benefícios que uma solução
personalizada proporcionará ao prospect. Esse método reconhece que os prospects
são bem informados e fizeram suas pesquisas sobre o produto ou serviço antes do
contato do representante de vendas.
· Venda inbound:
com esse método de vendas, os vendedores agem como consultores, vão ao encontro
dos prospects onde eles estão e resolvem os pontos problemáticos dos prospects.
Os representantes de vendas realizam quatro ações durante o processo de vendas:
identificar, conectar, explorar e orientar.
· SPIN Selling: SPIN
é usado para descrever os quatro tipos de perguntas que os vendedores devem
fazer a seus clientes: Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Solução.
As perguntas identificam os pontos problemáticos do prospect e ajudam o
vendedor a criar um relacionamento com o comprador.
· N.E.A.T. Selling: esta
é uma estrutura usada para qualificar leads. N.E.A.T. significa: necessidades
básicas, impacto econômico, acesso à autoridade e evento convincente.
· Venda conceitual: a
venda conceitual é um método no qual os vendedores descobrem o conceito que o
prospect tem de seu produto e buscam entender seu processo de decisão.
· SNAP Selling: SNAP é um acrônimo para:
manter a Simplicidade,
ser inestimável,
sempre alinhar e
levantar as prioridades.
· A venda desafiadora: a venda desafiadora segue um processo de
controle que, em inglês, é chamado de "teach-tailor-take". Os
vendedores ensinam (teach) o prospect, adaptam (tailor) suas comunicações e
assumem (take) o controle da venda.
· O sistema Sandler: este sistema prioriza o desenvolvimento de
confiança mútua entre o representante de vendas e o prospect. O vendedor atua
como consultor e faz perguntas para identificar os desafios do prospect.
· Venda centrada no cliente: com esse método, o foco do vendedor está em
se comunicar com os principais tomadores de decisão na venda e encontrar
soluções para lidar com seus pontos problemáticos ou desafios.
· MEDDIC:
significa métricas, comprador econômico, critérios de decisão, processo de
decisão, identificar o problema, campeão. O vendedor faz perguntas sobre esses
tópicos para ajudar o prospect a avançar no processo de vendas.
O
principal objetivo das vendas é criar soluções personalizadas para os
prospects, o que acaba gerando vendas e receita para a empresa.
Por Paul Rios