Nesse cenário de competição globalizada, as
empresas podem ter na inovação um dos seus alicerces para garantir sua
perenidade e crescimento
Novos produtos e
serviços são lançados diariamente, e a velocidade desses lançamentos é cada vez
maior, permitindo aos consumidores uma ampla possibilidade de escolha. Essa
escolha pode ser por preço, qualidade, marca, ou principalmente pela novidade
em relação aos produtos existentes no mercado.
Nesse cenário de
competição globalizada, as empresas podem ter na inovação um dos seus alicerces
para garantir sua perenidade e crescimento. Cabe ao empresário reconhecer o
potencial e a possibilidade de utilizar a inovação e a competitividade como
parte integrante do seu arsenal competitivo.
Podemos relacionar como
motivadores para que uma empresa se torne competitiva por meio de inovações:
1 - Quando fazer o que
sempre foi feito não for mais suficiente para gerar resultados
2 - Quando os clientes
não escolherem a sua empresa entre as preferidas
3 - Quando os preços são
parecidos e a qualidade não é mais diferenciadora
4 - Quando a imagem da
empresa estiver associada ao passado
5 - Quando o curto prazo
impedir a formulação de uma estratégia e uma visão de futuro.
No contexto atual, o
conceito de inovação é abrangente e pode envolver:
O produto -
através da introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado
em suas características ou usos previstos.
O processo -
por meio da implementação de um método de produção ou distribuição novo ou
significativamente melhorado.
O marketing -
pela introdução de mudanças no composto mercadológico. Podendo ser por uma
mudança significativa na concepção do produto ou em sua embalagem, no
posicionamento do produto, em sua promoção ou fixação de preços.
Aspectos organizacionais -
envolve a implementação de um novo método organizacional nas práticas de
negócio da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações
com o mercado.
Acrescentar funções que
atraiam os consumidores em busca de comodidade, tais como simplicidade e
conveniência de uso, ou que conquistem aqueles que não estavam bem servidos
pelos seus fornecedores e adotar modelos de negócios não tradicionais, que se
sofisticam com a entrada de novos concorrentes, são exemplos de estratégias
inovadoras que dão bons resultados para que uma empresa continue competitiva.
Por Soeli de Oliveira