Você pode até
pensar: o tema é batido!
Pode até ser,
mas a sua equipe vende Preço ou Valor?
Já que temos
tanto conteúdo na web sobre o tema vamos tentar enxergar outros ângulos nessa
questão e assim aumentar nossa argumentação em relação a eterna discussão Preço
x Valor.
Por vezes fico a
me perguntar: por que é tão difícil o profissional de vendas vender valor?
Por que a
maioria dos produtos são muito iguais.
Não existem
diferenças significativas e o cliente não consegue perceber por que VALE A
PENA pagar um pouquinho mais.
Já comece a
perceber que VALOR = VALE A PENA!
Vamos discutir
muito isso nos próximos artigos.
E por que o
cliente não percebe que VALE A PENA pagar um pouco a mais?
Por que a
maioria dos vendedores não conhecem bem o seu cliente
Dizem, pensam
que conhecem, mas não conhecem.
Acham que
conhecem e assim presumem demais e querem, por que querem, vender pelos motivos
deles e não fazer um bom negócio pelos motivos do cliente.
Nós ADORAMOS comprar,
mas DETESTAMOS que nos vendam!
As situações, as
circunstâncias de vida de cada um são diferentes. Como demanda tempo e trabalho
para conhecer a fundo as necessidades de cada cliente, nós profissionais de
vendas as comoditizamos.
Pensamos que
todo mundo deseja a mesma coisa! E aí, como o cliente sente que todos são
farinha do mesmo saco ele não encontra motivos reais para pagar mais.
A mercado é
caótico e não somos treinados para gerenciar o caos, nós gostamos de uma ordem
natural nas coisas, inclusive nos processos de vendas e até mesmo nos
sentimentos das pessoas. Bonito é ser feliz, não é mesmo?
Vendas é a
combinação de conhecimento de um determinado produto aliado a um bom
relacionamento com o cliente. Relacionamento demanda respeito e confiança e
isso não se constrói de um dia para o outro.
Pessoas compram
de pessoas. Quais as soluções que o cliente encontra ao comprar de você.
Sim, você demonstra interesse genuíno em ajudar?
Você, lá no
fundo, deseja a comissão ou a solução?
Sendo assim,
podemos concluir que para o cliente pagar um pouco a mais, no mínimo, ele
merece um atendimento de valor.
Rompa com usas
crenças atuais. Trate as pessoas de forma diferente, cada um dentro das
suas necessidades, demonstre autoridade no assunto, empatia na relação humana e
pimba... me conte se o cliente depois disso paga ou não paga o valor que você
merece.
Nesse artigo a
dica é essa: crie um atendimento de valor.
Mostre
que VALE A PENA comprar de VOCÊ!
Na próxima vamos
discutir os motivos pelos quais as pessoas compram.
Por Paulo Araújo