Kendzerski diz que é
preciso descentralizar os processos de decisão
O uso de ferramentas digitais requer uma mudança de pensamento, que, na maioria
das vezes, não ocorre nas empresas brasileiras, muitas destas ainda funcionando
sob gestões de raciocínio analógico. O alerta partiu do presidente do Instituto
de Transformação Digital (ITD), Paulo Kendzerski, no lançamento do programa
Transformação Digital promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre
(ACPA) nesta terça-feira. Kendzerski explicou que o problema já começa no
modelo organizacional. "As decisões sempre dependem de alguém do alto
escalão, ou seja, de profissionais que não participam do processo todo e tomam
resoluções baseados praticamente em números."
Ao
observar que qualquer investimento precisa ser avaliado pelo serviço agregado e
não pelo valor financeiro, Kendzerski destaca que este é o principal erro das
empresas. "Os gestores tomam uma decisão em cinco minutos, e ignoram o
trabalho de equipes que ficam meses discutindo e planejando sobre o tema. É
preciso uma mudança no pensamento administrativo das empresas."
O
presidente do ITD explica que a transformação digital exige a descentralização
dos processos de decisão. "O que fazemos no trabalho de transformação com
as equipes é oxigenar o pensamento de determinadas áreas das empresas,
inserindo gente de outros setores nas reuniões." Segundo Kendzerski, o
índice de inteligência das empresas gaúchas é de 9%. "Este é um indicativo
de estagnação."
O
programa promovido em parceria com a ACPA no Rio Grande do Sul passará por seis
cidades, buscando mudar a mentalidade de empresas de toda a cadeia econômica,
inclusive profissionais do poder público e entidades empresariais. Segundo o
dirigente, o programa de Transformação Digital proposto pelo ITD já foi
implementado pela Federação das Indústrias do Ceará, pela Associação Comercial
de Caruaru (PE) e será adotado no México e na Espanha.
No
Estado, serão 10 reuniões mensais com gestores, além de workshop com equipes,
independentemente do porte das empresas. A atividade inclui capacitação de
jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, através de
parceria com Sine, CIEE e Ministério Público Estadual. A meta é atender 10 mil
empresas e 30 mil gestores, além de capacitar 100 mil jovens, no período de um
ano. A adesão das empresas ocorre até o final de novembro, e o início do
programa está marcado para janeiro.
O
programa envolve, ainda, a adesão ao market place Ganhe Você (somente para
sócios da ACPA), criado para ajudar lojistas e prestadores de serviço venderem
melhor pela internet. "Uma das maiores reclamações dos varejistas é não
ter um market place, então, aderindo ao Ganhe Você, os associados da entidade
já recebem a ferramenta pronta", destacou o cofundador da 03 Mídia, Paulo
Batuta. O canal de e-commerce já está no ar e deve começar com uma campanha
especial para consumidores de Porto Alegre, aproveitando a Black Friday, que
ocorre no próximo mês.
Fonte: Jornal do
Comércio (RS)
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