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Transformação digital requer novo pensamento


Publicada em 30/10/2019 às 08:00h 


Kendzerski diz que é preciso descentralizar os processos de decisão


O uso de ferramentas digitais requer uma mudança de pensamento, que, na maioria das vezes, não ocorre nas empresas brasileiras, muitas destas ainda funcionando sob gestões de raciocínio analógico. O alerta partiu do presidente do Instituto de Transformação Digital (ITD), Paulo Kendzerski, no lançamento do programa Transformação Digital promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) nesta terça-feira. Kendzerski explicou que o problema já começa no modelo organizacional. "As decisões sempre dependem de alguém do alto escalão, ou seja, de profissionais que não participam do processo todo e tomam resoluções baseados praticamente em números."

Ao observar que qualquer investimento precisa ser avaliado pelo serviço agregado e não pelo valor financeiro, Kendzerski destaca que este é o principal erro das empresas. "Os gestores tomam uma decisão em cinco minutos, e ignoram o trabalho de equipes que ficam meses discutindo e planejando sobre o tema. É preciso uma mudança no pensamento administrativo das empresas."

O presidente do ITD explica que a transformação digital exige a descentralização dos processos de decisão. "O que fazemos no trabalho de transformação com as equipes é oxigenar o pensamento de determinadas áreas das empresas, inserindo gente de outros setores nas reuniões." Segundo Kendzerski, o índice de inteligência das empresas gaúchas é de 9%. "Este é um indicativo de estagnação."

O programa promovido em parceria com a ACPA no Rio Grande do Sul passará por seis cidades, buscando mudar a mentalidade de empresas de toda a cadeia econômica, inclusive profissionais do poder público e entidades empresariais. Segundo o dirigente, o programa de Transformação Digital proposto pelo ITD já foi implementado pela Federação das Indústrias do Ceará, pela Associação Comercial de Caruaru (PE) e será adotado no México e na Espanha.

No Estado, serão 10 reuniões mensais com gestores, além de workshop com equipes, independentemente do porte das empresas. A atividade inclui capacitação de jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, através de parceria com Sine, CIEE e Ministério Público Estadual. A meta é atender 10 mil empresas e 30 mil gestores, além de capacitar 100 mil jovens, no período de um ano. A adesão das empresas ocorre até o final de novembro, e o início do programa está marcado para janeiro.

O programa envolve, ainda, a adesão ao market place Ganhe Você (somente para sócios da ACPA), criado para ajudar lojistas e prestadores de serviço venderem melhor pela internet. "Uma das maiores reclamações dos varejistas é não ter um market place, então, aderindo ao Ganhe Você, os associados da entidade já recebem a ferramenta pronta", destacou o cofundador da 03 Mídia, Paulo Batuta. O canal de e-commerce já está no ar e deve começar com uma campanha especial para consumidores de Porto Alegre, aproveitando a Black Friday, que ocorre no próximo mês.

Fonte: Jornal do Comércio (RS)



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