Um fantasma que sempre
ronda as empresas é a falta de motivação, tanto dos funcionários, como dos
próprios empresários. Mas, afinal, o que é motivação? Como conseguir empregados
motivados?
Motivar é ter motivos. Ter motivos para trabalhar, para se dedicar, para se
comprometer, para querer vencer e aprender. É a própria
pessoa que se motiva uma pessoa desmotivada é uma
pessoa sem objetivos próprios, que será dirigida pelos motivos
alheios. O que a empresa deve e pode fazer é criar condições necessárias à
motivação, ou seja, criar um clima em que as pessoas se sintam motivadas a
empreender e fazer o necessário.
Estou lançando um livro com esse título. "Desmistificando a Motivação - no
trabalho e na vida" onde apresento 90 temas para pensar e se motivar pela
razão.
A discussão hoje é saber o que é motivação, os desafios de estar motivado em
tempos difíceis, motivação e a definição de objetivos e metas, além de
motivação e reconhecimento. Como e por que motivar pessoas é hoje um enorme
desafio. Motivação não é emoção. Muitas pessoas dizem ter assistido a uma
palestra de motivação, ficado uma semana motivadas e em seguida voltarem a ser
o que sempre foram. O problema é que elas ficam emocionadas e não motivadas.
Motivação são motivos que eu tenho que compreender pela razão.
E uma pessoa, para vencer os desafios do mundo em que vivemos, precisa aprender
a perder, a livrar-se da influência do mau humor e das
pessoas negativas, saber distinguir entre desejo e necessidade.
Assim, empresas
motivadoras têm pessoas motivadas e só pessoas motivadas poderão vencer, pois
elas sabem os "motivos" para sua ação e não ficam esperando para ver
o que acontece.
Pense nisso. Sucesso.
Por Luiz Marins