Diferentemente
do que muitos pensam, o varejo físico também possui uma infinidade de dados à
disposição dos empresários e profissionais. Saber o que fazer com essa
quantidade de informação é o que separa as empresas que têm sucesso das que não
conseguem se destacar em seus segmentos. Para conseguir extrair insights
importantes para seu negócio e conseguir crescer é preciso contar com o apoio
da tecnologia. Hoje, não é apenas o comércio eletrônico que tem soluções para
auxiliar na gestão. O ambiente offline também pode contar com o apoio.
1 - Plataforma de gestão financeira: Muitos sistemas de gestão financeira são desenvolvidos para
visualização do fluxo de caixa e DRE (demonstrativo do resultado do exercício).
Contudo, hoje é possível encontrar soluções que encaram esses relatórios não
como um fim, mas como uma consequência do dia a dia da empresa. Dessa forma,
conseguem automatizar processos e facilitar a rotina dos profissionais da área,
reduzindo o trabalho manual e erros operacionais - além de possibilitar que as
pessoas foquem em análise de dados e na rápida tomada de decisões.
2 - Soluções de gestão comercial: Vender é a essência de qualquer negócio - quem não vende seus produtos
e serviços, morre! Portanto, é fundamental também contar com uma boa ferramenta
que faça a gestão comercial de sua loja, garantindo que toda a movimentação
seja registrada e, principalmente, ofereça os principais indicadores para a
gestão de forma fácil e ágil. Assim, é possível tomar decisões assertivas e
elaborar a melhor estratégia de crescimento.
3 - Digitalização de documentos: Seja uma franquia grande ou pequena, a quantidade de documentos que um
gestor precisa lidar cresce a cada ano. Relatórios, notas fiscais e recibos são
apenas alguns exemplos que precisam ser guardados por muito tempo e ter uma
atenção redobrada com o armazenamento. O ideal é contar com recursos de
digitalização, pois reduz não apenas o espaço físico que esses papéis consomem
como também facilita a organização e a segurança.
4 - WhatsApp para comunicação: Pode ser uma ferramenta que oferece ganho estratégico. O bom uso do app
auxilia bastante na comunicação com a rede, compartilhamento de boas práticas,
divulgação de campanhas e/ou resultados e até mesmo no relacionamento com os
consumidores. Muitas lojas esabandonam o telefone fixo e utilizam os
smartphones por conta disso.
5 - Monitoramento de Fluxo: Tão importante em saber quanto vendeu, é saber o quanto deixou de
vender. A maioria das lojas que apresenta desempenho ruim não é por queda de
fluxo de consumidores, mas por baixa produtividade e conversão. Portanto, medir
a quantidade de pessoas que o local teve é essencial para analisar se a equipe
de vendedores está com um ótimo indicador de conversão e até ver se determinada
ação de marketing teve o efeito esperado.
Por Henrique Carbonell - Sócio-fundador da F360º