Atitude é comportamento, modo de proceder ou de
agir.
Ser empreendedor é estar
o tempo todo descobrindo maneiras de se desenvolver, seja criando o que ainda
não existe, seja melhorando as condições já existentes. Atitude é comportamento,
modo de proceder ou de agir. Para ser bem-sucedido nos negócios, o
empreendedor terá de cultivar algumas qualidades e atitudes que são
indispensáveis:
Buscar oportunidades
- O conhecimento é o ponto de partida em qualquer
negócio. Conhecendo o mercado, fica mais fácil observar onde estão as
oportunidades. Quanto maior o conhecimento da realidade e quanto maior o
entendimento da área em que se pretende atuar, menores serão os riscos.
Ter Iniciativa
- Sair da zona de conforto. Ser disposto a agir.
Ter metas
- Saber o que quer. Ter objetivos claros e bem
definidos. Sem metas, perde-se o foco, pois "quem não sabe para onde vai,
qualquer caminho serve". Toda meta deve ser desafiante. Estabelecer metas é
muito importante, pois especifica o que se quer e as condições para isso: tempo
(quando), o quanto e aonde se quer chegar.
Ser persistente
- É insistir nos planos, procurar soluções
alternativas e buscar resolver todos os problemas. Ser persistente não é ser
teimoso, é enfrentar as dificuldades. Pode não ser fácil, mas é uma atitude
fundamental para se alcançar o sucesso.
Ser organizado
- Ser disciplinado e respeitar processos. Ter um
lugar para cada coisa e ter cada coisa em seu devido lugar. Sendo organizado
ganha-se tempo - "time is money". Também passa-se uma boa imagem
para o mercado e imagem é tudo em marketing, pois é através dela que se forma
uma marca.
Estabelecer e cultivar
relacionamento - Buscar novos e cultivar
antigos contatos que possam ser uteis à empresa. Donos de negócio precisam
saber se relacionar com pessoas, tratá-las bem, ser atenciosos. Pessoas são as
mais preciosas fontes de informações e soluções.
Ser persuasivo
- persuasão é a capacidade de influenciar pessoas. Um
empresário tem de desenvolver a capacidade de fazer as pessoas perceberem o que
ganham colaborando com as suas sugestões.
Planejar e monitorar
sistematicamente os resultados - planejar
as metas e acompanhar os resultados e se necessário corrigir o curso das ações
para atingir os objetivos.
Melhorar sempre a
qualidade e a eficiência - A exigência de
qualidade e eficiência é sempre um diferencial em qualquer negócio. Quando se
oferece a qualidade e eficiência que os clientes esperam, se desenvolve uma
relação de confiança. É seu hábito pesquisar maneiras para melhorar a qualidade
e tornar seus produtos e serviços mais eficientes? É preciso surpreender e
melhorar sempre, para superar as expectativas e se destacar em relação à
concorrência. Mesmo pequenas mudanças são passos significativos em direção ao sucesso.
Desejo que você seja muito bem-sucedido (a) no desenvolvimento dessas
características empreendedoras.
Por Soeli de Oliveira