A maioria de nós tem
mais potencial do que um dia poderá vir a desenvolver. Geralmente, o que nos
impede é a coragem. Um líder habilidoso pode fornecer este importante
catalisador.
Seja qual for a
capacidade de liderança de um empreendedor, sempre dá para melhorar. O
começo de um novo ano serve de incentivo para se sair da zona de conforto da
mesmice e confrontar-se com as mudanças. É o momento propício para se fixar
novas metas e objetivos e até mesmo para estabelecer novos padrões de
comportamento.
Sabemos que liderar é
fazer as coisas através das pessoas. É muito fácil comprar o tempo e a presença
física de um indivíduo num posto de trabalho; difícil é conquistar o
comprometimento da sua alma com a empresa e sua missão. Para isso contribui
muito a forma com que os líderes se relacionam com a equipe.
Muitos empresários
queixam-se de que os negócios não crescem devido ao "apagão de mão-de-obra".
Um profissional de vendas verdadeiramente
qualificado não pensa em vender uma única vez ao cliente.
Ele tem consciência do
valor do cliente para a perenidade do negócio.
A negociação está
presente em praticamente todos os momentos de nossas vidas. Negociamos com
nossos filhos, cônjuges e amigos no dia-a-dia, muitas vezes sem percebermos. O
sucesso em vendas está diretamente ligado à capacidade de negociar.
A habilidade de vender
está cada vez mais associada ao sucesso ou fracasso dos empreendimentos.
Constata-se que grande
parte das empresas constituídas provém da capacidade técnica dos
empreendedores, mais voltados aos aspectos de produção do que aos de
comercialização. É comum ver-se empresas que têm como "gargalo" impedindo seu
crescimento a falta de capacidade em vendas, resultando nos excessos de
produtos em estoques nas indústrias e na ociosidade nas empresas de serviços,
gerando desiquilíbrio no fluxo de caixa.
Um profissional de
vendas verdadeiramente qualificado não pensa em vender uma única vez ao
cliente.
Ele tem consciência do
valor do cliente para a perenidade do negócio. Desenvolve uma postura de
solucionador de problemas, alimentando sistematicamente os clientes com novas
informações e soluções, agregando desta forma valor às relações com os
consumidores. Para isso é preciso que o profissional de vendas:
- Se aperfeiçoe
continuamente
- Conheça e utilize
permanentemente estratégias de prospecção
- Seja organizado e
invista a maior parte do seu tempo na frente de clientes
- Defina formas
adequadas de abordar os diferentes públicos-alvo
- Traga informações
sobre os concorrentes e tendências de mercado constantemente ao gestor de
vendas
- Seja proativo e não
espere que as coisas aconteçam passivamente, antecipando sempre que possível as
necessidades dos clientes
- Desenvolva a
capacidade de persuasão através do conhecimento profundo das necessidades dos
compradores e dos produtos e serviços que vende
Diante das condições
cada vez mais competitivas de mercado, dominar as técnicas de vendas e
negociação significa aumentar a competitividade da organização. Mais do
que a capacidade de vender produtos e serviços é fundamental que as empresas
aprendam a vender a sua imagem, conquistando a confiança e credibilidade de seu
público-alvo. O indivíduo que gosta e se orgulha da profissão de vendas,
conhece e desenvolve os aspectos relacionados com o poder e com a capacidade de
persuasão que distingue um bom de um mau negociador:
Poder pessoal: Otimismo,
persistência, percepção, clareza e dicção, aparência, postura, comunicação,
autoestima elevada, autoconhecimento e criatividade.
Poder externo: Informação,
tempo, capacidade financeira, concorrência, risco e legitimidade.
Vender benefícios: Um
profissional de vendas acima da média sabe que as pessoas não compram produtos
e serviços, mas os benefícios que eles proporcionam. Por isso, não foca seus
esforços de venda apenas nas características e atributos dos produtos e
serviços e sim nos benefícios que os clientes buscam através deles.
Não tem medo de objeções: Sabe
aproveitar as objeções apresentadas pelos clientes e descobre os verdadeiros
motivos que estão por trás de cada uma delas. Muitas vezes uma importante venda
começa quando o cliente diz não. Este é um dos segredos dos mais bem sucedidos
homens de vendas. Sem dúvida, o vendedor que sabe lidar com as objeções, supera
suas próprias expectativas de venda.
Por Soeli de Oliveira