Quem almeja fazer
carreira numa organização, precisa antes de tudo compreender a sua cultura
organizacional. As lideranças tendem a optar pela promoção de colaboradores
cujo comportamento se coadune com seu próprio comportamento. Por outro lado, um
colaborador ao optar por uma empresa espera encontrar um clima apoiador, capaz
de atender as suas expectativas e necessidades econômicas e sociais.
As organizações são como
impressões digitais, únicas. Cada uma tem sua história, cultura, tradições e
métodos de trabalho; estes elementos, em sua totalidade, formam o clima
organizacional. O conjunto das tradições (passado), das necessidades (presente)
e das aspirações (visão de futuro), dá origem à cultura das organizações.
A cultura molda e
explica a forma de ser, agir e reagir das instituições. Sendo assim, ao ser
aceito no quadro de funcionários de uma empresa, antes de sair por aí tecendo
comentários negativos, procure conhecer a sua história e a trajetória
empreendedora de seus fundadores, acionistas e proprietários.
Busque entender as
razões que fizeram a empresa ser como ela é e a fazer as coisas como faz. Só
então, tome as atitudes necessárias para corrigir os rumos, propor mudanças e
construir uma nova visão de futuro.
Quem almeja fazer
carreira numa organização, precisa antes de tudo compreender a sua cultura
organizacional. As lideranças tendem a optar pela promoção de colaboradores
cujo comportamento se coadune com seu próprio comportamento. Por outro lado, um
colaborador ao optar por uma empresa espera encontrar um clima apoiador, capaz
de atender as suas expectativas e necessidades econômicas e sociais.
A percepção que o
colaborador tem desse clima produz em sua mente a imagem da empresa, e sabe-se
que a primeira impressão é a que fica fortemente gravada. Dificilmente teremos
uma segunda chance para causar uma boa impressão como no primeiro contato.
Quando uma empresa trata os candidatos a emprego com pouco caso, por vezes
dando-lhes um "chá de banco" na recepção, está colocando uma pá de cal encima
do sonho de trabalhar numa empresa que respeita as pessoas e pela qual vale a
pena se comprometer.
Do ponto de vista da
compreensão da motivação humana, as dificuldades das pessoas começam quando
precisam trabalhar ou viverem juntas. As suas referências e perspectivas de
vida são únicas e particulares. O que motiva um indivíduo pode não ter nenhuma
importância ou significado para um outro. Não é fácil reconhecer e aceitar a
diversidade humana. Homens e mulheres são diferentes, pensam e agem de formas
diferentes. Jovens e adultos pensam e agem de maneira peculiar. Todas as
pessoas são diferentes e essas diferenças por vezes causam conflitos.
Somente profissionais
motivados são capazes de se responsabilizarem pelos projetos de uma empresa e
agirem como empreendedores em suas esferas de atuação, gerando resultados.
Resultados significativos e duradouros dependem da construção de uma equipe de
pessoas conectadas com o que fazem, dotadas de iniciativa, proativas,
planejadoras e autodisciplinadas.
Iniciativa é a ação
daquele que é o primeiro a propor ou a pôr em prática uma ideia. Pro atividade
é a capacidade de prever oportunidades, assim como problemas, fatos e atos
antes que aconteçam; é antever consequências e antecipar-se na ação, agindo com
rapidez e eficácia. Planejamento é a capacidade de antecipar o futuro tal como
queremos que ele seja, de forma a maximizar os recursos e resultados. É o
trabalho de preparação, no qual se estabelecem os objetivos, as etapas, os
prazos e os meios para a sua concretização.
Funcionário novato, para
ter um bom começo, deve "dançar" conforme a cultura organizacional, para só
depois de integrado ao sistema propor mudanças. Empresas que querem atrair e
manter em seus quadros pessoas com capacidade de realização acima da média
devem tratá-los desde o primeiro contato como clientes especiais.
Por Soeli de Oliveira