Delegar tarefas é muito mais do que
mandar fazer. Para ter êxito nessa empreitada, é preciso desenvolver as
competências e as habilidades de um líder.
1. Por quê? Delegar possibilita que você se
foque nos aspectos estratégicos do negócio, ao mesmo tempo em que aumenta o
comprometimento, a integração e as habilidades da equipe.
2. Quando? Sempre. Você precisa ter tempo
para se concentrar em fazer as coisas acontecerem na sua empresa. Para isso,
precisa delegar tarefas, sobretudo as do plano operacional.
3. O quê? Analise constantemente suas
atividades e veja quais podem ser feitas pelos colaboradores. Lembre-se, porém,
que delegar não é se livrar do trabalho de que não gosta de fazer.
4. A quem? Isso exige que você conheça o
perfil e as habilidades de cada colaborador para delegar a tarefa certa para a
pessoa certa. Tome dois cuidados: distribua as atividades de forma equilibrada,
sem sobrecarregar os que você considera mais aptos, e treine a pessoa antes de
atribuir-lhe a responsabilidade.
5. Como? O trabalho, seus objetivos e
impactos no negócio, o resultado esperado, os prazos de início e término, as
responsabilidades e o grau de autoridade que o colaborador terá para realizá-lo
precisam ficar claros. Ter processos definidos torna a delegação absurdamente
mais fácil. Acompanhe a evolução, mas dê espaço para a pessoa fazer as coisas a
seu modo.
6. E você? Sua função é criar condições
para que a equipe execute a atividade da melhor forma. Isso implica acompanhar
as tarefas, esclarecer as dúvidas, eliminar as dificuldades e valorizar os
trabalhos bem feitos. Afinal, a responsabilidade pelos resultados - bons ou
ruins - é somente sua.
Fonte:
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