Todos os
consumidores podem contribuir para o aperfeiçoamento de seu produto ou serviço.
Veja algumas formas de
incentivá-los a dizer o que pensam:
1.Caixa de sugestões. Uma
ótima
ferramenta para empresas com atendimento presencial. Instrua os atendentes a
entregarem aos clientes um formulário com perguntas básicas e solicitarem seu
preenchimento.
2.Pedidos diretos de avaliação. O feedback pode ser
pedido por e-mail, telefone ou pessoalmente após o fechamento do negócio. Outra
maneira é criar um botão "Avalie-nos" na página inicial do site, que remete
para um campo em branco em que a pessoa pode se manifestar.
3.Redes sociais. Dada sua popularidade, esses canais
não podem ser desprezados. Crie perfis profissionais nas mídias mais usadas por
seus clientes e interaja com eles. Tome dois cuidados: mantenha-as atualizadas
e não deixe nenhum feedback sem resposta.
4.Pesquisas. Podem ser feitas por plataformas
específicas, publicadas no site e nas redes sociais ou, até, encaminhadas por
e-mail. As perguntas devem ser poucas, para não desestimular a resposta, mas
suficientes para captar a opinião dos consumidores.
5.Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Mais do que um meio de solucionar rapidamente os
problemas dos compradores, os SACs são uma fonte inesgotável de sugestões e
queixas que você pode usar para melhorar seus
produtos.
6.Cultura orientada para o cliente. Imagine toda a
empresa trabalhando com a perspectiva "estou fazendo todo o possível para
conquistar um cliente fiel?". Se a Apple conseguiu, você também pode. Mas só
tem um jeito de os colaboradores aderirem à cultura empresarial: pelo exemplo
dos gestores.
Fonte: Contas em Revista
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