Ferramentas
tecnológicas simples e acessíveis favorecem a administração das empresas de
pequeno e médio portes, aprimorando sistemas de controle e contribuindo para a
evolução dos negócios.
Num
mercado cada vez mais competitivo, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de
perder tempo, dinheiro e informações por falta de estrutura tecnológica. Com o
processo de transformação digital em curso, surgem novos recursos com
funcionalidades e preços que atendem às necessidades de negócios de todos os
portes e segmentos. Algumas soluções, como softwares online e aplicativos, podem
ser usados gratuitamente.
"A
adesão à tecnologia nos traz rapidez na tomada de decisão e nos leva a um
patamar de maior competitividade", resume a doutora em engenharia de produção e
professora de pós-graduação em Administração da Universidade Estadual Paulista
Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Glaucia Aparecida Prates.
O
impacto maior está no desenvolvimento das estratégias de negócios, esclarece o
coordenador do curso de Administração e do curso de Gestão de Tecnologia da
Informação da FIAP, Cláudio Carvajal.
"As
empresas têm a oportunidade de repensar o uso da tecnologia em seus negócios e,
muitas vezes, mudar o próprio modelo aproveitando o potencial de novas
tecnologias. Mas, além disso, a tecnologia melhora a eficiência de diversas
áreas, como controle financeiro, acompanhamento de processos, etc."
Investimento bem
pensado
Antes
de aderir às novas tecnologias, os gestores precisam alinhar as ferramentas com
as estratégias do negócio. "Se a estratégia da empresa é expansão de mercado,
deve priorizar investimentos em tecnologia de marketing digital. Mas, se
a prioridade é melhorar a eficiência, deve priorizar investimento em
tecnologias que reduzam custo ou melhorem a análise de dados", exemplifica
Carvajal. Só então é que a companhia deve começar a "avaliar potenciais
fornecedores e parceiros, levando em conta preço, capacidade técnica
comprovada, prazo e reputação no mercado", recomenda o professor.
Além
disso, é fundamental verificar como será feita a integração entre sistemas
operacionais internos e externos, orienta Prates. "Muitas vezes, os dados estão
em plataformas que não se conversam e isso pode, na realidade, virar um
verdadeiro tiro no pé". É necessário, também, treinar e desenvolver
profissionais que ficarão encarregados do processo de implantação e utilização
dos novos sistemas.
"Reduziu-se
muito o custo de implantação e manutenção dos softwares", frisa Prates. "O
sistema ERP, hoje, é muito mais navegável e autoexplicativo. Sem dúvida, a
implantação do ERP trouxe uma nova mentalidade à gestão de empresas de todos os
portes".
Sete
áreas beneficiadas pela tecnologia
Para
pequenas e médias empresas, há um conjunto de ferramentas gratuitas ou de
custo bastante reduzido que auxiliam em diferentes processos da gestão.
Confira!
Administração
geral
Market
Up: possui recursos voltados para atendimento ao cliente, controle de
estoques e gestão.
Bling!:
sistema de gestão para pequenas e médias empresas, contemplando, também, uma
variedade ampla de funções.
Lite
Free: suas funcionalidades destinam-se a quatro áreas: financeiro, estoque,
comercial e notas fiscais.
Bitrix24:
ferramenta que atende às necessidades de áreas como marketing, recursos
humanos, gerenciamento de projetos e atendimento aos clientes.
Gestão fiscal e
financeira
Conta
Azul: sistema de gestão focado em soluções para área financeira.
Gerenciamento de
projetos, processos e produtividade
Trello:
aplicativo online para gerenciamento de projetos e organização da rotina.
TinyERP:
desenvolvido para padronizar processos e aumentar a eficiência da operação.
Gestão de dados
Refinaria
de dados: desenvolvido para análise de dados a fim de melhorar a tomada de decisões.
Comunicação
interna
Slack:
software de comunicação que integra equipes de trabalho em um único canal,
facilitando a interação e a produtividade.
Compartilhamento
de documentos
Google
Drive: serviço de armazenamento e envio de documentos.
Análise de dados
de sites
Google
Analytics: ferramenta para analisar o desempenho de sites e aplicativos,
auxiliando no monitoramento dos visitantes das páginas.
|
Fontes: Contas em
Revista / Claudio Carvajal e Glaucia Aparecida Prates.
Gostou da matéria e quer continuar
aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?
Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter
Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você
acompanha as nossas atualizações em primeira mão!