A Brot Wein traz
iguarias de Hamburgo e Munique
Pão
é, indiscutivelmente, um alimento mundial. A história conta que a iguaria
surgiu há 12 mil anos e, desde então, vem sendo reinventada com diferentes
receitas e preparações. Com o intuito de trazer para o Rio Grande do Sul o
jeito alemão de fazê-lo, os empreendedores Willian Aratani e Allana Konflanz,
ambos com 29 anos, tomaram a frente da Brot Wein (rua Félix da Cunha,
nº 715, em Porto Alegre).
Criado
por Leandro Konflanz, irmão de Allana, o local foi idealizado após viagens pela
Alemanha, que afloraram nele o amor pela tradição daquele país. Em maio de
2019, Leandro deixou o negócio, que foi adquirido por Willian e Allana.
"Não queríamos que o negócio morresse", afirma a designer de
interiores. O investimento inicial do irmão, conta ela, foi de R$ 220 mil.
A
logística da Brot Wein é elaborada. Todos os 35 tipos de pães são
importados de Hamburgo e Munique. Pré-assados e congelados, os lotes chegam
de navio no porto de Santos e de Itajaí e seguem rumo a Porto Alegre. Segundo a
empresária, a qualidade não se perde nesse processo.
"São
todos de fermentação natural, veganos, sem lactose, conservantes e
transgênicos", afirma Allana, destacando que a legislação da Alemanha
proíbe a produção de alimentos com agrotóxicos.
Na
loja, é possível degustar os produtos acompanhados de cafés, vinhos ou
espumantes importados. Na cartela, são 140 rótulos. Para levar, a clientela
pode comprar os pães prontos ou congelados para assar em casa.
"O
que mais tem saído é o pão rosa, feito de trigo e flocos de batata. Ele se
chama assim por lembrar as pétalas da flor", explica Willian. Outra
variedade que faz sucesso é a cesta com seis pães pequenos, que custa R$ 25,00.
O
valor agregado dos produtos, explica Allana, é compreendido pelo público.
"Já criamos uma cartela de clientes que vêm semanalmente", afirma. A
média de saída dos itens é de 180 a 200 unidades por dia, afirma Willian, que é
formado em Administração de Empresas.
Para
proporcionar uma experiência típica do país germânico, a padaria conta com uma
série de iguarias que servem de acompanhamentos. Chucrutes, geleias e salsichas
são algumas das opções.
A
preocupação com a variedade é para homenagear os mais apegados às tradições.
"Às vezes, chegam aqui falando alemão. Então, quero começar um curso
logo", conta o administrador.
Além
da fluência no idioma, outra meta dos empreendedores é abrir a parte de trás do
espaço para eventos externos. Em março, duas novidades serão inseridas no menu:
uma tábua de salsichas alemãs e o cachorro-quente clássico.
Eles
estão adaptando o cardápio para ficar ainda mais tradicional. Talvez seja essa
a receita de sucesso: adaptação constante e acreditar nas ideias.
Fonte: Jornal do
Comércio do RS/GeraçãoE
Gostou da matéria e quer continuar
aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?
Assine, gratuitamente, a nossa Newsletter
Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e assim você
acompanha as nossas atualizações em primeira mão!