Não só da
variedade, qualidade, marcas dos produtos oferecidos e bons preços sobrevive o
varejo, embora todos esses fatores sejam fundamentais. As pessoas envolvidas no
negócio interferem positiva ou negativamente nos resultados alcançados; afinal,
é através do relacionamento entre as pessoas que as vendas acontecem.
No acender das luzes do século XXI, muitos mitos em relação à gestão de
recursos humanos foram sepultados, entre eles:
"- Manda quem pode, obedece quem precisa."
"- As
pessoas são o que são e não mudam."
"- É muito
caro investir na gestão de pessoas."
"- Gestão de
pessoas é coisa para empresas grandes."
"- Para quê
investir nos colaboradores, se depois de treinados eles vão embora?"
Neste tempo
de "apagão de mão-de-obra", os gestores precisam mais do que nunca agir de
forma planejada para atrair, desenvolver, manter e reter bons profissionais a
fim de garantir a competitividade dos negócios. Bem mais que os custos da folha
de pagamento, a gestão de pessoas deve ser vista como uma área de geração de
resultados. Nessa área se consegue melhor retorno valorizando as pessoas como
seres humanos e reconhecendo o potencial de cada uma.
Os lojistas que querem ter mais e melhores resultados nas vendas devem atuar como
líderes desenvolvedores de equipes, favorecendo um ambiente de trabalho
saudável e produtivo, pois somente colaboradores comprometidos são capazes de
dar o melhor atendimento, com a máxima agilidade, de forma a conquistar a
fidelidade dos clientes, atraídos para a loja através de esforços de marketing.
Na prática de gestão de pessoas é preciso estabelecer uma parceria para o
trabalho em equipe, conciliando os interesses das organizações e das pessoas.
Empresas querem lucro, produtividade, eficácia e a maximização de recursos
físicos e financeiros investidos. As pessoas anseiam por justa remuneração,
desafios, sentimento de pertencimento, benefícios, lazer, segurança no emprego
e no ambiente de trabalho.
Quais estratégias a sua empresa está adotando para atrair, manter e reter
profissionais competentes no seu negócio?
Por Soeli de Oliveira