Na praia, onde tenho minha residência, alguns
pescadores comentam, que quando o camarão dorme, a onda leva... Lembrei desta
expressão para falar sobre o atendimento comercial, pois existem profissionais
que trabalham no contato com clientes, que mais parecem estar dormindo ou
sonolentos.
Como em um passe de mágica, imagine que uma grande
onda aparece na sua frente! Quais as forças para superar este obstáculo? Se
esta onda levar o nome de crise, concorrência, inadimplência, problemas, medo e
incertezas, quais as suas reações e o desejo de superar este desafio?
Se os produtos estão ficando, cada vez mais
semelhantes e similares, quais os fatores determinantes diferenciam a sua
empresa dos seus concorrentes? Um importante diferencial competitivo está no
serviço oferecido e no atendimento que sua empresa apresenta aos clientes. A
cada onde (concorrência), levará quem não prestar um excelente atendimento!
Procure avaliar com maior frequência, o nível de
excelência no atendimento oferecido por seus funcionários. Invista na
capacitação das pessoas e busque fortalecer o profissionalismo, gerando uma
integração mais harmoniosa de todos os setores da empresa. Crie diferenciais
cada vez mais competitivos, sem jamais esquecer: camarão que dorme... a onda
leva!
Por Dalmir Sant'Anna