Para
aproveitar essa fase em que todos estarão mais preocupados em cuidar da sua
saúde e da sua família, podemos sentar e aproveitar um pouco para planejar a
estratégia do nosso negócio, não?
Porque uma
coisa é fato: por conta das notícias sobre o Coronavírus, qualquer ação
de qualquer conteúdo de qualquer empresa tendo sua atenção
praticamente abafada.
Nessas
situações você tem duas alternativas:
1. Ignora que essa notícia está rolando - o que é um crime para quem busca
a atenção digitalmente das pessoas
2. Surfa essa onda e veja como seu negócio pode ser útil nesse processo
Durante essa crise, existem alguns cases legais de empresas que fizeram
uma ação que beneficiou a sociedade e fortaleceu a marca da empresa:
· Louis Vuitton parou a produção da sua divisão de perfumes para produzir
álcool gel e doar para hospitais
· iFood cria fundo de 1 milhão de reais para ajudar entregadores que
ficaram em quarentena por causa do vírus
· Uber também dá assistência aos motoristas que estiverem na mesma
situação
· Diversas Operadoras de TV liberaram canais fechados para não-assinantes
· Google libera Hangouts Meet sem custos para até 250 pessoas
· Burger King reforça medidas de higiene e doa parte dos lucros para o SUS
· E até o PornHub liberou a conta premium na Itália para incentivar os
italianos a permanecerem nas suas residências
O mais legal
de tudo isso é que algumas ações foram puramente apoio à sociedade e outras
foram belas estratégias de captação de clientes.
Vamos aos
fatos:
· Quantos de vocês já usaram o Google Hangouts Meet antes? E agora,
cogitam ou não a possibilidade de usa-lo?
· Operadoras de TV usam estratégia do modelo "freemium" com objetivo de
encantar os clientes por aqueles canais que ele nunca assistiu para quem sabe
incentiva-lo a fechar
Gente, eu
sei do lado positivo e humano das empresas, nós também estamos fazendo a nossa
parte da forma que podemos.
Entretanto,
não dá para negar que surfar essa onda pode ser uma boa estratégia para manter
seu negócio saudável em períodos de crise, não é mesmo?
E nessa fase
você tem apenas duas opções:
1. Aceita a crise
2. Enfrenta a crise de cabeça erguida
Eu
particularmente gosto de atuar no modo "ataque" e surfar essa onda.
Você tem que
aproveitar esse momento para ações que podem gerar impacto de curto e longo
prazo.
Explico: com
ações de curto prazo você pode aproveitar essa oportunidade que está todo mundo
na defensiva e fazer algumas ações que encantarão seu cliente.
Ações de
longo prazo pois você, sem atendimento ao público, ao invés de aproveitar para
ver uma série completa do Netflix, vai planejar com muita cautela os próximos
passos do seu negócio.
Mas antes da
gente falar um pouco dessas ações e dar alguns exemplos para os seus negócios,
é importante você entender como que começa e como que termina uma crise.
Lembro como
se fosse hoje de uma palestra que vi do economista Ricardo Amorim no final de
2017 onde ele falava que "estávamos no fundo do poço, poderíamos cavar mais um
pouquinho, mas logo logo voltaríamos a crescer" e foi o que aconteceu.
Nessa mesma
palestra ele falou que o que mudava a economia era a confiança das pessoas.
Se eu acho
que as coisas vão melhorar, eu começo a fazer coisas pensando que as coisas vão
melhorar.
Se eu acho
que as coisas vão piorar, eu seguro todos os meus investimentos e fico
quietinho até que essa fase negra passe.
E pensa
comigo: acontece como se fosse uma reação em cadeia.
O governo
para seus serviços, não lança mais editais, grandes prestadores de serviços do
governo param de receber, rescindem contrato com seus fornecedores, que por fim
demitem seus funcionários porque perderam grandes contratos, aquele funcionário
que planejava comprar uma casa nova segura o investimento para pagar suas
contas enquanto não arruma um novo emprego, o corretor fica sem comissão e já
não vai trocar de carro, e por aí vai.
Tudo no
crescimento de uma economia funciona na base da confiança.
Se você
estiver absurdamente pessimista com toda essa situação, é completamente
compreensível porque até eu que sou bastante otimista fiquei chocado quando fui
ao supermercado vendo prateleiras vazias e todo mundo usando máscara.
Achei que
essa coisa só acontecia na China ou outros países.
Só que não
tem jeito, você precisa ir para o ataque. Capacitar-se. Redesenhar as
estratégias.
Por que eu
falo isso e por que essa é uma oportunidade de ouro para você atacar?
1.
Está quase todo mundo na defensiva. Ninguém tem
coragem de investir em tempos de crise.
2.
As empresas estão fazendo home office e a
produtividade fica mais flexível, quiçá mais baixa.
3.
Os clientes estão cada vez mais em cada e o dia
inteiro plugado no celular e atentos à sua família e sua saúde
4.
O gatilho mental da crise se chama "escassez", está
todo mundo com sentimento de que "vai faltar" ou "não vai ser suficiente"
5.
Serviços considerados "supérfluos" deixam de ser o
foco nesse momento
De acordo
com a Pirâmide de Maslow (abaixo) em momentos de crise, as pessoas tendem a
olhar para as questões da base da pirâmide.
Por esse
motivo, se o seu serviço ou produto está no topo da pirâmide, pense em
redesenhá-lo de forma que você consiga atender a base da pirâmide.
A melhor
forma de você fazer isso é ajustando sua comunicação de forma que seu
cliente fique encantado com você enquanto você gera valor nessa fase
turbulenta.
Lembre-se
disso: a Louis Vuitton não vai vender perfumes nessa época. Decidiram fazer uma
boa ação, mas também fortalecer a marca doando álcool gel para hospitais.
De qualquer
forma, o que eles poderiam vender nessa mesma época que atendesse questões
fisiológicas e de segurança? Por que não comprar um álcool gel da Louis
Vuitton? Chique, né?
Brincadeiras
a parte, aqui é um breve exercício para você ver que nem tudo está perdido.
Se você faz grandes
eventos, por que não fazer pequenas reuniões? E por que não fazer grandes
eventos online?
Naturalmente
você vai precisar de novas habilidades. Aproveite este tempo para se conectar a
especialistas que podem fazer isso por você.
Da mesma
forma, que se você vende produtos no varejo - por que não fazer entregas grátis
para garantir que seus clientes não deixem de ser atendidos?
E se você
tem uma loja de roupa, por que não deixar algumas roupas, de forma consignada,
na casa das suas melhores clientes para elas provarem enquanto esperam esse
tumulto passar?
Se você
arruma ar condicionado, por que não ensinar as pessoas a limparem seus
aparelhos nesse período onde a saúde é tão importante?
Sua empresa
pode ser muito útil para muita gente.
Essa é uma
tremenda forma de você ativar o gatilho mental da reciprocidade.
Se você
ajudar uma pessoa a "sobreviver" durante uma crise, você jamais será esquecido
ou esquecida.
Confia.
Da mesma
forma que estamos completamente atormentados pelo gatilho mental da escassez que
uma crise como essa gera, os demais gatilhos também impactam.
Em curto
prazo, são essas ações que você pode fazer. De forma resumida:
1. Rever seu mix de produtos ou serviços
2. Mudar o foco da sua comunicação para a base da pirâmide de Maslow
3. Não "mimizar" porque fecharam as portas do seu comércio ou diminuiu o
fluxo de clientes
4. Aumentar os investimentos em Marketing quando todos os outros estão
diminuindo
Se você
conseguir a proeza de fazer mais barulho que o Coronavírus para seu cliente
ideal, você estará no caminho certo.
No longo
prazo, saiba que em 15 dias todos voltarão às suas atividades normais e em 3-6
meses ninguém lembrará que esse vírus impactou nossa sociedade.
O
empreendedor principalmente o brasileiro tende a vender o almoço para comer a
janta. Ele não consegue imaginar como será a vida dele no dia de amanhã, quiçá
no mês que vem.
Sempre na
correria.
Agora, se
você é esse tipo de empreendedor, deve estar mais desesperado ainda. Eu
entendo.
Entendo
porque já fui assim.
Aprendi
minha lição, da pior forma.
Autoconfiança
é bom para lidar com os desafios, não para atuar de maneira irresponsável.
Hoje a
responsabilidade ainda é maior porque além de ser casado e ter uma filha, tenho
por volta de 50 funcionários.
Não dá para
tomar decisões na loucura.
É aquele
momento que você drena seu fluxo de caixa (que você deveria ter criado para nos
meses de abundância que tivemos até agora) para poder jogar na ofensiva e
garantir os próximos meses.
Talvez você
não venda nesse período (estou falando isso por precaução porque acho que é
totalmente factível SE ajustado a oferta para esse momento), mas você precisa
GARANTIR OS PRÓXIMOS MESES.
O problema
da crise não é a crise em si, mas o que fazemos enquanto ela acontece.
Se você
precisava falar com 10 clientes para vender um serviço. Na crise você vai
precisar trabalhar um pouco mais. Talvez você precise falar com 15, 20 ou até
30 para vender o mesmo serviço.
Na crise,
precisamos trabalhar um pouco mais duro para lidar com os altos e baixos.
Mas uma
coisa você precisa entender: num mercado que retrai 20%, ainda temos 80% do
capital disponível sendo negociado mercado afora.
Se temos 80%
do dinheiro circulando, ainda temos muito trabalho a ser feito.
Mas como
forma de incentivar seu planejamento e aproveitando esse período de baixa,
segue algumas ações para melhorar sua estratégia de marketing no médio-longo
prazo (porque vai precisar):
· Planeje a sua estratégia de conteúdo influente levando em
consideração uma mudança temporária nos hábitos de compra do seu cliente, mas
tenha um plano B caso isso aconteça mais rápido ou mais devagar
· Aumente seu investimento em tráfego pago nesse período de crise. Afinal,
enquanto todos choram você deve vender lenços. Provavelmente a concorrência vai
ser menor nesse período: acredite.
· Aproveite este momento para cuidar da sua saúde física e mental.
Empreendedor precisa aprender a lidar com crises, e essa é só mais uma.
· Por fim, seja estratégico para surfar cada momento dessa crise. Use o
timing das notícias para falar do seu negócio enquanto elas acontecem. Seu
negócio pode informar ao mesmo tempo que gera valor e ao mesmo tempo que
constrói desejo pelos seus produtos. Lembre-se: construímos desejo no
subconsciente dos nossos clientes.
Espero que
esse artigo seja mais motivador do que desmotivador. O meu intuito aqui era
incentivar você a sair da zona de conforto e trabalhar o dobro mesmo que o
governo tenha suspenso suas atividades.
Mas mais do
que trabalhar de forma burra, meu intuito aqui era incentivar você a trabalhar
de forma mais inteligente e focada no que pode gerar resultado para sua vida e
seu negócio.
Torço para
que essa crise seja passageira, mesmo com todos os desafios que ela
proporciona.
Em tempo,
convido você a conhecer uma ferramenta incrível que pode ajuda-lo a sair dessa
crise usando o Instagram como principal fonte de captação de clientes:
http://paginas.agenciamito.com.br/kit-venda-mais
Por
Luiz Gustavo Schroeder Vieira
Luiz
Gustavo é especialista em vendas usando o poder internet. É graduado em
Sistemas da Informação (UFSC). Formado pela Acton MBA no curso de Empreendedorismo
MyEJ. Já fundou (e vendeu) duas empresas de abrangência nacional e hoje é sócio
das empresas Agência Mito® e Gerenciar o Tempo Agora®. Mentor da startup
UNIRADIO e Diretor Jovem da ADVB/SC 2014/15.