Está
suspenso o atendimento presencial
nas unidades do
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país
até 30 de abril de 2020
, podendo ser prorrogado esse
prazo.
A
determinação consta na Portaria INSS 412/2020,
do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, publicada nesta segunda
feira (23/3/2020) no Diário Oficial da União.
A
norma trata da manutenção dos direitos dos beneficiários do INSS em razão do
atendimento restrito, para enfrentamento da emergência decorrente da pandemia do
coronavírus (Covid-19).
No período em que as
agências estiverem fechadas, os requerimentos de serviços previdenciários e
assistenciais deverão ser realizados, exclusivamente, por meio de dois canais
remotos: Meu INSS e Central de atendimento 135.
Já
os agendamentos estão suspensos, inclusive de reabilitação profissional e
serviço social, devendo ser reagendados apenas quando do restabelecimento do
atendimento presencial nas unidades do INSS. Está garantida, no entanto, a observância da data de entrada do
requerimento.
Perícias Médicas - Desnecessidade - Procedimento Virtual (Internet)
A
partir de agora, o INSS, em conjunto com a Perícia Médica Federal, dispensará o
segurado da necessidade de comparecer em uma agência para a perícia médica
presencial.
Dessa forma, os
segurados que fizerem requerimentos de auxílio-doença e Benefício de Prestação
Continuada (BPC) para pessoa com deficiência devem enviar o atestado médico
pelo Meu INSS.
A
medida tem por objetivo assegurar a saúde dos cidadãos, em especial a dos
idosos.
Após o upload do
atestado, o documento será recepcionado pela perícia médica, que fará as
devidas verificações. A medida acelerará o processo
de análise e evitará que milhares de pessoas se desloquem para uma agência.
Vale
destacar que, para quem já fez o requerimento, basta enviar o atestado pelo Meu
INSS.
Com a medida, as
agências estarão fechadas e um servidor estará de plantão, por telefone ou
e-mail, para esclarecer eventuais dúvidas sobre o meu INSS. Serão
disponibilizados para os segurados os telefones e e-mails das agências para que
entrem em contato.
Vale lembrar que
todas as medidas também se estendem ao segurado que tenha a covid-19, ou seja,
em caso de requerimento do auxílio-doença, todo o processo deve ser virtual.
Os
segurados que aguardam a análise do BPC (para pessoa com deficiência) também
poderão receber um adiantamento de R$ 200, ou seja, com a medida, há a
possibilidade de zerar a fila de requerimentos desse benefício, que hoje é de
cerca de 470 mil à espera de análise.
Contudo, a medida,
para ser implementada, precisa de aprovação de projeto de lei que será enviado
ao Congresso Nacional.
Outra medida que
visa à segurança dos segurados é suspender a necessidade de
cadastro no CadÚnico para receber o BPC.
Com todas essas
medidas, o INSS, além de garantir a saúde dos segurados, que não precisarão
mais ir às agências, pretende agilizar a análise dos requerimentos, uma vez que
servidores que foram retirados do atendimento ao público serão realocados para
a análise de requerimentos.
O INSS espera que,
nos próximos dias, grande parte dos servidores já estejam trabalhando na
análise, de forma remota. Nesse regime de teletrabalho, cabe destacar, há metas
de desempenho a serem cumpridas, o que garantirá ao segurado maior agilidade na
análise dos requerimentos.
Segurança para os
cidadãos
É importante
destacar que os segurados não precisam sair de casa, em especial os idosos,
evitando, assim, a exposição ao risco de contágio. É possível acessar os
serviços direto pelo Meu INSS, no site ou aplicativo para
celular.
Fonte: INSS - Adaptado pelo Guia Trabalhista.
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