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Desafios atuais para os gestores de vendas


Publicada em 29/04/2020 às 09:00h 

Saiba quais são os grandes desafios atuais que o gestor de vendas deve vencer para ter o sucesso desejado

 

Atuar como gestor não é uma tarefa fácil.

 

Os desafios são diários, os obstáculos frequentes e a pressão por resultados e melhorias no processo só tendem a aumentar. Aliado a isso ainda tem a questão de liderar a equipe, atender o cliente e muito mais. Ufa! Haja sacrifícios.

 

Separei para você os grandes desafios que acredito que deve fazer parte da sua atenção diária e que se bem conduzidos trazem grandes benéficos para o seu negócio. São eles:

 

Este desafio está diretamente ligado a melhoria no seu modelo de negócios, sistemas de gestão e estrutura organizacional. Com uma lupa você deve revisar constantemente quais processos tornam a sua empresa mais burocrática, mais lenta e se realmente é preciso ter determinados controles no seu cardápio corporativo. Olhos bem atentos e abertos em relação ao que é efetivamente custo ou o que é investimento. O que agrega ou o que não traz nenhum tipo de benefício a rentabilidade. Estou falando de produtos que não giram mais, controles demais e muita, mas muita atenção, em especial, a logística e ao estoque. Lembre-se que nestes dois departamentos sempre tem muito capital investido.

 

Esse é o desafio da moda. O mantra: atrair, reter e manter talentos deve ser recitado todos os dias antes de entrar e tão logo ao sair do trabalho. Brincadeiras à parte a pergunta que eu faço é direta: - O que a sua empresa faz para ser um lugar agradável para se trabalhar? O quanto é investido em treinamentos técnicos ou para alterar comportamentos e assim aumentar o comprometimento das pessoas?

 

São as pessoas que produzem ideias, inovam, atendem os clientes, enfim são a alma do negócio. Com tanto conhecimento disponível sobre gestão de pessoas, me desculpe, mas não é mais admissível não ter políticas e ações claras para tornar esse mantra uma realidade em sua empresa. Demitir e contratar são processos caros e desgastantes, faça o seu melhor com a equipe que tem.

 

Bem, você sabe, minha especialidade é vendas, então não posso deixar este assunto de fora. Mas vou ser direto: o que sua empresa, e você gestor comercial faz para:

 

- Criar confiança mútua entre seu cliente e a equipe de vendas?

- Treinar a sua equipe para conhecer a fundo as necessidades e o comportamento de compra dos seus clientes? E o principal...

- Está claro para sua equipe o que motiva o seu cliente a comprar da sua empresa?

 

Para não complicar muito a sua vida listei apenas três grandes desafios. Acredito piamente que se você manter o foco, estudar, visitar outras empresas que são referências na área para conhecer outras realidades e se dedicar de corpo e alma o resultado a médio e a longo prazo só pode ser positivo.

 

Boa sorte na sua jornada!

 


Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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