Saiba
quais são os grandes desafios atuais que o gestor de vendas deve vencer para
ter o sucesso desejado
Atuar
como gestor não é uma tarefa fácil.
Os
desafios são diários, os obstáculos frequentes e a pressão por resultados e
melhorias no processo só tendem a aumentar. Aliado a isso ainda tem a questão
de liderar a equipe, atender o cliente e muito mais. Ufa! Haja sacrifícios.
Separei
para você os grandes desafios que acredito que deve fazer parte da sua atenção
diária e que se bem conduzidos trazem grandes benéficos para o seu negócio. São
eles:
Este
desafio está diretamente ligado a melhoria no seu modelo de negócios, sistemas
de gestão e estrutura organizacional. Com uma lupa você deve revisar
constantemente quais processos tornam a sua empresa mais burocrática, mais
lenta e se realmente é preciso ter determinados controles no seu cardápio
corporativo. Olhos bem atentos e abertos em relação ao que é efetivamente custo
ou o que é investimento. O que agrega ou o que não traz nenhum tipo de
benefício a rentabilidade. Estou falando de produtos que não giram mais,
controles demais e muita, mas muita atenção, em especial, a logística e ao
estoque. Lembre-se que nestes dois departamentos sempre tem muito capital investido.
Esse
é o desafio da moda. O mantra: atrair, reter e manter talentos deve ser
recitado todos os dias antes de entrar e tão logo ao sair do trabalho.
Brincadeiras à parte a pergunta que eu faço é direta: - O que a sua empresa faz
para ser um lugar agradável para se trabalhar? O quanto é investido em
treinamentos técnicos ou para alterar comportamentos e assim aumentar o
comprometimento das pessoas?
São
as pessoas que produzem ideias, inovam, atendem os clientes, enfim são a alma
do negócio. Com tanto conhecimento disponível sobre gestão de pessoas, me
desculpe, mas não é mais admissível não ter políticas e ações claras para
tornar esse mantra uma realidade em sua empresa. Demitir e contratar são
processos caros e desgastantes, faça o seu melhor com a equipe que tem.
Bem,
você sabe, minha especialidade é vendas, então não posso deixar este assunto de
fora. Mas vou ser direto: o que sua empresa, e você gestor comercial faz para:
-
Criar confiança mútua entre seu cliente e a equipe de vendas?
-
Treinar a sua equipe para conhecer a fundo as necessidades e o comportamento de
compra dos seus clientes? E o principal...
-
Está claro para sua equipe o que motiva o seu cliente a comprar da sua empresa?
Para
não complicar muito a sua vida listei apenas três grandes desafios. Acredito
piamente que se você manter o foco, estudar, visitar outras empresas que são
referências na área para conhecer outras realidades e se dedicar de corpo e
alma o resultado a médio e a longo prazo só pode ser positivo.
Boa
sorte na sua jornada!
Por Paulo Araújo