Na Flórida, EUA, veículos fazem o transporte de
testes de Covid-19
Já não é novidade que as novas
tecnologias são o caminho de futuro para a indústria automobilística.
Desde o final de março, quatro veículos
sem nenhuma pessoa a bordo começaram a operar de forma totalmente autônoma na
cidade de Jacksonville, na Flórida (EUA), para garantir o transporte mais
seguro de testes de Covid-19. Eles percorrem uma rota que vai dos pontos de
drive-thru na Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos na prática
clínica, até o laboratório de processamento da instituição.
A tecnologia dos carros autônomos permite
proteger a equipe médica da exposição a um vírus que, como se sabe, é altamente
contagioso, além de liberar tempo para eles se dedicarem ao atendimento aos
pacientes. A iniciativa é resultado de um acordo firmado entre a Mayo Clinic, a
Autoridade de Transporte de Jacksonville, a Beep, startup de serviços de
transporte para mobilidade autônoma em ambientes de baixa velocidade, e a
Navya, especializada no design e na construção de veículos. As rotas
percorridas pela minivan, modelo de carro adotado, são isoladas de pedestres,
tráfego e funcionários.
Um veículo guiado é enviado junto para
acompanhar o trajeto. Tudo é monitorado por um sistema de comando. "É
emocionante poder levar esta solução inovadora para apoiar um desafio tão
crítico", destaca o CEO da Beep, Joe Moye, salientando a grande liderança
em inovação na saúde da Mayo Clinic.
Mesmo que a maioria dos testes com carros
autônomos no mundo esteja suspensa temporariamente em função da pandemia,
iniciativas como essa são uma sinalização positiva do quanto as novas
tecnologias podem ser fundamentais nesta evolução dos setores tradicionais,
como o automobilístico, na direção de uma visão de futuro. Um setor, aliás, que
está sendo bem castigado por esse cenário. Estudo da consultoria global
McKinsey em parceria com o seu Center for Future Mobility mostra que o efeito
mais imediato e visível do coronavírus no setor automotivo tradicional é a
paralisação de muitas fábricas - que provavelmente produzirão 7,5 milhões a
menos de veículos em 2020. No auge da crise, mais de 90% das fábricas na China,
na Europa e na América do Norte fecharam. Com as vendas de veículos em queda,
vieram as demissões.
Ao analisar o impacto da Covid-19 em
futuras soluções de mobilidade, a instituição prevê que o avanço da pandemia e
a busca por distanciamento físico vão influenciar as preferências da mobilidade
das pessoas. Entre 2020 e 2021, os indivíduos se afastarão dos serviços de
mobilidade compartilhada e do transporte público, para reduzir os riscos de
infecção, e irão preferir usar o seu próprio carro. Em cidades chinesas, carros
particulares, caminhadas e ciclismo ganharam mais participação desde o início
da pandemia, enquanto o número de ônibus e metrôs diminuiu. Essas mudanças
deverão ser temporárias, e as soluções de mobilidade compartilhada devem se
recuperar.
Ao mesmo tempo, o estudo da McKinsey
aponta que a pandemia pode produzir algumas mudanças permanentes no longo
prazo. É o caso dos veículos autônomos, que, se aprovados para uso na estrada,
podem ter uma demanda acima do esperado, pois permitem o distanciamento físico.
O setor automobilístico já vinha sendo um dos mais impactados pelas mudanças
que chegaram com a nova economia digital - basta dizer que muitas montadoras
consideram players como Baidu, Uber e Apple como seus grandes concorrentes, e
não mais os seus pares tradicionais. Um cenário como esse de Covid-19 deverá
ser ainda mais desafiador e reforçará a visão de inovação e de atenção às novas
demandas dos consumidores.
Fonte:
Jornal do Comércio do RS.
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