Quando se faz o que
gosta não percebe o tempo passar.
A maioria dos
clientes da M&M Assessoria Contábil, assim como muitos pequenos empresários
do bairro Sarandi, em Porto Alegre, conhecem a história desta assessoria
contábil. Mas, para aqueles que ainda não a conhecem, a seguir apresenta-se um
breve relato.
Tudo iniciou na
década de 1980, no prédio da Av. Assis Brasil, 6656/1º andar, onde na época
funcionava o Escritório Contábil Sarandi, de propriedade do Contabilista Alceu
Osvaldo Schaffer. Nesse escritório, os então estudantes de contabilidade Mauro
Boaro e Marcone Hahan de Souza, trabalhavam desde 1981 e 1985, respectivamente.
Contando com o
conhecimento adquirido nos bancos escolares e com a experiência prática, no dia
10/07/89, portanto há 31 anos atrás, nascia a M&M Assessoria Contábil, em
uma pequena sala (aproximadamente 25m²) na Av. Assis Brasil, 6724, em Porto
Alegre, na época contando com o trabalho apenas de seus dois sócios, ainda bem jovens,
ambos com 23 anos de idade. Era uma nova assessoria de contabilidade que abria
as suas portas para atender a comunidade empresarial.
Graças a Deus, o
crescimento veio. Já em seguida precisou aumentar o espaço físico, locando
outras salas no mesmo prédio. Em jun/92, um grande sonho se realizava. A
M&M passou a utilizar a sua sede própria. Que satisfação!
Em 2000, a M&M
mudou para a sede atual, na Av. Assis Brasil, 6656/1º andar, bairro Sarandi, em
Porto Alegre. Ou seja, o mesmo local onde na década de 1980 os sócios da
M&M haviam trabalhado como empregados. Uma parceria com o
"ex-patrão" tornou possível a utilização de um local mais amplo
(inicialmente utilizando 250m²) e com maior visibilidade no mercado. Em 2003,
foi acrescido 120m² e, em MAI/2009, passou-se a utilizar mais uma área,
totalizando 500m² a atual sede da M&M.
A M&M possuí,
também, desde 1996, um programa de cursos e palestras. Edita mensalmente
o Informativo da Contabilidade (em papel), ininterruptamente
desde 1997. Desde 1999, dispõe de site na internet (www.MMcontabilidade.com.br). A
M&M disponibiliza uma newsletter, com informações das
áreas tributária, trabalhista, contábil e societária, assim como abordando
outros temas de interesse dos micros e pequenos empresários, enviada para
milhares de empresas, também sem interrupções, desde 2001. Desde 1998 oferece
consultoria jurídica gratuita aos seus clientes.
Objetivando sempre
pela melhoria da qualidade dos seus serviços, a M&M mantém o Programa
de Qualidade M&M XXI. Em 2010 foi implantado o M&M Virtual,
um sistema para envio e recebimento de documentos, de forma eletrônica,
diminuindo, significativamente, a necessidade do transporte físico de
documentação. Em 2011, a Safeweb passou a disponibilizar a Certificação
Digital para clientes da M&M e para a comunidade empresarial,
na sede da M&M, na Zona Norte de Porto Alegre e, a partir de 2013, em
Gravataí (RS) e, a partir de 2015, no Centro de Porto Alegre e, a partir de
2018, em Glorinha (RS). Em 2012 investiu-se mais na infraestrutura, instalando
um gerador de grande porte (27KVA) para atender nas situações
de quedas ou faltas de energia elétrica. Ainda, em 2012 e em 2014, a M&M
foi homenageada pelo SESCON/RS (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do
RS) como uma das dez assessorias de contabilidade do Rio Grande do Sul
que mais treina a sua equipe; em 2013, também, investiu na reformulação da
recepção, bem como melhorou o espaço de convivência dos seus colaboradores, com
a colocação de churrasqueira e ar condicionado. Em 2014 a M&M
tornou-se parceira do Colégio e Faculdade São Judas Tadeu onde
os clientes da M&M, compreendendo seus sócios e colaboradores, bem como
seus dependentes, tem descontos que abrangem a educação infantil, fundamental,
ensino médio, faculdade e pós-graduação. Estes descontos vão de 5% à 35%,
dependendo do curso e do número de alunos. Em 2016 a M&M passou a ter a sua
revista - Contas em Revista. Com edições bimestrais, traz matérias de interesse
da classe empresarial. Também, a partir de 2016, através de parceria com a
Omie, disponibiliza um sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas de
vendas e de serviços, assim como de gestão financeira, com custos e benefícios
diferenciados para os clientes M&M, sendo gratuito para clientes de
pequeníssimo porte.
Hoje, a M&M
conta com mais de 50 profissionais trabalhando para os seus clientes,
utilizando-se das facilidades trazidas pela informatização, e buscando sempre a
inovação.
E, assim, a história
da M&M chega aos nossos dias. Não é o final. Como um organismo vivo, a
M&M, certamente, continuará buscando o aperfeiçoamento de seus processos e
com a graça de Deus, muito trabalho e seriedade, escreverá muitas páginas na
história no contexto empresarial da Zona Norte de Porto Alegre.
Por fim, os sócios
da M&M aproveitam para agradecer a todos: aos clientes, obrigado pela
confiança (alguns estão desde o início da M&M); colaboradores, obrigado
pela compreensão (muitos cresceram profissionalmente na M&M); aos fornecedores,
obrigado pelo crédito; e a todos, que de uma forma ou outra nos ajudaram a
fazer da M&M o que é hoje. Muito obrigado!
Marcone Hahan de
Souza
Contador e
Administrador. Professor Universitário. Sócio da M&M Assessoria Contábil.