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Líder focado, equipe focada


Publicada em 08/07/2020 às 09:00h 

Liderança é sempre um tema apaixonante! Controversa, passional, cheia de bons e maus exemplos a palavra liderar, por si só, desperta sentimentos e sensações das mais diversas

Liderar não deveria ser algo obrigatório e muito menos confundido com função. Liderar é inspirar as pessoas, transpirar muito para fazer tudo acontecer e, acima de tudo, praticar o desapego e pensar mais nos outros do que em si mesmo.

Uma das máximas da boa liderança é manter a equipe com o foco nos resultados. É quase um mantra nos artigos e livros sobre como gerenciar pessoas. Foco nada mais é do que manter o processo e as pessoas na linha. Mas, equilibrar procedimentos e a motivação da equipe, concordamos, não é das tarefas mais fáceis nos dias atuais.

Mas e seu eu afirmasse que foco no resultado não é a prioridade? Você provavelmente reagiria espantado, afinal não é o que se prega. Mas, calma, vamos refletir e ver o que realmente interessa.

Resultado é consequência. Buscar o resultado a qualquer custo é quase sempre um tiro certo para o fim de qualquer empresa no médio ou longo prazo. Manter o moral da equipe em alta e alinhar processos é uma tarefa diária de qualquer líder. Todo dia é dia para construir cenários que privilegiem o excelente atendimento aos clientes, a gestão da qualidade e o controle dos custos. Tenha ações diárias neste sentido que eu garanto que a sua empresa tem grandes chances de ser um sucesso.

Desenvolvimento e treinamento da equipe deve fazer parte da rotina. Treinamento e desenvolvimento não deve ser artigo de luxo que se consome só de vez em quando. O líder deve focar em criar uma equipe diferenciada. Isso exige treinamento à exaustão. O problema é que as pessoas visualizam treinamento com sala de aula, hotel bacana e slides de Power Point. Outros acham que isso é coisa do RH e quando sobrar um tempinho enviamos um ou outro para ser qualificado. E a desculpa: não dá tempo para treinar! Incrível é que dá muito tempo para arrumar o retrabalho ou fazer hora extra para dar conta daquele pedido que está extremamente atrasado. As melhores equipes treinam, aplicam e aprimoram.

O líder deve discutir e praticar a ética. A palavra Ética deriva do grego e quer dizer: aquilo que pertence ao caráter. Podemos afirmar que a ética define a conduta do profissional no seu ambiente de trabalho. A conduta de todos da equipe define o caráter da empresa. Quais as condutas aceitáveis? As negociadas e as que não abrimos mão? Está claro para o seu funcionário como comportar-se em uma situação duvidosa? Hoje vivemos uma forte era de inversão de valores. Não se deixe levar pela manada e não é por que todos fazem que o correto é aceitar e fazer também.

O líder deve concentrar-se em aprimorar processos via indicadores confiáveis. Nada mais justifica o achismo. Fim ao achismo! Mesmo uma intuição, uma ideia que pode parecer brilhante deve buscar sua validação em dados e fatos. Com tanta facilidade de informação, softwares e bancos de dados, por que perder tempo tentando justificar algo na base só da experiência? É claro que uma vez ou outra até dará certo. Mas uma empresa não pode viver de um acerto ou outro e depender da genialidade de algum iluminado.

Pode ter certeza que não escrevi nada de novo. Não é preciso reinventar a roda para ser um líder de sucesso. É preciso praticar, permitir-se experimentar, aprender, testar, refazer e insistir na nobre missão de ser um líder inspirador. Isso sim, é coisa para poucos.

Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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