Liderança é sempre
um tema apaixonante! Controversa, passional, cheia de bons e maus exemplos a
palavra liderar, por si só, desperta sentimentos e sensações das mais diversas
Liderar
não deveria ser algo obrigatório e muito menos confundido com função. Liderar é
inspirar as pessoas, transpirar muito para fazer tudo acontecer e, acima de
tudo, praticar o desapego e pensar mais nos outros do que em si mesmo.
Uma
das máximas da boa liderança é manter a equipe com o foco nos resultados. É
quase um mantra nos artigos e livros sobre como gerenciar pessoas. Foco nada
mais é do que manter o processo e as pessoas na linha. Mas, equilibrar
procedimentos e a motivação da equipe, concordamos, não é das tarefas mais
fáceis nos dias atuais.
Mas
e seu eu afirmasse que foco no resultado não é a prioridade? Você provavelmente
reagiria espantado, afinal não é o que se prega. Mas, calma, vamos refletir e
ver o que realmente interessa.
Resultado
é consequência. Buscar o resultado a qualquer custo é quase sempre um tiro
certo para o fim de qualquer empresa no médio ou longo prazo. Manter o moral da
equipe em alta e alinhar processos é uma tarefa diária de qualquer líder. Todo
dia é dia para construir cenários que privilegiem o excelente atendimento aos
clientes, a gestão da qualidade e o controle dos custos. Tenha ações diárias
neste sentido que eu garanto que a sua empresa tem grandes chances de ser um
sucesso.
Desenvolvimento
e treinamento da equipe deve fazer parte da rotina. Treinamento e desenvolvimento
não deve ser artigo de luxo que se consome só de vez em quando. O líder deve
focar em criar uma equipe diferenciada. Isso exige treinamento à exaustão. O
problema é que as pessoas visualizam treinamento com sala de aula, hotel bacana
e slides de Power Point. Outros acham que isso é coisa do RH e quando sobrar um
tempinho enviamos um ou outro para ser qualificado. E a desculpa: não dá tempo
para treinar! Incrível é que dá muito tempo para arrumar o retrabalho ou fazer
hora extra para dar conta daquele pedido que está extremamente atrasado. As
melhores equipes treinam, aplicam e aprimoram.
O
líder deve discutir e praticar a ética. A palavra Ética deriva do grego e
quer dizer: aquilo que pertence ao caráter. Podemos afirmar que a ética
define a conduta do profissional no seu ambiente de trabalho. A conduta de
todos da equipe define o caráter da empresa. Quais as condutas aceitáveis? As
negociadas e as que não abrimos mão? Está claro para o seu funcionário como
comportar-se em uma situação duvidosa? Hoje vivemos uma forte era de inversão
de valores. Não se deixe levar pela manada e não é por que todos fazem que o
correto é aceitar e fazer também.
O
líder deve concentrar-se em aprimorar processos via indicadores
confiáveis. Nada mais justifica o achismo. Fim ao achismo! Mesmo uma
intuição, uma ideia que pode parecer brilhante deve buscar sua validação em
dados e fatos. Com tanta facilidade de informação, softwares e bancos
de dados, por que perder tempo tentando justificar algo na base só da
experiência? É claro que uma vez ou outra até dará certo. Mas uma empresa não
pode viver de um acerto ou outro e depender da genialidade de algum iluminado.
Pode
ter certeza que não escrevi nada de novo. Não é preciso reinventar a roda para
ser um líder de sucesso. É preciso praticar, permitir-se experimentar,
aprender, testar, refazer e insistir na nobre missão de ser um líder
inspirador. Isso sim, é coisa para poucos.
Por Paulo Araújo