No
novo episódio do GE de Casa, especialistas compartilharam dicas para
potencializar a performance no on-line
As orientações de distanciamento social e o
fechamento de lojas físicas em função da pandemia provocaram um movimento de
migração dos negócios para o on-line. Nesse contexto, pensar estratégias para
alcançar o público e impulsionar as vendas passou a fazer parte da rotina de
empreendedores e empreendedoras. No terceiro episódio do GE de Casa,
conteúdo disponibilizado na íntegra em podcast e também em vídeo, os
especialistas em marketing digital Rafael Terra e Natália Masoni compartilharam
dicas para aprimorar o desempenho e tornar as ações on-line mais
efetivas.
Para Rafael, é importante entender que a
presença no universo digital, assim como a relação de confiança com o público
por ali, leva tempo e tem de ser construída. "O dinheiro vai para onde
está a atenção das pessoas. Está acontecendo uma frustração em muitos
empreendedores de simplesmente abrir um e-commerce e achar que já vai vender,
que as pessoas estão esperando aquela marca abrir para comprar. E não é
assim. A primeira questão de um empreendedor que quer vender na web é
criar uma estratégia para crescer a sua audiência. Negócios com audiência
vendem quase tudo", afirma Rafael.
Por isso, Natália pondera que a preocupação,
nesse primeiro momento, não deve ser o número de seguidores nas redes sociais,
mas identificar o público-alvo do negócio. "Muitas pessoas pensam em como
vão criar conteúdo se não tem muitos seguidores, e justamente o caminho é o
contrário. Tem que conhecer o público, saber com quem vamos falar, para atingir
essas pessoas de forma assertiva. De nada adianta ter os 10 mil seguidores para
ter o 'arraste para cima' se essas pessoas não são o teu público, elas não vão
engajar com o teu conteúdo e muito menos consumir de fato o teu produto,
negócio ou marca", pontua Natália.
Os especialistas alertam que uma das
estratégias mais essenciais para construir uma relação de confiança com o
público é transmitir verdade. Rafael destaca que contar a história por
trás do empreendedorismo nas redes sociais é sempre importante para estreitar
esse laço com a audiência. Natália ainda pontua que a relação entre pessoas é o
que move as redes sociais e que as marcas devem ter isso em mente na hora de
produzir conteúdo. "A gente leva a mensagem de forma mais genuína
quando começamos a passar para as pessoas qual é a essência da marca.
Pessoas se relacionam com pessoas, então o que dá um engajamento melhor em
relação a conteúdo é o empreendedor aparecer ali. Quem são as pessoas por trás
da marca, qual a história, como é o dia a dia, qual o espaço em que
acontece", explica.
Entender que a presença on-line vai além da
venda é fundamental para não soar oportunista nesse momento, acredita Rafael. É
importante que a marca mostre outros conteúdos, e não só a oferta de produtos e
serviços, assim a clientela passa a se sentir parte daquele universo.
"Oportunidade é você estar presente e aproveitar o que está funcionando no
momento. Oportunismo é só aproveitar para uma venda e não estar no dia a dia do
cliente. A marca tem que entender que não tem problema ela vender, todo
mundo precisa sobreviver, e está tudo certo. Agora, oportunismo é só lembrar
das redes sociais para vender. As marcas não vendem só um produto ou um serviço,
elas vendem aquilo que está no entorno. A imobiliária não vende só o
aluguel ou o apartamento, ela vende o morar, vende a família. E é essa a
mudança de mindset que as marcas tem que ter nesse momento", afirma
Rafael.
Fonte:
Geração E / Jornal do Comércio do RS.
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