Retorno gradual das
agências começa em 24 de agosto de 2020, somente com hora marcada
Os
atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuarão de
maneira remota até o dia 21 de agosto. As agências da Previdência Social só
passarão a atender de maneira presencial a partir do dia 24 de agosto.
Inicialmente,
o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e
o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio
agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão
retomados os serviços que não podem ser realizados de maneira remota: perícia
médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação
administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento
relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.
A
reabertura gradual e segura vai considerar as especificidades de cada uma das
1.525 Agências da Previdência Social no País. Cada unidade deverá avaliar o
perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos
realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os
equipamentos de proteção individual e coletiva.
As
unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de
forma segura continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS vai divulgar, em
painel eletrônico, informações sobre o funcionamento das Agências da
Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento. A
oferta de serviços por meio de canais remotos continuará valendo mesmo após a
retomada do atendimento presencial.
Fonte:
Ministério da Economia
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