Ferramenta utiliza tecnologia conhecida
como chatbot que simula uma conversação por meio de chat
A Receita Federal
inaugura, a partir de hoje (03/08), atendimento de serviços relacionados ao CPF
pelo Telegram. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como
chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de
chat.
A iniciativa busca
dar maior agilidade no atendimento ao cidadão, oferecendo um serviço de
excelência, sem a necessidade de interagir com um servidor da Receita Federal.
Essa medida
contribui, ainda, para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade
de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos,
evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.
Para solicitar o
serviço, o cidadão deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a
ferramenta, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para
que a Receita Federal faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.
Estão disponíveis no
novo canal serviços como:
-Atualização/alteração
de dados e Regularização de CPF;
-Segunda via de CPF;
-Informação do
número do CPF;
-Consulta à situação
cadastral; e
-Consulta ausência
de DIRPF (exercício omisso).
Fonte:
Receita Federal do Brasil
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