Todas as empresas estão sempre conquistando alguns
clientes e perdendo outros. Sempre haverá clientes que preferem esta ou aquela
empresa para suprir suas necessidades
Todas as empresas estão
sempre conquistando alguns clientes e perdendo outros. Sempre haverá clientes
que preferem esta ou aquela empresa para suprir suas necessidades. Por mais que
uma empresa invista em programas de fidelização, será impossível segurar
todos os clientes o tempo todo.
O importante é que, além
de realizar ações para manter os clientes, precisamos estar sempre atentos para
conquistar novos. "Prospecção" é o nome que se dá em vendas à atividade de
buscar novos clientes. Prospectar clientes é a iniciativa que o profissional de
vendas deve ter para aumentar as vendas e substituir os clientes perdidos com o
passar do tempo.
Uma das primeiras etapas
de vendas é a pré-venda, definida como o processo de identificar e qualificar
os clientes potenciais. A prospecção de clientes é uma atividade que dá
resultados, desde que feita com método e continuidade. Um vendedor interno,
quando está fora da empresa, pode fazer buscas na rua.
Um vendedor pracista, se
estiver dentro da empresa, pode usar os recursos da busca interna.
Fontes para busca interna
de clientes:
- Matérias em jornais
- Páginas amarelas
- Revistas técnicas
- Pesquisa na internet
- Catálogos e anuários
- Conversas com
fornecedores e clientes
- Conversa com amigos e
conhecidos
- Ligações para clientes
recentes
- Contato com clientes
inativos
- Cadastros diversos
Fontes para busca externa
de clientes:
- Visita porta a porta
- Observação na rua e na
circunvizinhança
- Feiras, congressos e
eventos
- Sindicatos da
categoria
- Clubes, igrejas, ONGs
e associações
- Cursos e universidades
- Indicações de gerentes
de bancos
- Conversas informais
As oportunidades de
encontrar novos clientes estão por toda parte. Para encontrá-los é preciso
estar em movimento, visitando, promovendo, participando, conectando-se a todos
os tipos de atividades onde haja a possibilidade de garimpar vendas. Buscar
novos clientes é mais uma atitude de constante atenção às oportunidades do que
uma tarefa que se desempenhe. No começo pode ser um pouco mais difícil, porque
ainda não se tornou um hábito, mas aos poucos vai se tornar natural e se
incorporar às tarefas do dia-a-dia.
Hoje não importa onde o
produto é fabricado e por quem, mas onde é vendido, como é vendido, quem compra
e por que compra. Aumentar o número de clientes é uma espécie de instinto de
sobrevivência das empresas no mundo capitalista. Sem isso não há como
sobreviver diante de tanta concorrência. Em um passado não muito distante os
clientes eram esperados. Agora, um vendedor só está profissionalmente completo
quando for capaz de buscar clientes e não apenas esperar que eles apareçam
espontaneamente. Nesta busca, não se esqueça de sempre agradecer as pessoas que
lhes indicarem novos clientes, pois de mal agradecidos o "inferno está cheio".
Procedendo assim, estará incentivando novas indicações.
Por Soeli de Oliveira