Leia
neste artigo sobre a importância de você, gestor, deixar de ser vendedor para
formar uma equipe de vendas campeã
No
filme Tropa de Elite, uma frase se tornou moda:
-
Missão dada é missão cumprida!
Nada
mais verdadeiro na árdua missão do vendedor que acaba de ser
promovido a gestor!
É
muito comum um excelente vendedor ser promovido a um cargo de liderança.
Nem
sempre isso é um bom negócio! Por vezes, sua empresa acaba por perder um
excelente vendedor e ganhar um péssimo gestor.
Mas
meu negócio é motivar e não desmotivar, por isso vamos discutir algumas dicas
para você que era um excelente vendedor, foi promovido para coordenar uma
equipe de vendas e não tem a mínima intenção de decepcionar aqueles que
confiaram tal missão à sua pessoa.
Isso
mesmo, agora sua missão é liderar e formar vendedores. Nada de apego à sua
antiga carteira de clientes. Demande tempo, foco e esforço na formação da sua
equipe de vendas. Conheça cada um como a palma da sua mão: qualidades, pontos a
desenvolver e competências que devem ser trabalhadas.
Não
caia na tentação de montar para si uma pequena carteira de clientes. Clientes
precisam de atenção e tempo, e isso você deve agora dedicar, na condição de
líder, à sua equipe de vendas.
Eu,
na condição de palestrante de vendas, só posso ter dar um único
conselho: cuide da sua equipe como cuidava dos seus melhores clientes.
A
promoção chegou e com ela um enorme senso de gratidão e fidelidade aos grandes
parceiros de trabalho. Isso é bacana, é legal, desde que você, na condição de
líder, não isole os vendedores com os quais você tinha menos contato. Eu sei
que existem pessoas com as quais temos mais afinidades, mas resista à tentação
do poder e de fazer tudo às pressas e já ir nomeando os "grandes da sua equipe".
Os "grandes" são aqueles que por pura amizade com o gestor recebem os "grandes
clientes", as "grandes contas" e as "grandes comissões e premiações". Com essa
prática, em pouco tempo sua equipe ficará dividida, dispersa, sem foco e com um
grupo que quer aumentar as vendas e outro que quer derrubar o chefe.
Como
já disse, você provavelmente era um grande vendedor e acertava muito mais do
que errava.
Tinha
técnicas infalíveis e um jeito todo seu para conquistar e manter clientes. Tudo
isso dava muito certo para você, mas não significa que dará certo para todo
mundo!
Compartilhe
suas técnicas de vendas, conhecimento do mercado e do produto, mas nada de
querer ter um exército de um homem só... só parecido com você!
Deixe
as pessoas inovarem em relação às suas técnicas e pare de ter como vencedoras
só as suas técnicas de vendas!
Cada
um tem o seu jeito, a sua individualidade e você, como líder, deve ouvir,
respeitar, assimilar, orientar, delegar, acompanhar e cobrar cada pessoa sempre
respeitando as características de cada um.
Por Paulo Araújo