Se a sua
empresa está fazendo um bom produto ou prestando um excelente serviço e acha
que não está vendendo como deveria, sabe o que está faltando para vender mais e
melhor? Faltam estratégias eficazes de marketing e vendas, pois vender é mais
uma questão de estratégias do que de técnicas.
SEGMENTAÇÃO
Seus vendedores estão visitando as pessoas certas? Que segmento de clientes sua
empresa se sente forte para servir? Acredite, a maioria dos vendedores não sabe
separar o joio do trigo. Quem tem necessidade de nossos produtos? Qual é o
perfil ideal de nossos clientes? Vender se torna muito difícil, senão
impossível, quando tentamos vender o que não tem nada a ver com o negócio de
nossos clientes ou quando eles não têm condições de compra. A primeira função
de um Gerente de Vendas e dos Vendedores é, antes de sair na rua para vender,
responder a pergunta: Quem compra os nossos produtos?
BASE DE DADOS
Quanto vale ter informações? Você dá importância à base de dados da sua empresa?
Quais as informações que você tem dos seus clientes? Será que você tem todas as
informações que você precisa sobre eles? Que tipo de informações você precisa
ter? Se preciso, crie um cargo de assessor de base de dados e depois me informe
se você não ganhou muito dinheiro criando esta nova função! Tem muita gente
jovem torcendo pela oportunidade do primeiro emprego. Por que não contratar um
estagiário? Poucos dirigentes fazem ideia do poder que é uma base de dados bem
feita. Uma força em vendas quase sempre está alicerçada numa poderosa base de
dados.
RELACIONAMENTO
Você visita os clientes todos os meses? Como está o seu relacionamento com
eles? Faça algo pelos funcionários dos seus clientes e com certeza eles não vão
te esquecer. Você tem que ter uma campanha agressiva para os funcionários. Para
um dirigente, agradar os seus funcionários é o mesmo que agradar os seus
filhos. Se possível, vá mais além, faça também algo pelos clientes dos seus
clientes. Se você aumentar a demanda, toda a cadeia será beneficiada.
INTERNET
Muitos casamentos estão sendo feitos graças à internet. Quem disse que não dá
para vender seus produtos via internet? Crie uma página em torno da sua empresa
ou do seu nome. Alimente sua rede com dicas, assessorias e informações. As
vendas que outrora se limitavam às visitas pessoais têm hoje no telefone e na
internet dois poderosos aliados que vieram formar um tripé essencial. Leva mais
vantagem quem, ao invés de combater as novas tecnologias, capta as suas
vantagens e as usa em seu benefício. A internet traz as vantagens de agilidade
e interatividade com baixos custos.
INDICAÇÕES
Indicações facilitam o processo de venda. Você pede indicações para os clientes
satisfeitos? Uma indicação não tem preço. O índice de fechamento de vendas nas
indicações chega a 50%. Se você é um gerente, poderá multiplicar as vendas
rapidamente, se tão somente, exigir de seus vendedores a entrega de pelo menos
uma indicação junto com cada pedido ou contrato. Ninguém é bem sucedido
sozinho. Temos que contar com informantes, pessoas que falem bem de nós e que
nos indiquem bons clientes.
TESTEMUNHOS
Tenha sempre na sua pasta testemunhos de clientes satisfeitos. Não deixe seus
vendedores saírem sem eles. Eles funcionam tão bem que as igrejas usam há
séculos. Se o testemunho é verdadeiro, qual é o problema em utilizar? Organize
uma biblioteca de testemunhos por segmento. Sempre que um cliente falar bem dos
seus produtos ou serviços, filme ou peça para eles escreverem e assinarem.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Em sua visão, terceirizar é uma oportunidade ou uma ameaça? Você poderia ter
outras pessoas ou empresas vendendo para você? Será que você não poderia fazer
uma aliança estratégica? Podemos fazer isso para vender os nossos produtos ou
serviços? Quais os riscos? Quais os benefícios? Formar alianças é uma moderna
forma de se diferenciar e se tornar mais competitivo.
PROPAGANDA
Agência de publicidade não é só para empresas grandes. Também é para as
pequenas e médias que querem se tornar grandes. Como você muito bem sabe, "quem
não é visto não é lembrado". Faça uso de mídias variadas: jornais, rádio,
revistas, assessoria de imprensa, outdoor, etc., desde que elas atinjam o seu
público-alvo. Se possível, contrate uma agência de publicidade. Não seja um
pato, querendo fazer de tudo um pouco, sem apresentar qualidade em nada.
Siga corretamente este conjunto de orientações mercadológicas. Se persistir a
falta de crescimento em vendas, um consultor experiente deverá ser consultado,
pois é o futuro do seu negócio que está em jogo.
Por Soeli de Oliveira