Quando
pergunto a amigos gestores qual é o fator que mais desmotiva os talentos, a
palavra feedback sempre fica longe da análise
Mas
a falta de feedback, com certeza, é um dos fatores que mais desmotivam as
pessoas, enfraquece a equipe e é a causa de muitos problemas que poderiam ter
sido resolvidos quando eram apenas pequenos desvios de conduta ou de rota.
O
fato é que o feedback é uma poderosíssima ferramenta gerencial, daquelas que o
líder não pode abrir mão, mas que também pode ser um grande tiro pela culatra
se não for feito com respeito, dados e, principalmente, uma excelente
preparação.
Feedback
significa, como dizem os manuais, retorno ou retroalimentação. Particularmente
é gosto de pensar no ato do feedback como a capacidade que o líder tem de
alimentar tanto a performance como a alma do seu colaborador.
É
um momento único, imprescindível, que afeta a carreira e o desempenho de quem o
recebe.
Feedback
é uma questão de atitude! Demonstra consideração e respeito pelo ser humano por
reduzir incertezas e ansiedades. Sentimentos que fazem parte do dia a dia na
vida corporativa de qualquer trabalhador.
Como
é um processo individual dever ser um momento todo dedicado ao orientador e ao
orientado. É a hora adequada para elogiar, direcionar e educar.
Vale
a pena lembrar que feedback não é momento para emitir opiniões pessoais e nada
de achismo. É um daqueles momentos mágicos se bem conduzido faz maravilhas para
as pessoas envolvidas e para a empresa.
Feedback
é aquele instante de construção da confiança, parceiras e um melhor
relacionamento entre líder e liderado. É uma conversa franca sobre
possibilidades de melhorias.
Em
meus treinamentos sempre defino feedback como um presente, tanto para quem dá
quanto para quem o recebe. E presentes sempre são bem vindos.
Por Paulo Araújo