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Com novo calado, porto do Rio Grande (RS) poderá receber os maiores navios do mundo


Publicada em 31/10/2020 às 16:00h 

O Porto de Rio Grande é conhecido como Porto do Cone Sul devido a seu posicionamento geográfico privilegiado .

Mais infraestrutura e oportunidades para o Rio Grande do Sul e o Brasil. Com a homologação do novo Calado nesta segunda-feira (26/10/2020), que contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Porto do Rio Grande, poderá receber os maiores navios do mundo. As obras, já concluídas, vão facilitar o escoamento da produção e a exportação de matérias primas.

"Ressalto, aqui, a parceria que houve entre o Governo Federal e o governo estadual para que isso se tornasse possível", disse o ministro. "Com essa homologação, ele [Porto do Rio Grande] se incorpora à rota das grandes viagens, se solidifica como um grande ponto de parada, um ponto importante", completou Tarcísio de Freitas.

As obras de dragagem de manutenção do canal de acesso aquaviário duraram dois anos. Nesse período, foi realizada uma espécie de limpeza profunda do material do fundo do rio e alargamento e desobstrução de área.

Foram removidos cerca de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do local. O empreendimento contou com um investimento federal de quase R$ 500 milhões.

O Porto de Rio Grande é conhecido como Porto do Cone Sul, por seu posicionamento geográfico privilegiado juntos aos países do Rio de Prata.

"Porto que já fez esse ano 27 milhões de toneladas, com crescimento de 4% em relação ao ano passado; e a tendência é o crescimento", acrescentou o ministro da Infraestrutura.

Obras de dragagem

Antes da dragagem, o canal de acesso aquaviário do Porto do Rio Grande estava assoreado, o que dificultava a navegação na área e trazia riscos de acidentes portuários e também ao meio ambiente. Todo o material retirado foi transportado para uma área de aproximadamente 20 quilômetros em direção ao mar aberto. A obra foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O novo calado agora possui 15 metros. A profundidade do canal de acesso externo ficou com 18 metros; e o canal interno, em média, com 16,5 metros. Agora, o local está apto a receber embarcações de até 330 metros de comprimento e 48 metros de largura.

Fonte: Governo Federal



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