O Porto de Rio
Grande é conhecido como Porto do Cone Sul devido a seu posicionamento
geográfico privilegiado
.
Mais infraestrutura e oportunidades para o
Rio Grande do Sul e o Brasil. Com a homologação do novo Calado nesta
segunda-feira (26/10/2020), que contou com a participação do ministro da
Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Porto do Rio Grande, poderá receber os
maiores navios do mundo. As obras, já concluídas, vão facilitar o escoamento da
produção e a exportação de matérias primas.
"Ressalto, aqui, a parceria que houve entre
o Governo Federal e o governo estadual para que isso se tornasse possível",
disse o ministro. "Com essa homologação, ele [Porto do Rio Grande] se incorpora
à rota das grandes viagens, se solidifica como um grande ponto de parada, um
ponto importante", completou Tarcísio de Freitas.
As obras de dragagem de manutenção do canal
de acesso aquaviário duraram dois anos. Nesse período, foi realizada uma
espécie de limpeza profunda do material do fundo do rio e alargamento e
desobstrução de área.
Foram removidos cerca de 16 milhões de
metros cúbicos de sedimentos do local. O empreendimento contou com um
investimento federal de quase R$ 500 milhões.
O Porto de Rio Grande é conhecido como
Porto do Cone Sul, por seu posicionamento geográfico privilegiado juntos aos
países do Rio de Prata.
"Porto que já fez esse ano 27 milhões de
toneladas, com crescimento de 4% em relação ao ano passado; e a tendência é o
crescimento", acrescentou o ministro da Infraestrutura.
Obras de dragagem
Antes da dragagem, o canal de acesso
aquaviário do Porto do Rio Grande estava assoreado, o que dificultava a
navegação na área e trazia riscos de acidentes portuários e também ao meio
ambiente. Todo o material retirado foi transportado para uma área de
aproximadamente 20 quilômetros em direção ao mar aberto. A obra foi autorizada
pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama).
O novo calado agora possui 15 metros. A
profundidade do canal de acesso externo ficou com 18 metros; e o canal interno,
em média, com 16,5 metros. Agora, o local está apto a receber embarcações de
até 330 metros de comprimento e 48 metros de largura.
Fonte:
Governo Federal
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