O Sebrae preparou
uma série de providências para microempreendedores encerrarem o ano com
questões tributárias, trabalhistas e de crédito de forma adequada
2020 não foi um ano fácil para
empreendedores, em especial para os proprietários de pequenos negócios. Foram
diversos desafios vencidos e muitos empresários ainda estão em fase de
recuperação. Todavia, a chegada do final do ano, o lento e gradual movimento de
recuperação da pandemia, com melhoras consideráveis na economia, sinalizam que
é hora de planejar novas metas para 2021. Além disso, os microempreendedores
precisam organizar sua gestão e tomar algumas providências para garantir o
andamento dos negócios de forma regularizada.
O analista de políticas públicas do Sebrae,
Gabriel Rizza, afirma que é essencial ficar atento às questões trabalhistas,
tributárias e de crédito. "Fim de ano costuma ser uma época de grande
expectativa com as vendas, mas é essencial que o empreendedor faça um
planejamento para superar a pandemia, de olho nos prazos, tributos e demais
formalidades que garantem o funcionamento saudável do negócio", indica.
Pensando nisso, o Sebrae elaborou cinco dicas práticas com as principais
medidas que precisam ser observadas para fazer esse planejamento.
Confira:
- Dívidas com o Simples Nacional: a Receita
Federal do Brasil confirmou que excepcionalmente, em razão da pandemia, NÃO
HAVERÁ EXCLUSÃO de microempresas do Simples Nacional em 2020. Porém haverá a
notificação de débitos existentes. Caso tenha volume no caixa, tente negociar.
- Pagamento do 13º salário: no caso de
adesão à redução de jornada, o ministério da Economia determinou que o cálculo
deve ser feito baseado no salário integral do colaborador. Isso significa que a
redução da jornada de trabalho não entra na conta. O prazo para pagamento da
primeira parcela venceu no dia 30 de novembro. A segunda parcela deve ser paga
até 20 de dezembro.
- Jornada de trabalho suspensa e 13º: para
aqueles colaboradores que tiveram suspensão de um ou mais meses de trabalho, de
acordo com Nota Técnica da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do
Ministério da Economia, o tempo de suspensão não entra nos cálculos do
pagamento do 13º. Desse modo, a conta deve ser feita baseada somente nos meses
trabalhados.
- Procuradoria Geral da Fazenda Nacional
está renegociando: A PGFN está com condições favorecidas para negociação e nos
estados também há iniciativas semelhantes. Converse com seu contador e veja se
sua empresa pode se beneficiar. Acesse: https://www.regularize.pgfn.gov.br/
e verifique qual a melhor opção para a sua empresa. O prazo para adesão de
várias modalidades é até 29 de dezembro. Diversos bancos também estão fazendo
movimentos semelhantes com propostas interessantes. É oportuno fazer uma
tentativa.
- Opção para o Simples em 2021: O último
recado é para as empresas que já existem e não estão no Simples. Para quem
deseja fazer adesão a esse modelo de tributação, em janeiro do ano que vem, é
importante eliminar as pendências. Aproveite para verificar com antecedência se
existe algum problema e regularize sua situação.
Fonte: Sebrae
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