A Lei Geral de
Proteção de Dados passa a valer em 2020 e os pequenos negócios precisam se
adequar quanto a cadastros e comunicação com clientes.
A Lei Geral de
Proteção de Dados (LGPD) foi criada pela Lei 13.709/2018 com vigência das
exigências já em 2020.
Rastrear todos os cliques do seu cliente,
mandar mensagens para ele a qualquer hora do dia, encher a caixa de entrada
dele de e-mails e outras ações comuns em pequenos negócios precisam agora
respeitar a nova Lei.
O que são dados pessoais e por que
precisamos proteger esses dados?
O conceito de Dado Pessoal está no artigo
5° da LGPD e diz que é toda informação que torna a pessoa identificada ou
identificável, ou seja, que permite saber quem você é. Esse dado é relacionado
somente a pessoa natural (física).
O artigo 5° traz também outros conceitos,
como o de Dado Pessoal Sensível, que são mais relacionadas a intimidade do
cidadão e por isso eles te mandam uma proteção maior, como orientação sexual,
origem racial ou orientação política. Outro conceito é o de Dado Anonimizado,
que não permite identificar a pessoa que fornece esse dados, e se ela se
identificar, algum dado será ocultado.
A importância de proteger esses dados está
difundida no conceito, afinal são direitos fundamentais da pessoa, muitas vezes
relacionadas à liberdade, à intimidade, e à privacidade em si. Essa lei foi
criada inclusive porque os dados pessoais são grandes riquezas que pertencem ao
indivíduo.
Qual o impacto desta lei no dia-a-dia da
minha empresa e mais: como posso alcançar meu cliente sem violar a privacidade
dele?
A lei possui 10 hipóteses em que eu posso
coletar os dados do cliente de forma lícita, e quase todas elas se aplicam a
realidade das empresas, sejam públicas ou privadas. Mas não vai existir
necessariamente uma hipótese específica para você. Quando isso acontecer sempre
vai existir o consentimento de forma específica, clara e explícita. Uma outra
via de coleta e tratamento de dados pessoais é o legítimo interesse.
Quais os 4 principais impactos da LGPD na
rotina da minha empresa?
1 - Impacto na relação e na comunicação com
o cliente:
é como você vai fazer para montar a sua
estratégia de negócio, de modo a conseguir os dados que você precisa sem perder
esse cliente de vista. Para isso é preciso construir a sua política de proteção
e segurança de dados de forma clara concisa, e com linguagem acessível, que ele
possa compreender e confiar no que você está dizendo.
2 - Impacto direto na coleta e na análise
desses dados pessoais:
Talvez você precise desprender um pouco de
recurso para tornar a proteção desses dados efetiva e para tornar a sua base de
dados segura de modo que não haja violação, porque a violação gera sanção e
pode gerar prejuízo. Então é mais vantajoso investir em proteção de dados do
que arriscar uma eventual finalidade.
3 - Impactos na rotina dos colaboradores da
empresa:
é importante determinar os princípios
básicos da Lei e manter o seu corpo de colaboradores atualizado sobre o que a
lei diz, para que o seu cliente se sinta seguro em fornecer os dados e para que
você tem uma base de dados segura.
4 - Impacto nos custos:
Você pode ter custo com adequação das dicas
na sua empresa ou com multas e penalidades, portanto é melhor investir em
prevenção, para proteger os dados do seu cliente e ter uma base de dados
segura, do que arriscar sofrer uma penalidade.
Fonte: Sebrae RS / Saulo Roberto Henrich
Morschel
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