Quando se faz o que gosta não percebe o
tempo passar.
A maioria dos clientes da M&M
Assessoria Contábil, assim como muitos pequenos empresários do bairro Sarandi,
em Porto Alegre, conhecem a história desta assessoria contábil. Mas, para
aqueles que ainda não a conhecem, a seguir apresenta-se um breve relato.
Tudo iniciou na década de 1980, no prédio
da Av. Assis Brasil, 6656/1º andar, onde na época funcionava o Escritório
Contábil Sarandi, de propriedade do Contabilista Alceu Osvaldo Schaffer. Nesse
escritório, os então estudantes de contabilidade Mauro Boaro e Marcone Hahan de
Souza, trabalhavam desde 1981 e 1985, respectivamente.
Contando com o conhecimento adquirido nos
bancos escolares e com a experiência prática, no dia 10/07/89, portanto há 32
anos atrás, nascia a M&M Assessoria Contábil, em uma pequena sala
(aproximadamente 25m²) na Av. Assis Brasil, 6724, em Porto Alegre, na época
contando com o trabalho apenas de seus dois sócios, ainda bem jovens, ambos com
23 anos de idade. Era uma nova assessoria de contabilidade que abria as suas
portas para atender a comunidade empresarial.
Graças a Deus, o crescimento veio. Já em
seguida precisou aumentar o espaço físico, locando outras salas no mesmo
prédio. Em jun/92, um grande sonho se realizava. A M&M passou a utilizar a
sua sede própria. Que satisfação!
Em 2000, a M&M mudou para a sede atual,
na Av. Assis Brasil, 6656/1º andar, bairro Sarandi, em Porto Alegre. Ou seja, o
mesmo local onde na década de 1980 os sócios da M&M haviam trabalhado como
empregados. Uma parceria com o "ex-patrão" tornou possível a
utilização de um local mais amplo (inicialmente utilizando 250m²) e com maior
visibilidade no mercado. Em 2003, foi acrescido 120m² e, em MAI/2009, passou-se
a utilizar mais uma área, totalizando 500m² a atual sede da M&M.
A M&M possuí, também, desde 1996, um
programa de cursos e palestras. Edita periodicamente o Informativo da
Contabilidade (em papel), desde 1997. O site www.MMcontabilidade.com.br entrou
no ar em 1999. A M&M disponibiliza uma newsletter, com informações das
áreas tributária, trabalhista, contábil e societária, assim como abordando
outros temas de interesse dos micros e pequenos empresários, enviada para
milhares de empresas, também sem interrupções, desde 2001. Neste período já
foram publicadas mais de 20 mil matérias. Desde 1998 a M&M oferece
consultoria jurídica gratuita aos seus clientes.
Objetivando sempre pela melhoria da
qualidade dos seus serviços, a M&M mantém o Programa de Qualidade M&M
XXI. Em 2010 foi implantado o M&M Virtual, um sistema para envio e
recebimento de documentos, de forma eletrônica, diminuindo, significativamente,
a necessidade do transporte físico de documentação. Em 2011, a Safeweb passou a
disponibilizar a Certificação Digital para clientes da M&M e para a
comunidade empresarial. Em 2012 investiu-se mais na infraestrutura, instalando
um gerador de grande porte (27KVA) para atender nas situações de quedas ou
faltas de energia elétrica. Ainda, em 2012 e em 2014, a M&M foi homenageada
pelo SESCON/RS (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do RS) como uma
das dez assessorias de contabilidade do Rio Grande do Sul que mais treina a sua
equipe; em 2013, também, investiu na reformulação da recepção, bem como
melhorou o espaço de convivência dos seus colaboradores, com a colocação de
churrasqueira e ar condicionado. Em 2014 a M&M tornou-se parceira do
Colégio e Faculdade São Judas Tadeu onde os clientes da M&M, compreendendo
seus sócios e colaboradores, bem como seus dependentes, tem descontos que
abrangem a educação infantil, fundamental, ensino médio, faculdade e
pós-graduação. Em 2016 a M&M passou a ter a sua revista - Contas em
Revista. Com edições bimestrais, trazendo matérias de interesse da classe
empresarial. Também, a partir de 2016, através de parceria com a Omie, a
M&M disponibiliza um sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas de
vendas e de serviços, assim como de gestão financeira, com custos e benefícios
diferenciados para os clientes M&M, sendo gratuito para clientes de pequeníssimo
porte. Em 2020, acompanhando a tendência do mercado contábil, a M&M
ingressou na contabilidade digital, onde rompeu as barreiras geográficas da
Grande Porto Alegre e passou a atender clientes de todo o Brasil. Inicialmente,
o atendimento a distância se dá as Igrejas e demais organizações religiosas de
todo o país, área que a M&M tem experiência há mais de 30 anos. Em 2021 a
M&M, através de um Comitê específico, fortaleceu o processo de implantação
de políticas quanto a segurança e proteção de dados, atendendo as disposições
da LGPD. Embora estejamos vivendo um período de pandemia, com grandes reflexos
de crises nos pequenos negócios, a M&M tem procurado se adequar ao novo
momento e tem se mantido no mercado, procurando cumprir com as suas obrigações,
quer com o fisco, com clientes, com colaboradores e com os fornecedores.
Hoje, a M&M conta com mais de 40
profissionais trabalhando para os seus clientes, utilizando-se das facilidades
trazidas pela informatização, e buscando sempre a inovação.
E, assim, a história da M&M chega aos
nossos dias. Não é o final. Como um organismo vivo, a M&M, certamente,
continuará buscando o aperfeiçoamento de seus processos e com a graça de Deus,
muito trabalho e seriedade, escreverá muitas páginas na história da prestação
de serviços contábeis.
Por fim, os sócios da M&M aproveitam
para agradecer a todos: aos clientes, obrigado pela confiança (alguns estão
desde o início da M&M); colaboradores, obrigado pela compreensão (muitos
cresceram profissionalmente na M&M); aos fornecedores, obrigado pelo
crédito; e a todos, que de uma forma ou outra nos ajudaram a fazer da M&M o
que é hoje. Muito obrigado!
Marcone
Hahan de Souza
Contador
e Administrador. Professor Universitário. Sócio da M&M Assessoria
Contábil.