Como
está sua carreira? Você está se preparando continuamente para atingir seus
objetivos profissionais? Acredita que está no caminho certo?
Ao longo
de nossa carreira profissional conhecemos pessoas que começaram a trabalhar
como estagiário em determinada empresa e, num período relativamente
curto de tempo, acabaram chegando ao almejado cargo de Diretor Executivo. Vemos
também outros exemplos de profissionais que pareciam ter tudo para serem
diretores num primeiro momento, mas por motivos diversos não deslancharam na
carreira.
Então
nos perguntamos, o que aconteceu para que aquele primeiro conseguisse galgar
com tanta rapidez ou quais foram as atitudes que o levou ao topo da hierarquia
da organização?
Para
quem já teve a oportunidade de conversar com algumas destas pessoas ou até
mesmo ler sobre sua vida profissional, observamos que alguns dizem que não
planejaram sua carreira para chegar onde estão. Embora isso possa ser verdade,
o fato é que o resultado desta ascensão se deu através de muita energia e
trabalho, se preparando continuamente e na primeira oportunidade de promoção,
foi o primeiro a se manifestar à vaga e enfrentar novos desafios.
Em
contrapartida, vemos no outro caso que o descuido com a vida profissional
e a falta de planejamento, com o passar do tempo, foram determinantes para
desencadear inevitáveis frustrações ou a estagnação.
O
planejamento da carreira pode ser comparado à nossa saúde e, invariavelmente,
depende de nossas ações diárias como boa alimentação, exercício físico,
equilíbrio mental, lazer, relacionamento social, etc., ações fundamentais para
manter nossa "saúde profissional".
Cada um
é responsável por sua meta profissional e para que possamos atingi-la,
precisamos planejar e agir neste sentido. É preciso iniciativa de querer mudar
e fazer dar certo. Além disso, uma mudança de hábito sobre como utilizamos
nosso tempo em prol de nossa carreira pode ser necessária.
Para
tanto, algumas ponderações servem para lhe orientar e direcionar para seu
sucesso:
· Objetivos: os
objetivos profissionais devem ser claramente definidos, com possibilidade de
êxito considerando seu potencial atual. Não precisa estabelecer metas
impossíveis ou que no primeiro momento, ainda dependem de seu desenvolvimento
pessoal ou profissional.
· Estratégia: são
as táticas, as habilidades que deve empregar para atingir seus objetivos, as
quais podem ser elaboradas com base em experiências, pesquisas e ajuda de
pessoas qualificadas (coaching) em relação à carreira.
· Agir: buscar
motivar-se e agir continuamente na busca dos objetivos definidos. Tenha certeza
que seu sucesso depende mais de sua dedicação, esforço e perseverança do que
sua intuição ou habilidade nata. Crie hábitos que te levam àquilo que deseja e
se abstenha daqueles que te desviam do caminho traçado.
· Competência
Intelectual: ter ou buscar ter a formação acadêmica ou técnicas adequadas
que seus objetivos exigem. O aprendizado contínuo é imprescindível para
adequar-se às mudanças que podem ocorrer. A prática é importante, mas a teoria
é que faz você inovar estas práticas.
· Competência
prática: sendo ou não suficiente a experiência atual, a busca de
novos desafios práticos é uma forma estratégica para adquirir esta competência.
A competência intelectual adquirida deve ser idealizada de forma a mudar os
procedimentos atuais. Não se conforme com os jargões "isso sempre foi
feito assim". Pode haver resistência de pessoas ou da própria
organização para mudanças, mas essa resistência é própria do "mundo"
e sinta-se à vontade em superá-la.
· Equilíbrio
emocional: ser equilibrado emocionalmente é um fator muito positivo e
irá refletir no seu trabalho. Motivação, alegria e otimismo para que as coisas
deem certas podem fazer você se destacar em relação a outras pessoas.
· Relacionamento: procurar
manter e ampliar o leque de relacionamentos tanto dentro quanto fora da
organização é outro fator que fará você ser lembrado. Não pense que sua
ascensão depende exclusivamente de você, boas parcerias profissionais mais do
que nunca são um dos melhores meios de chegar ao topo. As mudanças que
eventualmente pretenda fazer dependem de parcerias, não precisa bancar o herói,
mas convença os parceiros de que mudanças precisam acontecer e que são
benéficas para o setor/departamento/organização.
· Valores
pessoais: precisa conhecer quais os seus valores (coragem, vontade,
dignidade, brio, honestidade, respeito, empatia, comprometimento, assiduidade,
constância, resiliência) e se estes contribuem para o crescimento na carreira
ou se é necessário algum ajuste para que os objetivos sejam alcançados; Por
mais qualificado que seja, há sempre uma habilidade a desenvolver. Busque
alcançá-la.
· Alerta
aos riscos: assim como nos negócios, na carreira profissional sempre
haverá riscos ou acontecimentos que poderão afetá-lo. É preciso agir de forma
consciente no sentido de rebater as ameaças e aproveitar as oportunidades que
surgem. "Bater de frente" insistentemente contra o
inimigo pode não ser o melhor caminho. Saia da "arena" e busque
visualizar o cenário que está vivenciando de um ângulo superior. Isso lhe trará
alternativas para contornar a situação.
Não
basta apenas fazer o planejamento, o mais importante e difícil, há que se
dizer, é fazer com que o planejamento seja executado e os objetivos
atingidos. Muitas vezes criticamos que nas empresas as ideias, planos e
projetos ficam só no papel. As pessoas parecem sentir um grande prazer em dar
ideias inovadoras e propor novos projetos, mas não têm a mesma iniciativa
ou entusiasmo em executá-las.
Essa é a
razão pela qual as coisas não acontecem, ou seja, ou não fazemos os projetos ou
quando fazemos, eles não saem do papel e vivemos nos enganando todos os dias à
espera de um milagre que nos salve de nossa inércia.
Só
estaremos preparados para vencer se houver o comprometimento com a execução em
todos os seus detalhes. Faça uma coisa de cada vez e, ao terminar, aponte em
seu planejamento esta etapa vencida, permitindo enxergar a evolução e o sucesso
alcançado.
Um líder
não pode ficar esperando que seus subordinados entreguem os resultados. Ao
se envolver diretamente na execução, ele saberá se as pessoas certas estão nos
lugares certos e se têm as condições básicas de operação para fazer as coisas
acontecerem.
Veja se
você, como encarregado, supervisor, gerente, diretor ou presidente de
sua "saúde profissional", está diretamente comprometido com
a execução de seu planejamento ou se está distante, alheio, esperando os
resultados caírem do céu.
Ah, como
não poderia deixar de ser, o almejado cargo de "Diretor Executivo"
não precisa, necessariamente, ser na empresa em que trabalha, ainda que haja
dificuldades, supere o medo e busque este sonho em sua própria empresa, porque
não?
Estar
"preparado para vencer" está diretamente ligado em superar seus
próprios medos, seja na empresa onde trabalha, na empresa onde almeja trabalhar
ou em seu próprio negócio.
Por Sergio
Ferreira Pantaleão é Advogado, Administrador, responsável técnico pelo Guia
Trabalhista e autor de publicações na área trabalhista e
previdenciária.