O Guia mostra tendências que envolvem inclusão,
sustentabilidade e inovação tecnológica ligadas ao comportamento do consumidor
O
Sebrae/PR já disponibilizou o Guia de Tendência 2022-2023. Nesta edição, o
enfoque é "Tempos pandêmicos e a previsão pós pandemia".
O
documento é destinado aos empreendedores das micro e pequenas empresas, a
publicação apresenta as transformações de mercado no pós-pandemia.
"No
site, as pessoas terão acesso às principais tendências comportamentais e
mercadológicas, cases de empresas que se reinventaram na pandemia e conteúdos
atualizados em vídeos e textos", explica Maurício Reck, consultor do Sebrae/PR.
Guia
de Tendências
De
acordo com Sebrae, o Guia é um auxílio para que os empreendedores possam
planejar suas ações adaptadas às novas realidades.
O
documento é dividido em dois grandes blocos: um aborda o comportamento e
consumo, com temas como a vida conectada, celebracionismo, casa e vida em ordem
e "compensando o caos". O outro grande tema, focado em mercado e gestão,
apresenta novos posicionamentos, mundo digital, novos modelos de negócios,
economia da sustentabilidade e a inclusão para expandir mercado.
Dentro
de cada bloco foram elencadas as macro e microtendências para os próximos anos
de acordo com o comportamento do consumidor.
Segundo
Maurício, para construção do guia foram buscadas informações de relatórios de
tendências feitos por diversas empresas de tecnologia e estudos no mundo.
"Com
essa base, foi realizada uma curadoria de informações mais relevantes com foco
nos pequenos negócios", destaca Reck.
Macro
e microtendências
O
Guia de Tendências está dividido em nove macrotendências e mais de 40
microtendências. As macrotendências estão relacionadas às mentalidades
comportamentais originadas pelas necessidades da sociedade.
"Essas
mentalidades têm proporções tão grandes que passam a afetar, simultaneamente,
uma vasta gama de setores da indústria e por um prazo mais longo, de 15 a 30
anos", explica Reck.
O
conteúdo apresenta também um contexto da atualidade, das gerações (como os
boomers, milenials e a Geração Z) que convivem entre si, da globalização e
digitalização da informação e de saúde mental. Também há um glossário para
facilitar o entendimento de termos em inglês e relacionados às novas tendências
digitais e dos negócios.
Inovações
tecnológicas, ambientais, opiniões diferentes sobre raça, gênero, religião,
questões políticas que estão nos centros dos debates atuais foram assuntos
levados em conta para formatação do conteúdo disponível.
Um
assunto latente no guia é a inclusão, desde questões raciais, sociais, com foco
nas pessoas com deficiência (PcD), até Pet Families, que buscam programas em
que seus pets estejam inseridos, como hotéis e restaurantes.
Fonte: Contábeis,
com informações da Agência Sebrae.
Gostou
da matéria e quer continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos
conteúdos?
Assine,
gratuitamente, a nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a
seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e
assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!