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5 erros mais comuns ao declarar imposto de renda para pessoa física (IRPF)


Publicada em 21/02/2022 às 16:00h 


Somente em 2021, 2,4% das declarações foram retidas pela Receita Federal, o que representa 869.302. O principal motivo para a retenção dessas declarações, de acordo com informações da Receita, foi: omissão.   

No momento de declarar imposto de renda, é fundamental ter em mente quais são os principais erros cometidos por outros profissionais para evitar que eles se repitam no seu serviço. Alguns deles são:

1. Omitir rendimentos

Segundo a Receita Federal, em 2021, 41,4% das declarações retidas omitiram rendimentos que tiverem reajuste anual. A emissão ocorreu principalmente no momento de informar os salários, ações judiciais e rendimento de aluguel.

2. Esquecer de rendimentos e dívidas de dependentes

É muito comum que os clientes acreditem que os rendimentos ou dívidas de seus dependentes, como filhos, pais ou avós, não devem constar na declaração.

Desta forma, é essencial que o contador solicite essas informações dos dependentes quando o rendimento anual não ultrapasse R$28.559,70.

3. Inconsistências com despesas médicas

Os clientes podem ficar "tentados" a inflar os valores com despesas médicas já que elas não têm limite.

Por isso, o contador deve informá-los que os gastos só podem ser pessoais ou de dependentes e que devem ser comprováveis por meio de nota fiscal ou recibo com assinatura do profissional de saúde.

4. Erros de digitação

Este pode ser considerado um dos erros mais comuns para os contadores. Isso porque muitos deles atendem diversos clientes.

Nesse cenário, eles acabam sobrecarregados e precisam realizar o trabalho de forma rápida para entregar tudo no prazo. O resultado disso? A agilidade acaba gerando erros de digitação.

5. Utilizar a ficha errada

A desatenção no momento de realizar a classificação dos rendimentos também é um erro comum. É preciso estar atento aos três tipos de classificações: tributáveis, tributação exclusiva e não tributáveis.

Os tributáveis devem constar salário, aluguel etc. A aba de tributação exclusiva é específica para, por exemplo, juros sobre capital próprio. E, por fim, na aba de não tributáveis deve constar as informações sobre rendimento da poupança e herança.

Como evitar erros na declaração de imposto de renda?

O primeiro passo para não errar na declaração você acaba de colocar em prática ao ler os itens acima. Como mencionamos, informar adequadamente o cliente permite obter todas as informações necessárias para que não haja omissões.

O segundo passo é reunir todos os documentos, ficar atento aos prazos e contar com uma solução tecnológica que permite automação do processo.

Com a solução adequada, é possível reduzir significativamente erros. Imagine trabalhar com uma ferramenta que permita análise patrimonial, relatórios visuais e preditivos, além de resultados compatíveis com os cálculos da Receita Federal?




Fonte: Prosoft, com edição do texto pela M&M Assessoria Contábil.





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