Somente em 2021, 2,4% das declarações foram retidas pela Receita Federal,
o que representa 869.302. O
principal motivo para a retenção dessas declarações, de acordo com informações
da Receita, foi: omissão.
No momento de declarar imposto de renda, é
fundamental ter em mente quais são os principais erros cometidos por outros
profissionais para evitar que eles se repitam no seu serviço. Alguns deles são:
1. Omitir rendimentos
Segundo a Receita Federal, em 2021, 41,4% das declarações
retidas omitiram rendimentos que tiverem reajuste anual. A emissão ocorreu
principalmente no momento de informar os salários, ações judiciais e rendimento
de aluguel.
2. Esquecer de rendimentos e dívidas de dependentes
É muito comum que os clientes acreditem que os
rendimentos ou dívidas de seus dependentes, como filhos, pais ou avós, não
devem constar na declaração.
Desta forma, é essencial que o contador solicite essas
informações dos dependentes quando o rendimento anual não ultrapasse
R$28.559,70.
3. Inconsistências com despesas médicas
Os clientes podem ficar "tentados" a inflar os valores
com despesas médicas já que elas não têm limite.
Por isso, o contador deve informá-los que os gastos só podem ser pessoais ou de
dependentes e que devem ser comprováveis por meio de nota fiscal ou
recibo com assinatura do profissional de saúde.
4. Erros de digitação
Este pode ser considerado um dos erros mais comuns para
os contadores. Isso porque muitos deles atendem diversos clientes.
Nesse cenário, eles acabam sobrecarregados e precisam
realizar o trabalho de forma rápida para entregar tudo no prazo. O resultado
disso? A agilidade acaba gerando erros de digitação.
5. Utilizar a ficha errada
A desatenção no momento de realizar a classificação dos
rendimentos também é um erro comum. É preciso estar atento aos três tipos de
classificações: tributáveis, tributação exclusiva e não tributáveis.
Os tributáveis devem constar salário, aluguel etc. A aba
de tributação exclusiva é específica para, por exemplo, juros sobre capital
próprio. E, por fim, na aba de não tributáveis deve constar as informações
sobre rendimento da poupança e herança.
Como evitar erros na
declaração de imposto de renda?
O primeiro passo para não errar na declaração você acaba
de colocar em prática ao ler os itens acima. Como mencionamos, informar
adequadamente o cliente permite obter todas as informações necessárias para que
não haja omissões.
O segundo passo é reunir todos os documentos, ficar
atento aos prazos e contar com uma solução
tecnológica que permite automação do processo.
Com a solução adequada, é possível reduzir
significativamente erros. Imagine trabalhar com uma ferramenta que permita
análise patrimonial, relatórios visuais e preditivos, além de resultados
compatíveis com os cálculos da Receita Federal?
Fonte: Prosoft, com edição do texto pela M&M Assessoria
Contábil.
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