Especialista dá dicas para não ter problemas com furto de dados
pessoais, ao usar o e-mail, somos inundados de mensagens indesejadas
Os e-mails
tornaram-se na última década o principal meio de trabalho. A rotina em qualquer
empresa ou comércio passa obrigatoriamente por enviar, receber e responder
inúmeras mensagens eletrônicas.
E como usamos o
e-mail por tanto tempo, somos inundados de mensagens indesejadas de publicidade
e de fraude.
É o denominado
Spam, o tipo de email que após nos perturbar por muitos anos, vinha sendo
deixado de lado, já que os próprios provedores do correio eletrônico
implementaram filtros para barrar essas mensagens e as empresas concluíram que
mais do que promover a marca, este tipo de publicidade a desgasta.
Mas, com a
pandemia da Covid-19, empresas voltaram a valer-se da publicidade por mailing,
pois o trabalho remoto teve um expressivo crescimento e a utilização dos
e-mails ampliou-se.
Foi o
ressurgimento do Spam, sob duas formas preponderantes, a publicidade (que é
indesejada e busca ultrapassar os filtros de Spam) e as fraudes digitais.
O maior Spam no
Brasil é o telefônico, as chamadas indesejadas oferecendo produtos ou serviços
não solicitados.
De acordo com
levantamento do aplicativo True Caller, em 2021, o país liderou o ranking desse
tipo de ligação com média de 32,9 chamadas spam por usuário ao mês.
Já no caso do Spam
por mensagem eletrônica (e-mails, SMS ou aplicativos) segundo pesquisa da
empresa de software Avast, 55% dos entrevistados sofreram ataques de phishing
em 2021 (mensagens com links para clicar e que roubam dados do usuário) e, o
mais impressionante, é que segundo a empresa de segurança virtual Kaspersky,
cerca de 20% dos brasileiros que recebem essas mensagens clicam nos links
enviados.
Algumas dicas para
evitar Spam por e-mail são conhecidas. Ao receber uma mensagem indesejada, o
usuário geralmente a exclui e marca a empresa ou pessoa que a enviou como Spam.
Outras dicas para
evitar golpes que começam pelo "roubo" dos dados pessoais é configurar o e-mail
para não carregar imagens de remetentes desconhecidos e jamais clicar em links
indicados.
A pergunta que fica
é, por quê, que diante de tantos cuidados, ainda é difícil frear a expansão do
Spam e das fraudes?
"Se o usuário incrementou seus cuidados, os golpistas também
incrementaram as armadilhas. Você recebe uma mensagem indesejada e lê no fim da
mensagem que caso não queira mais receber esse tipo de conteúdo basta clicar
abaixo e por impulso, clica. Pronto, você acabou de clicar em um link phishing.
Ou então recebe mensagens de bancos com o logotipo original informando
problemas em sua conta ou tentativa de fraude em seu cartão e novamente com
pedido para clicar abaixo. Em resumo, o golpista busca sempre atrair sua
atenção para algo relevante, que o faça clicar", explica Francisco
Gomes Júnior, advogado especialista em direito digital.
Em relação às
publicidades indesejadas, não se deve clicar em links de ofertas tentadoras com
a venda de produtos com valores muito abaixo do normal, simplesmente exclua os
e-mails.
As tentativas de
fraude se intensificaram e se atualmente é muito difícil alguém cair em uma
cilada como "veja minhas fotos no anexo", pode ser que muitos sejam ludibriados
por uma mensagem dizendo "seu auxílio foi liberado, clique para saber como
receber".
"Nunca nos livraremos do Spam e do lixo digital. Mas, cabe a nós
zelar para que a mensagem não seja nada além do Spam e não se transforme em uma
ameaça para nossos dados. Então, temos que insistir na dica, na dúvida, não
clique, se for oferta tentadora ou prêmio que você ganhou sem sequer se
inscrever, não clique. O mesmo vale para e-mails, consulte antes o aplicativo
ou site do banco e fale com seu gerente", finaliza Gomes Júnior,
também presidente da ADDP (Associação de Defesa dos Dados Pessoais e
Consumidor).
Fonte: Cryptoid
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