Plataforma vai
muito além das dancinhas que viralizam na internet e pode gerar oportunidade de
vendas e novos clientes para empresa.
Vídeos rápidos, que viralizam mais rápido ainda, com
danças e dublagens engraçadas fazem sucesso no TikTok. E, como em todas
as redes sociais, o entretenimento também abre espaço para anúncios e negócios.
Pesquisa realizada pela Nielsen em 2021, a pedido do
próprio TikTok, revelou dados que mostram a relevância da
plataforma para pequenos empresários:
73%
dos usuários acham que a publicidade no TikTok é única e
diferente;
76%
estão abertos a anúncios sobre novos produtos;
67%
dizem que não se importam com os anúncios se eles forem divertidos;
72% participariam de
uma tendência/hashtag iniciada por uma marca.
"O TikTok tem o potencial viralizável muito grande.
Qualquer conteúdo consegue ter uma boa entrega e ser visualizado por muitas
pessoas", explica Maurecy Moura, especialista em vendas pelas redes sociais.
Desde abril, o TikTok permite a
integração com algumas plataformas de e-commerce, ao WhatsApp Business e disponibiliza formas de pagamento
por cartão de crédito, boleto e PIX.
"Oferecemos
inúmeras ferramentas criativas e de desempenho projetadas especialmente para
que as PMEs possam criar e publicar anúncios e campanhas, por meio do 'TikTok Ads Manager'. Essas ferramentas
fazem parte do 'TikTok For
Business', que
também é utilizado por grandes empresas", afirma Gabriela Comazzetto, head
de soluções globais para negócios do TikTok na América
Latina.
Para Maurecy, essas
facilidades fazem a plataforma ser muito propícia para vendas. Além disso,
os vídeos criam um desejo de consumo quase que imediato a partir da
demonstração de usabilidade ou apenas ostentação.
"O que ganha a atenção do público é um conteúdo explicativo, rápido e
objetivo. Que tenha
apelo estético, mas demonstra praticidade e utilidade no dia a dia", aponta o
especialista.
Conversão de
vendas
É exatamente o que faz Sabrina Nunes, dona do
e-commerce Francisca Joias. Ela diz que, com uma estratégia bem definida,
consegue converter mais de mil vendas por mês através do TikTok.
"É a rede que mais
entrega o seu conteúdo para os usuários, mesmo os que ainda não te seguem,
então é uma oportunidade única de atingir potenciais compradores que talvez não
te conheçam no Instagram ou nunca tenham visitado
o seu site", explica a empresária.
A loja virtual de Sabrina faturou R$ 12 milhões em
2021, e parte do sucesso é a boa relação com todas as redes sociais. Segundo
ela, é importante estar presente em todas as plataformas para atrair públicos
diferentes. Ela conta com uma funcionária que cuida exclusivamente da produção
de conteúdo para o TikTok, onde tem quase 74 mil
seguidores.
"TikTok não é só dancinha. Empreendedor que não usa tá
perdendo oportunidade", diz Sabrina.
Entre as ações da loja de Sabrina, estão lives de
vendas, vídeos de produtos (com e sem dancinha), parcerias com influenciadores
e bastidores das lojas, como no post abaixo, onde mostra como é feita a seleção
e embalagem de uma compra.
De influenciadores a
empresários: criadores de conteúdo abrem suas próprias empresas para depender
menos das redes sociais
Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da Câmara
Brasileira da Economia Digital, concorda que todas as redes sociais têm um
papel importante para quem vende online.
"O
empreendedor precisa entender se a sua persona, o consumidor alvo, consome o
conteúdo e em qual rede, se ela é relevante ou não para o perfil do seu
consumidor", explica Renata.
O especialista Maurecy dá algumas dicas para usar o TikTok e atrair mais clientes e vendas:
1- Pense no seu público-alvo
Conte uma história
para chamar a atenção do seu público e defina para quem você quer falar. Com
isso, o algoritmo do TikTok, que usa os interesses dos
usuários como guia por meio das curtidas e comentários, estará melhor calibrado
para direcionar seu conteúdo ao público mais propício a consumir seu produto ou
serviço.
2- Invista em
conteúdo criativo
Aposte em vídeos
mostrando como se usa um produto ou serviço. Por exemplo, mostre como funciona
um utensílio doméstico ou como aquela peça de roupa cai bem em determinado
formato de corpo. Os vídeos narrados têm ganhado uma forte preferência do
público.
3- Mostre
preços e valores
Não esconda o preço,
porque quanto mais transparente seu conteúdo for, mais chances de ser
direcionado ao público correto. Afinal, para todo produto há um comprador.
4- Mostre os
bastidores e novidades
De que forma você
monta uma caixa que será entregue pelo correio para o comprador? Como foi o
encontro com um cliente no dia anterior? Chegou um novo produto ou você está
desenvolvendo um novo serviço? Mostre tudo isso por meio de vídeos. Isso faz
com que os seguidores se sintam parte do seu negócio.
5- Aprenda a
editar vídeos
Se a plataforma é
rica em vídeos e você pode usar até 3 minutos para expor seus produtos de forma
criativa, você precisa fazer isso da melhor forma possível. Aprenda como
"cortar" os vídeos, incluir músicas e fazer transições com tutoriais
no YouTube e também aplicativos gratuitos. Isso fará com
que seu conteúdo se destaque pela credibilidade e qualidade.
6- Invista nas lives
Com a Live Shopping é
possível disponibilizar links de vendas durante transmissões ao vivo na
plataforma. Para ser bem utilizado, é importante que o empreendedor tenha um
e-commerce ou direcione para o fechamento da venda no WhatsApp.
O recurso de lives
no TikTok é limitado a usuários com mais de mil
seguidores e que tenham pelo menos 16 anos. O diferencial da ferramenta é que
não apenas os seus seguidores podem participar. Como ele aparece na opção "For You", outras
pessoas podem acessar.
Fonte:
G1 Globo