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Backup para certificado digital: é possível?


Publicada em 20/08/2022 às 16:00h 

Os backups de certificados A1 são simples de serem realizados. Isso porque esse tipo de arquivo é armazenado no próprio computador


O backup é uma cópia de segurança dos dados guardados em um dispositivo ou armazenados em um sistema.


O backup para certificado digital te ajuda a manter o documento seguro. 


Ele só é possível para o certificado do tipo A1, armazenado em máquina. Se o computador for danificado ou perdido, você terá que adquirir um novo certificado. Por isso, é muito importante ter uma cópia.


Neste conteúdo, você vai entender mais como fazer um backup, seus objetivos para certificado digital e quais as outras formas de manter certificados A3 em segurança. Vamos lá?


Onde fica o backup do certificado digital?


Como o certificado A1 pode ser replicado e salvo em mais de um equipamento, sempre utilize senhas complexas (com letras, números e, se possível, caracteres especiais) para protegê-lo.


E lembre-se sempre: sem esta senha, você não conseguirá instalar o certificado digital.


É possível fazer um backup de arquivo e exportá-lo através dos comandos SQL de chave privada, no formato PKCS nº 12 ou PFX.


Essas são formas não binárias para armazenar arquivos e suas chaves. 


Como fazer backup de certificado digital A1?


Os backups de certificados A1 são simples de serem realizados. Isso porque esse tipo de arquivo é armazenado no próprio computador.


É aconselhado que o dono dos dados realize uma cópia do documento para caso de formatação ou furto da máquina. Confira três formas de realizar o backup de certificado A1.


Salvar o certificado em dispositivo ou nuvem


Esta é uma maneira rápida e fácil de fazer o backup do seu certificado digital, na hora de baixá-lo no seu computador.


Ao fazer download do arquivo original emitido (extensão .pfx), salve-o em um dispositivo ou em nuvem, como por exemplo, pen drive, conta de e-mail ou drive.


Exportar o certificado pelo navegador


Abra o Google Chrome ou Mozilla e faça o backup do certificado pelo próprio navegador. 


Vá ao canto extremo direito nos três pontos.


Em seguida, acesse "Configurações". No campo de pesquisa, digite "certificado" e depois selecione "Segurança". 


Role a página até o final e então clique em "Gerenciar certificados". 


Logo após, selecione na lista que aparecer o certificado que deseja realizar o backup. 


Clique em "Exportar" e depois em "Avançar". Tenha certeza de que a caixa "Sim, exportar a chave privada" esteja selecionada.


Vá ao botão "Avançar" e na tela seguinte, marque o item  "Troca de informações pessoais - PKCS nº 12 (.PFX,.P12)". 


Selecione as opções: "Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível" e "Exportar todas as propriedades estendidas".


Em seguida, selecione "Avançar", marque a caixa "Senha" e defina qual será ela para acessar o arquivo de backup. 


Lembre-se que é muito importante ser uma senha que você se lembre depois, pois ela será utilizada na instalação do certificado digital após o backup.


Na tela seguinte, clique em "Procurar" e escolha um local para que o backup fique são e salvo. Aqui, você deve escolher um local fora do computador (HD externo, pen drive, nuvem, drive ou conta de e-mail) para que você possa acessá-lo quando quiser.


Depois, digite o nome do arquivo e, em seguida, clique em "Salvar". 


Após preenchido o "nome do arquivo", finalize em "Avançar" e depois em "Concluir".


Exportar pelo repositório do computador


Vá até o Painel de Controle.


Clique em "Opções da internet", depois em "Conteúdo", e em "Certificados".


Selecione o seu certificado digital e clique em "Exportar".


Agora, clique em "Avançar". Tenha certeza de que a caixa "Sim, exportar a chave privada" esteja selecionada.


Vá ao botão "Avançar" e na tela seguinte, marque o item  "Troca de informações pessoais - PKCS nº 12 (.PFX,.P12)". 


Selecione as opções: "Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível" e "Exportar todas as propriedades estendidas".


Em seguida, selecione "Avançar", marque a caixa "Senha" e defina qual será ela para acessar o arquivo de backup. 


Lembre-se que é muito importante ser uma senha que você se lembre depois, pois ela será utilizada na instalação do certificado digital após o backup.


Na tela seguinte, clique em "Procurar" e escolha um local para que o backup fique são e salvo. Aqui, você deve escolher um local fora do computador (HD externo, pen drive, nuvem, drive ou conta de e-mail) para que você possa acessá-lo quando quiser.


Depois, digite o nome do arquivo e, em seguida, clique em "Salvar". 


Após preenchido o "nome do arquivo", finalize em "Avançar" e depois em "Concluir". 


Utilizando uma das opções acima, seu certificado digital estará em segurança.


Por que é importante fazer backup? 


O backup existe para diminuir a chance de perda de dados, como os arquivos apagados devido a falha humana. Em uma grande corporação não é recomendado passar longos períodos sem backup.


Isso porque, sem eles, muitos dados se tornam irrecuperáveis, e sem esse modelo de segurança podem ser perdidos com facilidade.


É importante incluí-los na rotina de operações dos sistemas para que os backups fiquem ainda mais automatizados para reduzir seu impacto sobre os colaboradores.


Como manter seu certificado digital seguro?


Para proteger o certificado digital, independente do tipo, crie uma senha segura e forte.


Ou seja, evite senhas fáceis e comuns, como "1,2,3". Também lembre-se de deixar a senha do seu certificado armazenada de forma automática no navegador.


Além disso, lembre-se de renovar o seu certificado digital. Afinal, ele não dura para sempre.  Normalmente, os certificados digitais A1 têm validade de 1 ano.


Já o modelo A3 é vendido com uma duração de até 3 anos. Mas ambos podem ser facilmente renovados por mais tempo.


Cuidado com as mídias criptográficas 


Para os certificados digitais armazenados em mídias criptográficas, é fundamental cuidado extra com elas, pois não é possível ter um backup desses documentos.


Afinal, se o smartcard ou token for perdido, você terá que fazer todo procedimento para emissão do certificado, o que gera gastos com as taxas e investimento de tempo. 


Também existe o perigo de alguém usar o certificado indevidamente. 


Nota:
Na sede da M&M é possível emitir certificado digital. Saiba mais contatando-nos pelo e-mail: certificado@mmcontabilidade.com.br







Fonte: Cryptoid





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