Os
backups de certificados A1 são simples de serem realizados. Isso porque esse tipo
de arquivo é armazenado no próprio computador
O backup é uma cópia de segurança dos dados guardados em um dispositivo
ou armazenados em um sistema.
O backup para certificado digital te ajuda a manter o documento
seguro.
Ele só é possível para o certificado do tipo A1, armazenado em máquina.
Se o computador for danificado ou perdido, você terá que adquirir um novo
certificado. Por isso, é muito importante ter uma cópia.
Neste conteúdo, você vai entender mais como fazer um backup, seus
objetivos para certificado digital e quais as outras formas de manter
certificados A3 em segurança. Vamos lá?
Onde fica o backup do certificado digital?
Como o certificado A1 pode ser replicado e salvo em mais de um
equipamento, sempre utilize senhas complexas (com letras, números e, se
possível, caracteres especiais) para protegê-lo.
E lembre-se sempre: sem esta senha, você não conseguirá instalar o
certificado digital.
É possível fazer um backup de arquivo e exportá-lo através dos comandos
SQL de chave privada, no formato PKCS nº 12 ou PFX.
Essas são formas não binárias para armazenar arquivos e suas
chaves.
Como
fazer backup de certificado digital A1?
Os backups de certificados A1 são simples de serem realizados. Isso
porque esse tipo de arquivo é armazenado no próprio computador.
É aconselhado que o dono dos dados realize uma cópia do documento para
caso de formatação ou furto da máquina. Confira três formas de realizar o
backup de certificado A1.
Salvar o certificado em dispositivo ou nuvem
Esta é uma maneira rápida e fácil de fazer o backup do seu certificado
digital, na hora de baixá-lo no seu computador.
Ao fazer download do arquivo original emitido (extensão .pfx), salve-o
em um dispositivo ou em nuvem, como por exemplo, pen drive, conta de e-mail ou
drive.
Exportar o certificado pelo navegador
Abra o Google Chrome ou Mozilla e faça o backup do certificado pelo
próprio navegador.
Vá ao canto extremo direito nos três pontos.
Em seguida, acesse "Configurações". No campo de
pesquisa, digite "certificado" e depois selecione "Segurança".
Role a página até o final e então clique em
"Gerenciar certificados".
Logo após, selecione na lista que aparecer o
certificado que deseja realizar o backup.
Clique em "Exportar" e depois em "Avançar". Tenha
certeza de que a caixa "Sim, exportar a chave privada" esteja selecionada.
Vá ao botão "Avançar" e na tela seguinte,
marque o item "Troca de informações pessoais - PKCS nº 12
(.PFX,.P12)".
Selecione as opções: "Incluir todos os certificados
no caminho de certificação, se possível" e "Exportar todas as propriedades
estendidas".
Em seguida, selecione "Avançar", marque a caixa
"Senha" e defina qual será ela para acessar o arquivo de backup.
Lembre-se que é muito importante ser uma senha que
você se lembre depois, pois ela será utilizada na instalação do certificado
digital após o backup.
Na tela seguinte, clique em "Procurar" e escolha um
local para que o backup fique são e salvo. Aqui, você deve escolher um local
fora do computador (HD externo, pen drive, nuvem, drive ou conta de e-mail)
para que você possa acessá-lo quando quiser.
Depois, digite o nome do arquivo e, em seguida,
clique em "Salvar".
Após preenchido o "nome do arquivo", finalize em
"Avançar" e depois em "Concluir".
Exportar pelo repositório do computador
Vá até o Painel de Controle.
Clique em "Opções da internet", depois em
"Conteúdo", e em "Certificados".
Selecione o seu certificado digital e clique em
"Exportar".
Agora, clique em "Avançar". Tenha certeza de que a
caixa "Sim, exportar a chave privada" esteja selecionada.
Vá ao botão "Avançar" e na tela seguinte,
marque o item "Troca de informações pessoais - PKCS nº 12
(.PFX,.P12)".
Selecione as opções: "Incluir todos os certificados
no caminho de certificação, se possível" e "Exportar todas as propriedades
estendidas".
Em seguida, selecione "Avançar", marque a caixa
"Senha" e defina qual será ela para acessar o arquivo de backup.
Lembre-se que é muito importante ser uma senha que
você se lembre depois, pois ela será utilizada na instalação do certificado
digital após o backup.
Na tela seguinte, clique em "Procurar" e escolha um
local para que o backup fique são e salvo. Aqui, você deve escolher um local
fora do computador (HD externo, pen drive, nuvem, drive ou conta de e-mail)
para que você possa acessá-lo quando quiser.
Depois, digite o nome do arquivo e, em seguida,
clique em "Salvar".
Após preenchido o "nome do arquivo", finalize em
"Avançar" e depois em "Concluir".
Utilizando uma das opções acima, seu certificado digital estará em
segurança.
Por que é importante fazer
backup?
O backup existe para diminuir a chance de perda de dados, como os
arquivos apagados devido a falha humana. Em uma grande corporação não é
recomendado passar longos períodos sem backup.
Isso porque, sem eles, muitos dados se tornam irrecuperáveis, e sem esse
modelo de segurança podem ser perdidos com facilidade.
É importante incluí-los na rotina de operações dos sistemas para que os
backups fiquem ainda mais automatizados para reduzir seu impacto sobre os
colaboradores.
Como manter seu certificado digital seguro?
Para proteger o certificado digital, independente do tipo, crie uma
senha segura e forte.
Ou seja, evite senhas fáceis e comuns, como "1,2,3". Também lembre-se de
deixar a senha do seu certificado armazenada de forma automática no navegador.
Além disso, lembre-se de renovar o seu certificado digital. Afinal, ele
não dura para sempre. Normalmente, os certificados digitais A1 têm
validade de 1 ano.
Já o modelo A3 é vendido com uma duração de até 3 anos. Mas ambos podem
ser facilmente renovados por mais tempo.
Para os certificados digitais armazenados em mídias criptográficas, é
fundamental cuidado extra com elas, pois não é possível ter um backup desses
documentos.
Afinal, se o smartcard ou token for perdido, você terá que fazer todo
procedimento para emissão do certificado, o que gera gastos com as taxas e
investimento de tempo.
Também existe o perigo de alguém usar o certificado indevidamente.
Nota: Na sede da M&M é possível emitir certificado digital. Saiba mais
contatando-nos pelo e-mail: certificado@mmcontabilidade.com.br
Fonte:
Cryptoid