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Três dicas para criar um perfil do seu negócio nas redes sociais


Publicada em 28/08/2022 às 10:00h 

Segundo pesquisa da Statista, há um aumento da população brasileira que tem acessado mídias sociais. Em 2018, 63,93% dos brasileiros estavam conectados, valor que subiu para 76,8% em 2022, com  projeção de chegar a 85,17% em 2027.


As empresas têm se beneficiado com o crescente uso das redes sociais. Essas plataformas alteraram o relacionamento entre negócios e clientes, seja na viabilização de uma comunicação mais direta, na apresentação dos produtos e na dinâmica de compra e venda. Além disso, inaugurou-se uma nova fase do marketing e propaganda, que se distancia do realizado nas mídias tradicionais.


Pensando em ajudar você, separamos 3 dicas para ajudar você a criar um perfil estratégico nas redes sociais!


Vamos a elas?



IDENTIFICAR ONDE ESTÁ A AUDIÊNCIA

 


Para ter uma presença efetiva para os negócios nas redes sociais, identificar onde está o público da empresa é o primeiro passo da criação de uma página. Esta identificação pode ocorrer de maneira informal, a partir de conversas com clientes e possíveis clientes ou feito de maneira especializada por consultorias de marketing.

 


Por exemplo
, talvez não seja uma boa ideia criar um perfil para uma empresa de produtos voltados à terceira idade no TikTok, pois o público dessa rede é formado majoritariamente por jovens. Campanhas anteriores também podem ser um importante guia para entender como o público reage às publicações.




PLANEJAMENTO DE DIVULGAÇÃO DA MARCA

 


Entender qual é o objetivo da marca em cada rede é um elemento crucial para a elaboração de um planejamento. Alguns objetivos a serem considerados são: divulgação da marca, efetivar vendas, ser um canal de comunicação.

 


É interessante focar em um objetivo de cada vez, de modo a suprir possíveis lacunas. Um bom planejamento também deve considerar a capacidade da equipe, avaliando quais redes são mais adequadas, qual o tom de voz será usado na comunicação e qual a identidade visual adotada.



Outros elementos que devem ser considerados são o planejamento de tempo, constância e presença online, ou seja, mais importante do que ter uma página da empresa é garantir que haja conteúdo 
publicado de forma recorrente, pois esse é um importante fator na entrega dos conteúdos.




PENSAR EM CONTEÚDO PARA CADA REDE

 


Cada rede possui formato, público e tempo de publicações diferente, o que requer postagens e conteúdos próprios. O conteúdo também deve estar em sintonia com os objetivos da empresa no momento, de forma que não haja informações conflitantes na página. De acordo com pesquisas, conteúdos visuais são recebidos de forma mais favorável pelo público, com destaque para infográficos.



Uma estética agradável e conteúdos bem escritos são um diferencial e repassam a ideia de uma marca preocupada com seus clientes. Ao contrário das mídias tradicionais, cujo conteúdo era apenas transmitido para os telespectadores, nas redes sociais toda e qualquer postagem tem potencial de interação.

 


É importante se atentar ao vocabulário para não utilizar palavras e termos que possam gerar interpretações diferentes do objetivo central. Além disso, é importante buscar manter a interação com a audiência após cada novo conteúdo publicado.

 


Gostou dessas dicas?

 







Fonte: Sebrae





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