Segundo pesquisa da Statista, há um aumento da população brasileira que tem acessado
mídias sociais. Em 2018, 63,93% dos brasileiros estavam conectados, valor que subiu para 76,8% em 2022, com
projeção de chegar a
85,17% em 2027.
As empresas têm se beneficiado com o crescente uso
das redes sociais. Essas plataformas alteraram
o relacionamento entre negócios e clientes, seja na viabilização de uma
comunicação mais direta, na apresentação dos produtos e na dinâmica de compra e
venda. Além disso, inaugurou-se uma
nova fase do marketing e propaganda, que se distancia do realizado nas mídias
tradicionais.
Pensando em ajudar você,
separamos 3 dicas para ajudar você a criar um perfil estratégico nas redes
sociais!
Vamos a elas?
IDENTIFICAR
ONDE ESTÁ A AUDIÊNCIA
Para ter uma presença efetiva para os negócios nas
redes sociais, identificar onde está o
público da empresa é o primeiro passo da criação de uma página. Esta
identificação pode ocorrer de maneira informal, a partir de conversas com
clientes e possíveis clientes ou feito de maneira especializada por
consultorias de marketing.
Por exemplo, talvez não seja uma boa ideia criar um perfil
para uma empresa de produtos voltados à terceira idade no TikTok, pois o
público dessa rede é formado majoritariamente por jovens. Campanhas anteriores também podem ser um
importante guia para entender como o público reage às publicações.
PLANEJAMENTO
DE DIVULGAÇÃO DA MARCA
Entender qual
é o objetivo da marca em cada rede é um elemento crucial para a elaboração
de um planejamento. Alguns objetivos a serem considerados são:
divulgação da marca, efetivar vendas, ser um canal de comunicação.
É interessante focar em um objetivo de cada vez, de modo a suprir possíveis
lacunas. Um bom planejamento também
deve considerar a capacidade da equipe, avaliando quais redes são mais
adequadas, qual o tom de voz será usado na comunicação e qual a identidade
visual adotada.
Outros elementos que devem ser
considerados são o planejamento de tempo, constância e presença online,
ou seja, mais importante do que ter
uma página da empresa é garantir que haja conteúdo publicado de forma
recorrente, pois esse é um importante
fator na entrega dos conteúdos.
PENSAR
EM CONTEÚDO PARA CADA REDE
Cada rede possui
formato, público e tempo de publicações diferente, o que requer
postagens e conteúdos próprios. O conteúdo também deve estar em sintonia com os
objetivos da empresa no momento, de forma que não haja informações conflitantes
na página. De acordo com pesquisas, conteúdos
visuais são recebidos de forma mais favorável pelo público, com destaque para
infográficos.
Uma estética agradável e conteúdos bem
escritos são um diferencial e repassam a ideia de uma marca preocupada com seus clientes. Ao
contrário das mídias tradicionais, cujo conteúdo era apenas transmitido para os
telespectadores, nas redes sociais toda e qualquer postagem tem potencial de interação.
É importante se atentar ao vocabulário para não utilizar palavras e termos que possam
gerar interpretações diferentes do objetivo central. Além disso, é
importante buscar manter a interação
com a audiência após cada novo conteúdo publicado.
Gostou dessas dicas?
Fonte: Sebrae
Gostou da matéria e quer
continuar aumentando os seus conhecimentos com os nossos conteúdos?
Assine, gratuitamente, a
nossa Newsletter Semanal M&M Flash, clicando no link a seguir:
https://www.mmcontabilidade.com.br/FormBoletim.aspx, e
assim você acompanha as nossas atualizações em primeira mão!